Editorial – 2ª SEMANA Língua Portuguesa – 7° Ano - 12/08/2020
Bem vindos para mais uma aula pessoal!
I – OBJETO DE CONHECIMENTO: Estratégia de leitura – Distinção de fato e opinião/ Identificação de teses e argumentos – Gênero: Editorial
II – ATIVIDADES:
Leia os textos e depois responda as atividades no caderno.
Texto 1
De olho no futuro
Quatro meses se passaram desde que a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) começou a ser comentada no Brasil. Desde então, medidas preventivas estão sendo tomadas a todo momento, com mudanças constantes entre restrições e liberações, para que a população possa dar continuidade em suas vidas de forma segura, sejam elas pessoais, profissionais ou estudantis.
Em Curitibanos, o comércio e indústrias têm sentido o reflexo deste momento de crise de saúde, que afetou diretamente a situação econômica de todos, com demissões e restrições financeiras que se amontoam dia a dia. Neste momento, a incerteza no futuro é uma frequente, da mesma forma que a confiança do empresário local, que tem abusado da criatividade para manter ativas suas frentes de trabalho.
Esta semana marcou o início do segundo semestre de um ano que a impressão é não estar sendo visto passar. Se os primeiros meses foram de amargar dívidas e problemas em diversos setores, a segunda parte do ano vem com a esperança de dias melhores. Mesmo com retomada lenta e incerta, todos os segmentos de trabalho estão se readequando e reaprendendo a garantir sua continuidade no mercado de trabalho, exigindo esforços e confiança de empregados e empregadores.
Enquanto não há vacina para proteger a população contra este inimigo invisível, a única saída tem sido aprender a conviver com o vírus, com medidas de prevenção contra contágio e de forma que todos possam continuar seguindo em frente, pois a esperança e a proteção da saúde, são as palavras de ordem para esta segunda parte de 2020.
Disponível em <http://asemanacuritibanos.com.br/not%C3%ADcias/2.4749/de-olho-no-futuro-1.2240355> Acesso em 03 de ago. de 2020.
1)Qual a finalidade do texto em estudo?
2)Qual o fato que gerou o editorial?
3)Os editoriais são gêneros textuais que fazem parte de que grupo de textos?
a)( ) Jurídicos.
b)( ) Religiosos.
c)( ) Publicitários.
d)( ) Jornalísticos.
4) No editorial em estudo, o autor do texto faz uso de argumentos e informações que colaboram para construir sua ideia. Indique alguns desses argumentos apresentados no texto.
5) Sabe-se que os textos dissertativo-argumentativos são construídos a partir de argumentos e de informações que comprovem esses argumentos. Então, ao analisar as frases seguintes retiradas do texto I, informe se elas correspondem à informação (I) ou à opinião (O).
a)[…[ o comércio e indústrias têm sentido o reflexo deste momento de crise de saúde. ( )
b)[…] a incerteza no futuro é uma frequente. ( )
c)[…] um ano que a impressão é não estar sendo visto passar. ( )
d)Enquanto não há vacina para proteger a população […] ( )
e) […] com medidas de prevenção contra contágio […] ( )
f) […] pois a esperança e a proteção da saúde, são as palavras de ordem […] ( )
6) Sobre o gênero textual editorial é correto afirmar:
a) ( ) Pode ser escrito por qualquer cidadão que queira manifestar a sua opinião sobre algum assunto.
b) ( ) Expõe fatos e informações recentes com o objetivo de deixar os leitores informados sobre os últimos acontecimentos.
c) ( ) Representa a opinião da empresa jornalística sobre algum assunto em pauta no momento.
d) ( ) Informa a população sobre pesquisas recentes que explicam problemas que estão afetando a sociedade.
Disponível em < https://decifrandotextosecontextos.blogspot.com/2016/06/atividade-de-compreensao-e.html> Acesso em 03 de ago. de 2020.
