ATIVIDADE 13 – Desigualdades sociais - 17/08/2021

Tipos de Globalização – significado e resumo

Significado de Globalização

Globalizar é tornar global o que antes era regional, é expandir pelo mundo um produto, uma ideia, um serviço, etc. Pode-se dizer que a língua inglesa foi globalizada? Sim. E a Coca Cola, também foi globalizada? Sim.

Outro exemplo interessante: Modelos de programas, de Reality Shows. Existem programas The Voice e Master Chef em vários países, dentre shows de talento, programas de entrevista e outros.

Logo, vemos que não somente comidas e bebidas são globalizadas, mas formas de se fazer propaganda, formas de gerar entretenimento, etc. Até religiões se expandem. Enfim, esse é o significado de globalizar. Mas vamos detalhar mais ainda.

Disponível em: https://tinyurl.com/atlas-mcdonalds Acesso em: 10 de ago de 2021

O que é Globalização? (Resumo)

A Globalização é um processo de intensificação das relações entre os países existentes de todo o mundo. Isso acontece no setor econômico, social, cultural ou político. Porém, o principal destaque dado pela globalização está na integração de mercado existente entre os países.

No processo de globalização as mercadorias e as pessoas são aproximadas. A maneira como os mercados de diferentes países e regiões interagem entre si torna-se mais forte e próxima. Hoje em dia é fácil encontrar um brasileiro tanto nos EUA quanto no Japão, por exemplo.

Redes e infraestruturas responsáveis pela globalização

Aspectos como costumes, tradições, comidas e produtos típicos de determinado local agora estão presentes em outros lugares completamente distintos. Por exemplo, você já deve ter provado comida japonesa, mas será que seus avós na juventude deles provaram?

O futebol também é um ótimo exemplo. Pense na conexão gerada pela Copa do Mundo, nas pessoas de vários países com times competindo.

Isso ocorre graças à troca de informações que a globalização proporciona.

A ruptura das fronteiras buscou expandir negócios para mercados ainda emergentes, normalmente mais distantes. As transações financeiras também ultrapassaram territórios, ultrapassaram oceanos. Esse é o resultado da expansão capitalista.

Disponível em: https://effortech.com.br/a-comunicacao-via-satelite-pode-salvar-o-seu-negocio/Acesso em: 08 de jul de 2021

Origem da Globalização

A globalização se originou no século XV, era das Grandes Navegações, quando as grandes potências europeias começaram a explorar os oceanos, descobrindo novas terras. Entretanto, somente na Revolução Industrial foi que a globalização começou a tomar forma se desenvolver.

A consolidação de tecnologias como a eletricidade e o navio a vapor também colaboraram para que a globalização se desenvolvesse. Com os grandes avanços tecnológicos no século XX, em conjunto com sistema capitalista, nasceu uma alta necessidade de expandir o fluxo comercial entre as nações.

As inovações nas áreas das telecomunicações e da informática, especialmente com a internet, foram fundamentais para a construção de um mundo globalizado.

Disponível em: http://teoriabazinga.blogspot.com/2016/06/as-quatro-fases-da-globalizacao-e-do.html Acesso em: 08 de jul de 2021

O processo de globalização pode ser estruturado em quatro fases principais:

• 1ª Fase: Grandes Navegações e Descobertas Marítimas (século XV) – Revolução Industrial (século XVIII);
2ª Fase: Revolução Industrial – 2ª Guerra Mundial: expansão do capitalismo;
3ª Fase: 2ª Guerra Mundial – queda do Muro de Berlim, fim da União Soviética e do regime socialista (Guerra Fria – 1989);
4ª Fase: Nova Ordem Mundial: tentativa de criação de um governo mundial que submete todos os países.

Tipos de Globalização

Neste resumo sobre o que é globalização vamos detalhar os três principais tipos de globalização. Fique atento, pois nas questões as diferenças e semelhanças entre eles podem ser abordadas e você deve conseguir diferenciar cada uma.

1  – Globalização Econômica

Globalização econômica tem seu foco nas relações comerciais. Ou seja, num processo econômico e social que determina a integração entre países e pessoas do mundo todo.

Por meio desse processo, empresas, países e instituições fazem trocas financeiras e comerciais sem restrições ideológicas.

Um dos marcos da globalização foi o surgimento dos blocos econômicos, que são países que se juntam para desenvolver relações comerciais, como por exemplo, o Mercosul e a União Europeia.

O impacto da globalização no mercado de trabalho, no comércio internacional, na liberdade de movimentação e na qualidade de vida da população varia a intensidade de acordo com o nível de desenvolvimento das nações.

