Portal NetEscola

Diferentes formas de uso do solo – Atividade 6 - 07/04/2021

AS TRANSFORMAÇÕES NA PAISAGEM

Os seres humanos vêm modificando a paisagem natural ao longo dos séculos. Os poucos espaços ainda não transformados estão em áreas de clima considerado inóspito, como desertos, regiões polares e florestas.

Ilustração sobre as alterações na paisagem ao longo do tempo.

Disponível em: https://www.crumbproducts.com/-15-Panel-Short-History-of-America-Giclee_p_389.html Acesso em: 12 de mar de 2021

PAISAGENS NATURAIS


As paisagens naturais resultam basicamente da interação entre clima, relevo, vegetação e solo; são paisagens que não foram afetadas pelas atividades humanas.
Atualmente, o poder de interferência do homem sobre o meio é tão grande que restam poucos espaços não modificados. Como as regiões que apresentam as maiores dificuldades para a presença humana são as menos alteradas, elas têm poucos habitantes e podem ser consideradas paisagens naturais.
As regiões polares, as florestas e os desertos são as áreas mais inóspitas, e, portanto, as menos habitadas das paisagens naturais do mundo. Suas características naturais dificultam ou impedem a ocupação humana. Nesses locais existem grandes extensões de terras não modificadas.
Por outro lado, as regiões de clima temperado abrigam mais de 70% da população mundial. Nessas regiões, as paisagens naturais não alteradas são raras. Não passam de territórios pequenos, geralmente protegidos.
Como a maior parte da população se concentra em regiões abaixo de 500 m de altitude, as montanhas também são pouco habitadas e em muitos trechos abrigam paisagens naturais. Nas áreas montanhosas o clima é inóspito, os solos mostram-se pouco adequados para a agricultura e existem dificuldades de comunicação.

O relevo extremamente acidentado acentua processos de erosão que culminam com o deslizamento de encostas, prejudicando a construção de moradias e atividades econômicas.
Cerca de um terço da população mundial vive às margens dos rios e ao longo dos litorais, áreas nas quais existem poucas paisagens naturais.

PAISAGENS TRANSFORMADAS

Os seres humanos modificam as paisagens naturais ao longo de sua existência. As mais favoráveis à vida e, por esse motivo, mais habitadas, acabam sendo as mais transformadas: matas são substituídas por lavouras e pastagens, originando paisagens agrárias; surgem cidades, que constituem as paisagens urbanas; instalam-se fábricas, que formam as paisagens industriais; constroem-se estradas, pontes, aeroportos, túneis; minérios são explorados em minas.

Muitas das transformações das paisagens ocorrem de maneira indireta, sem intenção deliberada, como a destruição das matas pela chuva ácida, ou das zonas costeiras pelo derramamento de petróleo.
Quanto maior o desenvolvimento tecnológico, maior é o grau de interferência dos seres humanos sobre a paisagem. As sociedades tradicionais não provocam modificações expressivas e permanentes nas paisagens, já que vivem da coleta, caça e pesca e se deslocam quando os recursos se esgotam. Mas sociedades mais complexas como a nossa podem modificar intensamente o meio. A ação humana sobre a natureza é responsável pela contaminação da atmosfera e das águas e pela alteração do relevo.

Disponível em: https://exame.com/mundo/video-da-nasa-mostra-40-anosde-devastacao-na-amazonia/ Acesso em: 12 de mar de 2021.

TRANSFORMAÇÕES DAS ÁREAS COSTEIRAS

A construção altera a paisagem costeira. O crescimento das cidades e da infraestrutura, devido ao turismo ou à própria expansão populacional, aumenta a quantidade de resíduos urbanos, que muitas vezes são lançados ao mar sem tratamento, contaminando-o.
Para aumentar o turismo, muitas praias são “recuperadas”, ou seja, ganham areia nova. A areia é tratada, às vezes, com branqueadores para melhorar seu aspecto e, com isso, surgem verdadeiras praias artificiais. Também são construídos diques e quebra-ondas nos portos, que evitam a chegada de
ondas fortes nas áreas que precisam de proteção.

Zona costeira intensamente transformada em Miami, Estados Unidos.