Texto 2
À espera do sinal verde
A entrevista coletiva dos secretários municipais diretamente envolvidos no combate à pandemia de Covid-19 para detalhar a proposta de retomada de atividades e segmentos pode ser analisada por dois prismas. Para quem se vê há quase cinco meses obrigado a manter as portas fechadas e abrir mão do atendimento presencial, ela se mostrou frustrante, por não trazer a informação mais ansiada: uma data palpável. Por outro lado, trouxe um panorama a ser levado em consideração dentro das sinalizações científicas e do monitoramento de especialistas. Que são exatamente os pontos primordiais para a tomada de qualquer decisão relativa à flexibilização das regras de circulação.
Parece mais do que sensato tomar como base os principais indicadores referentes à doença em Belo Horizonte. Não é de hoje que o número médio de transmissão por infectado (Rt) inferior a 1 é a meta no que diz respeito à curva de contágio pelo novo coronavírus. Na prática, sinal de que uma pessoa com a doença, em média, não a transmitiria para múltiplas outras. Ainda assim, há o tempo de incubação para que eventuais novos casos se confirmem e mantenham a pressão sobre o sistema de saúde. Exatamente onde entram os percentuais de ocupação de leitos de UTI e enfermaria na rede pública pela Covid.
Desde o primeiro momento da pandemia estava claro que cada cidade ou região teria de lidar com o enfrentamento de acordo com a sua realidade. O que torna estéril qualquer tentativa de comparação com outras regiões do país que, porventura, estejam em fase avançada de reabertura. Há que se lembrar ainda que muitas das que o fizeram de forma precipitada foram obrigadas a recuar, alongando o período de quarentena e incertezas.
Quando for possível trocar os sinais de vermelho, amarelo e verde para verde, verde e amarelo (em que ordem for), aí sim será possível levar o plano adiante, com maior possibilidade de êxito. A quem reclama que nada tem sido feito, ou que o prazo se estende de forma demasiada, vale lembrar que já existem os protocolos a serem adotados, bem como a determinação das fases de reabertura. O prazo exato não depende apenas da Prefeitura ou do sistema de saúde, mas de todos. E quanto mais se fizer para inibir a transmissão do vírus, mais rápido os indicadores permitirão os passos tão esperados.
Disponível em <https://www.hojeemdia.com.br/opini%C3%A3o/colunas/editorial-1.334042/%C3%A0-espera-do-sinal-verde-1.797879> Acesso em 03 de ago. de 2020.
7)O editorial acima tem qual objetivo?
8)O texto apresenta características, principalmente
a)( ) narrativas.
b)( ) instrucionais.
c)( ) argumentativas.
d)( ) descritivas.
Disponível em <http://tudosaladeaula.blogspot.com/2017/08/leia-o-texto-e-responda-as-proximas-10.html> Acesso em 03 de ago. de 2020.
9)No editorial em estudo, o autor do texto faz uso de argumentos e informações que colaboram para construir sua ideia. Indique alguns argumentos apresentados no texto.
10)No editorial em estudo, que fundamento o autor do texto faz para construir a defesa da tese. Indique a alternativa que apresenta as estratégias argumentativas encontradas no texto.
a) ( ) Pensamentos filosóficos.
b) ( ) Opiniões de autores e livros.
c) ( ) Resultados de uma pesquisa relevante.
d) ( ) Dados informativos.
11)Quais são as principais características do gênero editorial?
a)( ) Texto narrativo em 1ª pessoa, linguagem subjetiva.
b)( ) Texto informativo, que expressa uma opinião, linguagem formal, clara e objetiva.
c)( ) Texto curto, com gírias, pois está endereçado a um público alvo: adolescentes..
d)( ) Texto com imagens, linguagem simples, humor e ironia.
12)Para escrever um EDITORIAL o autor precisa
a) ( ) criar fatos e personagens conforme sua imaginação.
b) ( ) utilizar-se de um assunto pouco conhecido pelos leitores.
c) ( ) falar sobre uma realidade polêmica.
d) ( ) ser complexo e utilizar um vocabulário acima do padrão.
Disponível em <http://tudosaladeaula.blogspot.com/2017/08/leia-o-texto-e-responda-as-proximas-10.html> Acesso em 03 de ago. de 2020.
Por hoje é só pessoal, lembrem-se: fiquem em casa e lave as mãos!