Efeito Estufa – Atividade 10 - 01/06/2021



Efeito Estufa



O efeito estufa é um fenômeno natural e possibilita a vida humana na Terra. Parte da energia solar que chega ao planeta é refletida diretamente de volta ao espaço, ao atingir o topo da atmosfera terrestre – e parte é absorvida pelos oceanos e pela superfície da Terra, promovendo o seu aquecimento. Uma parcela desse calor é irradiada de volta ao espaço, mas é bloqueada pela presença de gases de efeito estufa que, apesar de deixarem passar a energia vinda do Sol, retém à radiação terrestre.

De fato, é a presença desses gases na atmosfera o que torna a Terra habitável, pois, caso não existissem naturalmente, a temperatura média do planeta seria muito baixa, da ordem de 18ºC negativos. A troca de energia entre a superfície e a atmosfera mantém as atuais condições, que proporcionam uma temperatura média global, próxima à superfície, de 14ºC.

Quando existe um balanço entre a energia solar incidente e a energia refletida na forma de calor pela superfície terrestre, o clima se mantém praticamente inalterado. Entretanto, o balanço de energia pode ser alterado de várias formas:



Essas mudanças na concentração de gases de efeito estufa na atmosfera estão ocorrendo em função do aumento insustentável das emissões antrópicas desses gases. Os Gases de Efeito Estufa mais relevantes são: o vapor de água (H2O), o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4) e o óxido nitroso (N2O).

As emissões de gases de efeito estufa ocorrem praticamente em todas as atividades humanas e setores da economia: na agricultura, por meio da preparação da terra para plantio e aplicação de fertilizantes; na pecuária, por meio do tratamento de dejetos animais e pela fermentação entérica do gado; no transporte, pelo uso de combustíveis fósseis, como gasolina e gás natural; no tratamento dos resíduos sólidos, pela forma como o lixo é tratado e disposto; nas florestas, pelo desmatamento e degradação de florestas; e nas indústrias, pelos processos de produção, como cimento, alumínio, ferro e aço, por exemplo.



Aquecimento Global

Disponível em: <https://tinyurl.com/v4zw7aj>. Acesso em 13 maio 2021.

Embora o clima tenha apresentado mudanças ao longo da história da Terra, em todas as escalas de tempo, percebe-se que a mudança atual apresenta alguns aspectos distintos. Um aspecto distinto da mudança atual do clima é a sua origem: ao passo que as mudanças do clima no passado decorreram de fenômenos naturais, a maior parte da atual mudança do clima, particularmente nos últimos 50 anos, é atribuída às atividades humanas.

A principal evidência dessa mudança atual do clima é o aquecimento global, que foi detectado no aumento da temperatura média global do ar e dos oceanos, no derretimento generalizado da neve e do gelo, e na elevação do nível do mar, não podendo mais ser negada.

Atualmente, as temperaturas médias globais de superfície são as maiores dos últimos cinco séculos, pelo menos. A temperatura média global de superfície aumentou cerca de 0,74ºC, nos últimos cem anos. Caso não se atue neste aquecimento de forma significativa, espera-se observar, ainda neste século, um clima bastante incomum, podendo apresentar, por exemplo, um maior acréscimo médio da temperatura global.

Disponível em: <https://tinyurl.com/tvyc39nb>. Adaptado. Acesso em 13 maio 2021.



Atitudes para combater o Aquecimento Global



Já pensou em listar alguns hábitos que você pode adotar no dia a dia para diminuir o impacto das mudanças climáticas no mundo? Como por exemplo:

  • Produzir menos lixo

Evite comprar produtos com muitas embalagens e sempre recicle o que for possível. A decomposição do lixo libera CO₂ e metano, gases que contribuem para o efeito estufa. Em um sistema de decomposição mais ideal, esses gases são aprisionados e utilizados para produzir eletricidade.

  • Ir de transporte público

A queima de combustíveis fósseis pelos meios de transporte é a principal fonte de emissão de gases do efeito estufa nas cidades. Assim, utilizar transporte coletivo contribui para amenizar a emissão desses poluentes, além de diminuir os congestionamentos e otimizar o tempo de todos.

  • Consumir produtos locais

Produtos produzidos localmente não necessitam ser transportados a longas distâncias e, portanto, dispensam as emissões de gases do efeito estufa que os caminhões geram ao rodar centenas e centenas de quilômetros carregando mercadorias.

  • Moderar no ar-condicionado

Ares-condicionados liberam gases do tipo HFC, mais potentes que o CO₂ quando se trata de prender os gases do efeito estufa na atmosfera. Ou seja, ao mesmo tempo em que resfriam o interior de ambientes, contribuem para aumentar a temperatura no exterior.

  • Separar lixo para reciclagem

Deixar de jogar no lixo materiais como papel, vidro, plástico e alumínio, reciclando-os e usando-os como matéria-prima de novos produtos, é uma das ações mais importantes para reduzir a emissão de gases de efeito estufa. Separe o lixo na sua casa e encaminhe à reciclagem, incentivando sua família, amigos e vizinhos a fazerem o mesmo.

