Folheto – 3 ª Aula – Língua Portuguesa – 6 ° Ano - 19/05/2020

Ola! Tudo bem? Seja bem vindo a nossa atividade de hoje!

FOLHETO

Folheto é um meio de divulgação de uma ideia, de uma marca, produto ou serviço, feito em papel. Trata-se de um impresso com poucas folhas, não encadernado, geralmente com teor informativo ou publicitário. Atinge um grande número de pessoas por um valor acessível, apresentando uma ótima relação custo-benefício. É o meio ideal para expressar ideias ou anunciar produtos, serviços e promoções, numa época de grande concorrência e competitividade, mas também de consumidores cada vez mais exigentes e com menos disponibilidade de tempo. Ora, o primeiro passo para uma empresa entrar na concorrência e vender os seus produtos ou serviços é fazer com que as pessoas a conheçam e uma das ferramentas para o comunicar é, precisamente, o folheto.

Um pouco de história…

Os folhetos como meio público de comunicação existem há muito tempo, desde o surgimento da imprensa no século XVI. Na verdade, as primeiras impressões eram breves cartilhas que continham informação limitada sobre diferentes temas. Assim, o termo folheto refere-se, desde longa data, aos objetos impressos que têm por finalidade dar informação ao público. Efetivamente, ele começou a ser utilizado principalmente para fazer publicidade a produtos e serviços (com pessoas a distribui-los nas ruas). Mas o folheto serve também – por exemplo – para divulgar a candidatura de políticos e partidos em época de eleições.

Características dos folhetos

Levam em conta os interesses do público-alvo do anunciante. Exemplo: os folhetos turísticos são desdobráveis que visam fornecer informações para a parcela da população que pesquisa sobre localidades turísticas e compra de viagens.

São textos leves e envolventes, geralmente acompanhados de imagens apelativas capazes de estimular a decisão por uma determinada viagem.

Incluem ainda imagens, cores vivas, títulos, letras grandes e chamativas, diagramas fáceis de entender, etc.

Não são nem muito grandes nem muito pequenos (formato A3 ou A4) e apresentam dobragens para o leitor poder encontrar mais informação.

Os folhetos variam em nível de design, quantidade de informação, etc, mas têm sempre como objetivo chamar a atenção das pessoas e divulgar alguns conceitos fundamentais dos temas específicos que estão a ser tratados.

Disponível em: https://knoow.net/cienceconempr/marketing/folheto/ Acesso em 27 de abr de 2020. (Adaptado)

Veja alguns exemplos:



ATIVIDADE 1

Responda as atividades em seu caderno:

1- O que você entende por folheto?

2- Qual o objetivo do folheto?

3- Quais as características do folheto?

4- Quando o folheto passou a ser utilizado?

5- Quais os assuntos dos folhetos:
– Figura 1
– Figura 2
– Figura 3

ATIVIDADE 2

Observe o folheto abaixo e responda as atividades a seguir:

1. Que gênero textual é esse?

2. Como ele está organizado?

3. Qual o assunto abordado?

4. Quem está divulgando essa campanha?

5. Qual frase está sendo usada para chamar a atenção do leitor?

6. Para que serve um texto como esse?

7. Elabore um folheto sobre algum assunto do momento com frases que chamem atenção do leitor.


Últimos Comentários

Deixe um comentário