Disponível em: https://tinyurl.com/33sxsj3h
Acesso em: 08 de jul de 2021

A globalização econômica se intensificou mais durante o período do século XX, com a Terceira Revolução Industrial (conhecida também como “Revolução Técnico-Científica”).
IMPORTANTE: O problema surge quando os blocos econômicos interferem na cultura dos países membros para venderem mais. Os líderes dos blocos econômicos podem também extrapolarem suas funções e afetarem a soberania de cada país membro.
Atitudes assim levaram a Inglaterra a querer abandonar a União Europeia, já que os interesses do povo são mais importantes que os dos membros da União.

2 – Globalização Cultural

Este tipo de globalização também proporcionou a troca de costumes, culturas e tradições, por conta da aproximação das diversas nações do planeta. Essas trocas passam pelo processo de aculturação, isto é, quando vários elementos culturais são misturados.

Disponível em: https://professoramarizetecajaiba.blogspot.com/2013/08/exemplo-de-avaliacao-de-geografia.html Acesso em: 08 de jul de 2021

Valores e símbolos culturais que pertenciam originalmente a uma região ou nação, passam agora a estar presentes em vários lugares do mundo. Em decorrência disso, necessidade de haver um maior debate sobre a tolerância entre as diferenças culturais aumenta.

Alguns aspectos que influenciam a globalização cultural são:

  • Novas tecnologias de informação;
  • Troca constante de bens de consumo entre os países (produtos, filmes, séries, músicas, etc).

Um dos exemplos de globalização cultural é o Halloween, uma festa típica na América do Norte que passou a ser comemorada em diversos lugares, como no Brasil.

Outra coisa simples pode ser notada: na praça de alimentação de um shopping você encontra comidas típicas de vários lugares do mundo. Isso também se dá por causa da globalização.

3 – Globalização da Informação

Esse tipo de globalização surgiu, principalmente, por conta do desenvolvimento das tecnologias de informação. E o destaque absoluto foi o advento da internet. As pessoas com acesso à internet podem receber e enviar informações para todos os cantos do mundo instantaneamente.

Juntando a globalização cultural e a necessidade de transmitir informações que podem ser recebidas e interpretadas em todo o planeta, decidiu-se estabelecer um idioma globalizado. Isto é, um idioma que possa servir como conexão entre todos os outros.

Atualmente, o inglês é considerado o mais adotado entre todos os países como alternativa para garantir a comunicação, principalmente através da internet.

Disponível em: https://suportegeografico77.blogspot.com/2017/12/classificacao-dos-blocos-economicos.html Acesso em: 08 de jul de 2021

Vantagens e desvantagens da Globalização

O processo globalizador tem dois lados. Tem seus benefícios e seus prejuízos e polêmicas. Vamos abordar as principais consequências da globalização.

É como se o mundo tivesse encolhido. Há lugares em São Paulo que parecem Nova Iorque e há lugares em Nova Iorque que parecem Tokyo. Isso sem falar na velocidade com que se pode viajar. Realmente houve um encolhimento do mundo com a globalização.

É nítido uma grande quantidade de empresas multinacionais emergindo e se alastrando pelo globo. (Já comeu um Big Mac?) O site que acessamos tem sua base em outro país, as peças dos carros podem vir de lugares diferentes e empregos são gerados com isso.

Contudo, tem-se que ficar atento para que não haja exploração em países subdesenvolvidos.

Tipos de Globalização no Brasil

O Brasil também é um país capitalista e com ele não seria diferente, já que mantém relações econômicas internacionais, comprando e vendendo para países tanto da América quando do outro lado do Atlântico.

O Brasil é membro do bloco econômico MERCOSUL e em parceria, principalmente com os países vizinhos, garante participação em várias atividades comerciais, turísticas, etc.

Desde 1990, com o Plano Collor, várias medidas diferentes aceleraram a consolidação brasileira no mercado internacional. O Brasil é um grande exportador.

Em nosso território a indústria cresceu, privatizações aceleraram lucros e o país foi fortalecido.

Disponível em: https://tinyurl.com/4xf9kzf3
Acesso em: 08 de jul de 2021

O meio ambiente e a globalização

Obviamente o meio ambiente é impactado, mas como? A exploração da matéria prima pode causar danos. Ao mesmo tempo, a divulgação e ampliação de tecnologias de preservação e diminuição de danos também é resultado da globalização.

Israel, por exemplo, conseguiu deixar o deserto fértil e dessalinizar a água. Isso pode ser passado para outras nações.