Disponível em: <https://tinyurl.com/2ecs9937>. Adaptado. Acesso em 13 maio 2021.

Quer saber mais sobre o efeito estufa? Se possível, assista ao vídeo



Responda as atividades em seu caderno.



01. O efeito estufa é um fenômeno natural essencial para manutenção da vida na Terra. Explique o que é efeito estufa, não esquecendo sua importância para a vida na Terra.


02. Aquecimento global é o processo de aumento da temperatura média dos oceanos e da atmosfera da Terra causado por massivas emissões de gases, originados de uma série de atividades humanas, especialmente a queima de combustíveis fósseis e mudanças no uso da terra, como o desmatamento, bem como de várias outras fontes secundárias. Ele é consequência da intensificação de qual fenômeno natural do planeta?

a) (  ) El niño.b) (  ) Inversão térmica.c) (  ) Efeito estufa.d) (  ) Chuva ácida.



03. O desequilíbrio entre a energia solar incidente e a energia refletida na forma de calor pela superfície terrestre pode ser provocado de várias formas. Cite algumas das formas que alteram esse balanço de energia e contribui para o agravamento do efeito estufa.



04. Qual é a principal função do efeito estufa para os seres vivos?

a) (   ) Manter as temperaturas médias globais, evitando que haja grande amplitude térmica e possibilitando o desenvolvimento dos seres vivos.

b) (  ) Filtrar a radiação ultravioleta emitida pelo sol, garantindo que os seres vivos se protejam.

c) (   ) Assegurar o desequilíbrio de temperatura da Terra, processo vital aos seres vivos.

d) (   ) Absorver o gás carbônico proveniente da respiração das plantas.



05. A respeito do efeito estufa e aquecimento global, são feitas algumas afirmações, assinale V para as verdadeiras e F para as Falsas:

I. (    ) A presença de gases do efeito estufa na atmosfera torna a Terra habitável, caso não existissem naturalmente, a temperatura média do planeta poderia cair drasticamente.

II. (     ) O aumento nas temperaturas globais e a composição da atmosfera desencadeiam alterações importantes em todos os sistemas e ciclos naturais da Terra, provocando a diminuição do nível de mares.

III. (    ) A principal evidência dessa mudança atual do clima é o aquecimento global, que foi detectado na diminuição da temperatura média global do ar e dos oceanos.

IV. (    ) A temperatura média global de superfície aumentou nos últimos cem anos.



06. Leia o texto a seguir:

A agricultura é uma das responsáveis pelo aumento de temperatura: as emissões do setor, somadas ao desmatamento para a conversão de terras para o cultivo, representam algo entre 17% e 32% de todas as emissões de gases do efeito estufa provocadas por atividades humanas. O maior problema, no entanto, está nas emissões de gás carbônico promovidas pelo uso da terra e pela conversão de florestas em terras agrícolas. A queima ou o apodrecimento das florestas libera no ar o carbono que estava armazenado nos troncos, folhas, raízes e solo.

Disponível em: <https://www.agritempo.gov.br/climaeagricultura/causa-e-efeito.html>. Acesso em 13 maio 2021.

O texto cita a conversão de florestas em terras agrícolas no aumento da emissão de gases estufa, mais especificamente o gás carbônico, que apresenta fórmula

a) (  ) CH4.b) (  ) N2O.c) (  ) O3.d) (  ) CO2.

07. Os gases de efeito estufa são compostos gasosos capazes de absorver radiação aprisionando calor na atmosfera. Quais os principais gases que contribuem para o efeito estufa?

08. Complete o texto com os termos que faltam para que este tenha sentido e assinale a alternativa correta.

I. O __________ global é o processo de mudança da __________ média global da atmosfera e dos oceanos.

II. O acúmulo de ________ concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera bloqueia o calor emitido pelo sol e o prende na superfície terrestre, __________ a temperatura média da Terra.

a) (  ) fenômeno – espessura – baixas – estimulando.

b) (  ) arrefecimento – vida – altas – diminuindo.

c) (   ) aquecimento – temperatura – altas – aumentando.

d) (   ) aquecimento – temperatura – baixas – diminuindo.

09. Elabore uma lista com 5 atitudes que você pode praticar individualmente para reduzir o impacto do aquecimento global.

10. Observe a figura representando o efeito estufa e indique V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.

I. (__) O efeito estufa é um fenômeno natural que ocorre em nosso Planeta.

II. (__) O calor provocado pela incidência de raios solares é totalmente irradiado de volta ao espaço.

III. (__) O efeito estufa pode ser intensificado pela emissão de gases como o dióxido de carbono e oxigênio.

IV. (__) O aumento dos gases de efeito estufa possibilita a diminuição das temperaturas médias globais.

V. (__) O efeito estufa pode provocar a extinção de espécies e danos a diversos ecossistemas.

Disponível em: <https://tinyurl.com/bmxtt946>. Acesso em 13 maio 2021


Se for possível, clique aqui para baixar e imprimir a aula.