Essas barreiras afetam de tal maneira a deposição (depósitos) de areia, que as praias naturais podem desaparecer. Além disso, as âncoras dos barcos esportivos e a prática descontrolada do mergulho afetam os fundos marinhos, destruindo recifes e a vegetação submarina.
Mangues e alagadiços costeiros são drenados para a expansão de lavouras, moradias e instalação de infraestrutura. Essas áreas úmidas servem de refúgio para uma vasta biodiversidade, que corre o risco de se perder, talvez, definitivamente. O resultado é que espécies nativas se extinguem ou vão para outros lugares.

Disponível em: https://www.coladaweb.com/geografia/transformacao-paisagem Acesso em: 12 de mar de 2021

Observe a imagem a seguir que retrata uma alteração na paisagem para a resolução da questão 1.

Avenida Anhanguera, Goiânia. Trecho no Setor Campinas, próx ao Lado das Rosas.

Disponível em: http://g1.globo.com/goias/noticia/2011/10/fotos-exibem-o-antes-e-depois-do-desenvolvimento-urbano-de-goiania.html Acesso em: 15 de mar de 2021

  1. As atividades humanas desempenhadas em determinados lugares fazem com que as respectivas paisagens sejam alteradas, de modo que estas melhor se adequem as atividades. Deste modo, de acordo com a imagem anterior, identifique a alternativa incorreta.
    a) ( ) As alterações na paisagem ao longo da avenida Anhanguera ocorreram em função da infraestrutura (asfalto, cabeamento elétrico, internet, água, esgoto etc.) ali instalada.
    b) ( ) A avenida Anhanguera acaba sendo umas das principais vias arteriais da capital goiana, mobilizando o trânsito no sentido Leste-Oeste da cidade.
    c) ( ) Em função das características de sua infraestrutura e solo, as principais atividades estabelecidas na avenida Anhanguera se relacionam com a agricultura e pecuária extensivas.
    d) ( ) Empresas, comércios e repartições que se localizam ao longo da avenida Anhanguera possuem maior facilidade de acesso ao público, principalmente pela abundância de transporte público na região.

2. Leia o trecho a seguir.


A paisagem reproduz a expressão de vários tempos, ou seja, o contexto histórico em que ela foi construída. Caracteriza-se pelos elementos que foram inseridos ao longo do tempo e que coexistem com os atuais. Construções, casas, prédios, armazéns, ruas praças e a distribuição deles no espaço compõem os elementos de uma paisagem e podem sofrer transformações ou permanecer inalterados.


MARTINS, D. et al. Geografia sociedade e cotidiano: fundamentos. Volume 01, 3ª ed. São Paulo: escala educacional, 2013. p.27

Diante dessa perspectiva, pode-se afirmar que:
I. Toda paisagem resulta da transformação ocasionada pela ação humana.
II. A paisagem expressa a história das práticas sociais e naturais.
III. Os elementos de uma paisagem podem transformar-se ao longo do tempo.
IV. A construção do espaço geográfico corresponde a uma transformação das paisagens.

Estão corretas as afirmativas:
a) I e II b) II e III c) II, III e IV d) I, III e IV

3. Observe a imagem a seguir.

Cerrado: atualmente (2010 – 2020) restam apenas 34%

Disponível em: http://www.gynbr.com.br/2012/06/restam-apenas-34-do-cerrado.html Acesso em: 15 de mar de 2021

“Os seres humanos modificam as paisagens naturais ao longo de sua existência”. A paisagem natural (do Cerrado) que existia nessas áreas foi desmatada e substituída. Sendo assim, a paisagem que é majoritariamente percebida no lugar (do Cerrado) daquela que ali existia é composta principalmente por


a) ( ) ruas e avenidas. b) ( ) pastos e lavouras. d) ( ) indústrias e comércios. c) ( ) matas nativas

4. Explique por que as regiões mais inóspitas no mundo são aquelas com paisagens menos modificadas pela
sociedade.

5. “Quanto maior o desenvolvimento tecnológico, maior é o grau de interferência dos seres humanos sobre a
paisagem.” Por que isso ocorre?

6. Quais alterações são feitas na paisagem costeira para aumentar o turismo segundo o texto? E as
consequências destas alterações? Explique.

Se for possível, clique aqui para baixar ou imprimir a aula.