ATIVIDADE 13 – Espectros e comportamento da luz: decomposição da luz e as cores dos objetos. - 17/08/2021

Luz

A luz é uma onda eletromagnética cuja frequência encontra-se no espectro visível para os seres humanos. A luz pode propagar-se no vácuo com velocidade de aproximadamente 300 mil km/s. As frequências de luz que são visíveis ao olho humano são chamadas de espectro visível, essas ondas têm
comprimentos entre 400 nm e 700 nm.

Na figura anterior podemos ver a decomposição da luz branca em um prisma. No prisma, a decomposição da luz branca é mais acentuada pelo fato de ela sofrer duas refrações, isto é, ela sofre refração na primeira face e posteriormente na segunda face.

Disponível em https://tinyurl.com/3uabshc7. Adaptado. Acesso em 11 ago. 2021.

A Óptica e as cores dos objetos

A óptica e as cores se relacionam através dos fenômenos da refração, reflexão e dispersão da luz. É intrigante como percebemos o mundo a nossa volta, como enxergamos os objetos, as pessoas, as cores e a natureza em geral através dos nossos olhos, que são os órgãos responsáveis por captar a luz proveniente dos objetos. Você já se perguntou como conseguimos diferenciar as cores dos objetos?

Como percebemos as diferentes cores?

Como a luz branca é uma composição de todas as outras cores, quando iluminamos um objeto com ela e o enxergamos, por exemplo, da cor azul, é porque esse objeto refletiu difusamente a luz de cor azul e absorveu todas as outras luzes. De outra forma, se enxergamos esse objeto como branco, é porque ele refletiu difusamente todas as cores. Se for visto da cor negra, é porque o objeto absorveu todas as cores que incidiram sobre ele.
Só conseguimos ver objetos que emitem luz, que são chamados de fontes primárias de luz, ou os objetos que refletem a luz que recebem. A esses últimos chamamos de fontes secundárias. A luz vinda das fontes secundárias chega aos nossos olhos, passa pela córnea e chega até a lente, que é o cristalino. Essa lente é delgada e convergente e pode deformar-se, tornando-se mais ou menos convergente, pois está ligada aos músculos ciliares que se contraem. A imagem é formada invertida na retina e, por meio do nervo óptico, é encaminhada até o centro da visão, no cérebro, onde é interpretada.

Disponível em https://tinyurl.com/3t398uzp. Adaptado. Acesso em 23 jun. 2021.

Vamos conhecer mais sobre o spectro de cores? Se possível, assista ao vídeo.

Responda as atividades em seu caderno.

1. Agora que você estudou sobre a luz e as cores, explique o motivo pelo qual podemos dizer que nosso cérebro enxerga cores.

2. Selecione a alternativa que completa as lacunas das afirmações seguintes:

I – A luz visível é a __________ proveniente do sol que traz a claridade, é a iluminação que somos capazes
de enxergar, que é capaz de iluminar objetos tornando-os
__________.

II – A luz é tão importante que originou o desenvolvimento de um ramo especial da Física aplicada: a
__________.
a) ( ) radiação – visíveis – Óptica.

b) ( ) radiação – invisíveis – Mecânica.

c) ( ) energia – iluminados – Ótica.

d) ( ) energia – luminosos – Ondulatória.

3. A respeito das características da luz, analise as afirmações a seguir:

I. Podemos encontrar fontes de luz que não emitem as cores básicas.
II. A cor não é uma característica própria do objeto, e não depende da luz que o ilumina.
III. Caso iluminemos um objeto opaco com luz branca, veremos que toda essa luz é refletida.
IV. Quando vemos a luz emitida pelo Sol, estamos enxergando um somatório de cores, ou seja, a luz branca é a soma de algumas cores básicas.

Assinale a alternativa que indica as afirmações corretas:
a) ( ) I e II. b) ( ) I e IV. c) ( ) I, II e III. d) ( ) I, II e IV.

4. As frequências de luz que são visíveis ao olho humano são chamadas de espectro visível, essas ondas têm comprimentos entre
a) ( ) 20 nm e 200 nm. c) ( ) 400 nm e 700 nm. b) ( ) 300 nm e 500 nm. d) ( ) 600 nm e 900 nm.

5. Sobre a imagem a seguir são feitas as seguintes afirmativas:

I – À direita do espectro visível, temos os raios ultravioletas (UV), raios X e raios gama.
II – A luz que podemos enxergar com nossos olhos compõe apenas uma pequena fração dos diferentes tipos de radiação que existem.
III – À esquerda do espectro visível, encontramos os tipos de energia de frequência mais alta (e menor comprimento de onda) que a luz visível.

Assinale a alternativa que indica as afirmações corretas:

a) ( ) Apenas I. b) ( ) Apenas II. c) ( ) I e III. d) ( ) I, II e III.

6. Relacione os termos a seguir à suas definições adequadas sobre os fenômenos ópticos.

(A) Reflexão (B) Refração (C) Dispersão

(___) Fenômeno que ocorre quando a luz sofre mudança do meio de propagação, ou seja, há variação de velocidade da propagação.

(___) É um fenômeno óptico em que a luz é separada em suas diferentes cores quando refratada através de algum meio transparente.

(___) Fenômeno em que uma onda de luz atinge uma superfície e muda de direção e/ou sentido, mas continua no mesmo meio de propagação.

7. Agora que você conhece alguns fenômenos que envolvem a luz, explique o que é a cor dos objetos.

8. O fenômeno que ocorre quando a luz atravessa dois meios ópticos e transparentes, como ar e água devido a mudança de velocidade de propagação da luz, é chamado de

a) ( ) refração. b) ( ) reflexão. c) ( ) radiação. d) ( ) onda.

9. Utilize as palavras indicadas no quadro para completar o texto a seguir:

10. Luz é uma forma de radiação eletromagnética cuja frequência é visível ao olho humano. São exemplos de ondas eletromagnéticas:

a) ( ) Micro-ondas, ultrassom, radiação gama.

b) ( ) Luz visível, infravermelho, infrassom.

c) ( ) Raios X, ondas de rádio, radiação beta.

d) ( ) Raios X, ondas de rádio, luz visível.

Se possível, clique aqui para baixar ou imprimir a aula.