Infelizmente é mais comum ver danos sendo causados. O consumo excessivo degrada ainda mais quando não se repõe a matéria prima extraída para se vender mais e mundialmente.

Alguns países, inclusive, podem querer se aproveitar das riquezas naturais de outros, quando já acabaram com as próprias.

Texto disponível em: https://beduka.com/blog/materias/geografia/tipos-de-globalizacao/ Acesso em: 09 de jul 2021

Atividades

1.Explique o significado de globalização segundo o texto e cite exemplos.

2. Apenas sobre as VANTAGENS da globalização, assinale V para as proposições verdadeiras e F para as proposições falsas.

I. ( ) Compressão do espaço-tempo, ou seja, diminuição das distâncias e do tempo graças aos avanços tecnológicos.
II. ( ) A maneira como a globalização expande-se ocorre de forma semelhante tanto nas nações mais desenvolvidas como nas menos desenvolvidas.
III. ( ) A expansão da globalização, apesar de diminuir os preços dos produtos, faz com que muitas empresas passem a controlar o mercado mundial.
IV. ( ) Redução do preço médio dos produtos.

Assinale a alternativa correta.

a) FVFV ( ) b) FVFF ( ) c) VFFV ( ) d) VVFF ( )

3. Assinale a alternativa que indica uma desvantagem em relação ao processo de globalização.

a) ( ) Produtos industrializados têm seus processos produtivos descentralizados em várias partes do mundo.
b) ( ) O deslocamento das fábricas permite a aquisição de matérias-primas mais baratas e o emprego de mão de obra mais em conta, reduzindo os salários e contribuindo para a desregulamentação progressiva das leis trabalhistas.
c) ( ) Informações diversas sobre dados econômicos, políticos e sociais também se dispersam rapidamente.
d) ( ) Se há uma nova descoberta no campo da medicina em algum país, o restante do mundo passa a ter conhecimento dessa novidade instantaneamente.

4. A globalização foi um processo iniciado nos anos 90. Para a indústria, uma das principais consequências foi

a) ( ) a reorganização do mercado de trabalho, com a diminuição dos direitos trabalhistas somente nos países desenvolvidos.
b) ( ) a desconcentração espacial da indústria e da tecnologia que pode estar em qualquer parte do globo.
c) ( ) a melhora das condições de trabalho nos países asiáticos, em geral e na China, em particular.
d) ( ) o fim do trabalho escravo registrado nos países da periferia do capitalismo.

5. Entre as características da Globalização podemos citar

a) ( ) a reorganização produtiva baseada no Toyotismo.
b) ( ) o surgimento de novas empresas baseadas no capital estatal
c) ( ) a ampliação de políticas sociais aliada à incorporação de novas tecnologias.
d) ( ) a expansão do capital financeiro e surgimento de blocos econômicos.

6. Sobre a Globalização, NÃO podemos afirmar
a) ( ) que a maioria das instituições financeiras globais tem sua sede localizada nos países desenvolvidos.
b) ( ) que o avanço das telecomunicações não causou impacto no mundo do trabalho.
c) ( ) que o Estado deixa de intervir na economia através de suas empresas estatais, limitando-se ao papel de regulador.
d) ( ) que os blocos econômicos regionais foram constituídos visando fortalecer os mercados dos vizinhos continentais.

7. Ao analisar o avanço tecnológico ocorrido durante o processo de Globalização é correto afirmar

a) ( ) que os avanços tecnológicos aconteceram de maneira simultânea em todo o planeta.
b) ( ) que o setor de serviço perdeu espaço no mundo globalizado, enquanto a indústria “verde” ganhou terreno devido à pressão do movimento ecologista.
c) ( ) que se observa uma tendência dos monopólios dos meios de comunicação asiáticos em detrimento das empresas americanas que dominavam o mercado.
d) ( ) que os fluxos de informações e capitais estão em crescente aumento, obedecendo a nova tendência tecnológica.

8. A globalização é um processo econômico, social e cultural que aproxima as nações de todo o mundo. Sobre o aspecto cultural podemos observar

a) ( ) a popularização do idioma inglês, em todos os âmbitos sociais.
b) ( ) a hegemonia europeia através de programas de financiamento científico e cultural
c) ( ) o surgimento de movimentos de nacionalização que são contra a globalização
d) ( ) o fortalecimento das relações culturais entre países em desenvolvimento e desenvolvidos.

9. Quais são os marcos históricos que contextualizam o início do processo de globalização mundial?

10. Descreva um fato, relativamente recente, percebido como um problema em consequência da globalização econômica citado no texto.

Se possível clique aqui para baixar e ou imprimir a aula.