Debate – 9º Ano – 2ª quinzena – 3º corte – AULA e IMPRESSÃO - 21/09/2020

Olá, tudo bem com você? - Oi, Tudo Bem? imagem #17971 em 2020 | Imagens de  oi, Frase para whatsapp, Mensagem de oi

Objeto de conhecimento: Debate.

Contexto de produção, circulação e recepção de textos e práticas relacionadas à defesa de direitos e à participação social; Análise de textos legais/ normativos, propositivos e reivindicatórios; Forma composicional e marcas linguistas.

Gênero: Debate

    O debate é um texto argumentativo oral, caracterizado pelo discurso persuasivo, cujo propósito é convencer os interlocutores sobre a validade da opinião defendida. Por conta disso, os debatedores precisam planejar seus discursos, acionando uma série de argumentos de acordo com o movimento argumentativo que deseja tomar. O desenvolvimento de um debate proporciona aos participantes colocarem suas opiniões em cheque ao confrontá-las com a opinião dos outros interlocutores, daí a necessidade não somente de argumentar, mas também de contra argumentar antecipando os argumentos do outro.

      Dessa forma, os debatedores, conduzidos pelo moderador (quem conduz o debate), precisam dominar os mecanismos das trocas discursivas (turnos de fala), além de se apropriar das informações sobre o assunto para selecionar o tipo de argumento mais apropriado ao percurso argumentativo trilhado.

Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/4601/debate-regrado-aspectos-do-genero Acesso em 27 de ago. de 2020.

 

       Para a realização de um bom debate, o tema/assunto precisa ser polêmico.

     A todo o momento, estamos expressando nossas opiniões, sentimentos e desejos, seja em casa, na escola, numa reunião de amigos, no futebol, por meio da escrita, enfim, são muitas as situações de comunicação que nos permitem realizar tudo isso.

Em meio a estas situações, temos oportunidade de conhecer ideias que são semelhantes às nossas e também aquelas que são opostas. Mas, já pensou se todos tivessem a mesma opinião sobre um determinado assunto? Certamente não haveria graça nenhuma, pois é por meio da troca de experiências é que podemos ampliar nossos conhecimentos e também crescermos como pessoa, dotada de opiniões próprias.
      Todas essas afirmações nos servem de exemplo para que possamos compreender as características de mais um gênero textual, só que desta vez de extrema importância: o fato de pertencer à oralidade, ou seja, ele somente se manifesta por meio da fala.

      Um aspecto muito importante que devemos ter em mente é o fato de que antes de expressarmos nossas opiniões sobre qualquer que seja o assunto, precisamos ter conhecimento de todos os aspectos que nele estão envolvidos. Por exemplo, como iremos debater sobre um fato recente que está ocorrendo? No mínimo ficaríamos envergonhados se não tivéssemos nada a dizer, concorda? Então, para que isso não aconteça é preciso estar sempre atentos a tudo, lendo jornais assistindo aos programas televisivos e conversando com pessoas que têm sempre algo a nos ensinar. Podemos assistir a um debate pela televisão, Internet e ao vivo escola ou em qualquer local público.

      Quanto à linguagem utilizada nesse gênero, ela costuma variar, ou seja, poderá ser formal, dependendo da situação, ou informal, como é o caso de um debate em uma reunião de amigos. O fato é que debater não significa brigar, discordar da ideia dos outros, ao contrário, é um momento no qual expressamos nossas ideias e respeitamos as ideias alheias. Com isso, crescemos com as outras pessoas e ajudamos a crescê-las também. A característica principal do debate é a oralidade.

Disponível em https://escolakids.uol.com.br/portugues/interagindose-com-um-genero-oral-o-debate.htm Acesso em 27 de ago. de 2020.]

 

Atividades

1. Conceitue o gênero textual debate.

 

2. Marque (V) ou (F) para as alternativas verdadeiras ou falsas, sobre os estudos sobre debate:

a) (   ) O propósito do debate é convencer os interlocutores sobre a validade da opinião defendida.

b) (   ) Os debatedores precisam planejar seus discursos, acionando uma série de argumentos de acordo com o movimento argumentativo que deseja tomar.

c) (   )  O desenvolvimento de um debate proporciona aos participantes colocarem suas opiniões em cheque ao confrontá-las com a opinião dos outros interlocutores.

d) (   ) Em um debate, não há  necessidade de argumentar, nem de contra argumentar sobre os argumentos do outro.

 

3. Comente sobre o papel do debatedor e do moderador durante um debate.

 

4.Para a realização de um bom debate, que característica o tema/assunto do debate precisa ter?

a) (  ) Ser neutro.          b) (  ) Ser de difícil entendimento.

c) (  ) Ser polêmico.     d) (  ) Ser escolar.

 

5. Quanto à finalidade do gênero debate é correto afirmar:

a) (     ) Tem como propósito convencer os interlocutores sobre a validade da opinião defendida.

b) (     ) Tem como propósito informar os interlocutores sobre um fato ocorrido descrevendo-o com clareza.

c) (     ) É um texto argumentativo oral cujo propósito é persuadir, para isto não é necessário conhecer o assunto.

d) (  )  É caracterizado pelo discurso persuasivo, cuja finalidade é rejeitar todas as ideias que não são semelhantes às nossas.

 

6. Observe o debate apresentado nesta tirinha e responda às questões A e B a seguir:

Disponível em :http://www.paranoiaguda.com.br/p/tirinhas/biscoito-vs-bolacha/ Acesso em 28 de ago. de 2020.

a) Qual o tema da discussão na tirinha?

b) Para chegar a uma conclusão, o que as personagens precisarão fazer?

 

7. “O debate só acontece através da fala.” Explique esta afirmação.

 

8. Considere as afirmações sobre o gênero debate:

I- Antes de expressarmos nossas opiniões sobre qualquer que seja o assunto, precisamos ter conhecimento de todos os aspectos que nele estão envolvidos.

II- É preciso estar sempre atentos a tudo, lendo jornais assistindo aos programas televisivos e conversando com pessoas que têm sempre algo a nos ensinar.

III- Nunca poderemos assistir a um debate pela televisão, Internet e ao vivo.

IV- A linguagem utilizada nesse gênero, ela costuma variar, ou seja, poderá ser formal, dependendo da situação, ou informal, como é o caso de um debate ente uma reunião de amigos.

V- O fato é que debater significa brigar, discordar da ideia dos outros, é um momento no qual expressamos nossas opiniões sem respeitar as ideias alheias.

Marque a alternativa correta:

a) (   ) I, III e IV

b) (   ) I,III,e V

c) (   ) I,II, e IV

d) (   ) II,III,V

 

9. Considere o trecho: “No mínimo ficaríamos envergonhados se não tivéssemos nada a dizer…” Assinale a alternativa correta quanto à ideia expressa na oração em destaque.

a) (   ) Condição.

b) (   ) Concessão.

c) (   ) Consequência.

d) (   ) Comparação.

 

10. Em “A todo o momento, estamos expressando nossas opiniões, sentimentos e desejos, seja em casa, na escola, numa reunião de amigos, no futebol, por meio da escrita, enfim, são muitas as situações de comunicação que nos permitem realizar tudo isso.” A ideia expressa no trecho destacado é de

a) (   ) adição.

b) (   ) finalidade.

c) (   ) tempo.

d) (   ) localização.

 

 

Você também pode imprimir essa aula!!

9o-LP-2a-quinzena-3o-corteBaixar
Obrigado! - PicMix
Jeane Cakes - Fique em casa ❤ | Facebook