Portal NetEscola

Folheto – 3 ª Aula – Língua Portuguesa – 6 ° Ano - 19/05/2020

Ola! Tudo bem? Seja bem vindo a nossa atividade de hoje!

FOLHETO

Folheto é um meio de divulgação de uma ideia, de uma marca, produto ou serviço, feito em papel. Trata-se de um impresso com poucas folhas, não encadernado, geralmente com teor informativo ou publicitário. Atinge um grande número de pessoas por um valor acessível, apresentando uma ótima relação custo-benefício. É o meio ideal para expressar ideias ou anunciar produtos, serviços e promoções, numa época de grande concorrência e competitividade, mas também de consumidores cada vez mais exigentes e com menos disponibilidade de tempo. Ora, o primeiro passo para uma empresa entrar na concorrência e vender os seus produtos ou serviços é fazer com que as pessoas a conheçam e uma das ferramentas para o comunicar é, precisamente, o folheto.

Um pouco de história…

Os folhetos como meio público de comunicação existem há muito tempo, desde o surgimento da imprensa no século XVI. Na verdade, as primeiras impressões eram breves cartilhas que continham informação limitada sobre diferentes temas. Assim, o termo folheto refere-se, desde longa data, aos objetos impressos que têm por finalidade dar informação ao público. Efetivamente, ele começou a ser utilizado principalmente para fazer publicidade a produtos e serviços (com pessoas a distribui-los nas ruas). Mas o folheto serve também – por exemplo – para divulgar a candidatura de políticos e partidos em época de eleições.

Características dos folhetos

Levam em conta os interesses do público-alvo do anunciante. Exemplo: os folhetos turísticos são desdobráveis que visam fornecer informações para a parcela da população que pesquisa sobre localidades turísticas e compra de viagens.

São textos leves e envolventes, geralmente acompanhados de imagens apelativas capazes de estimular a decisão por uma determinada viagem.

Incluem ainda imagens, cores vivas, títulos, letras grandes e chamativas, diagramas fáceis de entender, etc.

Não são nem muito grandes nem muito pequenos (formato A3 ou A4) e apresentam dobragens para o leitor poder encontrar mais informação.

Os folhetos variam em nível de design, quantidade de informação, etc, mas têm sempre como objetivo chamar a atenção das pessoas e divulgar alguns conceitos fundamentais dos temas específicos que estão a ser tratados.

Disponível em: https://knoow.net/cienceconempr/marketing/folheto/ Acesso em 27 de abr de 2020. (Adaptado)

Veja alguns exemplos:

ATIVIDADE 1

Responda as atividades em seu caderno:

1- O que você entende por folheto?


2- Qual o objetivo do folheto?


3- Quais as características do folheto?


4- Quando o folheto passou a ser utilizado?


5- Quais os assuntos dos folhetos:
– Figura 1
– Figura 2
– Figura 3

ATIVIDADE 2

Observe o folheto abaixo e responda as atividades a seguir:

1. Que gênero textual é esse?


2. Como ele está organizado?


3. Qual o assunto abordado?


4. Quem está divulgando essa campanha?


5. Qual frase está sendo usada para chamar a atenção do leitor?


6. Para que serve um texto como esse?


7. Elabore um folheto sobre algum assunto do momento com frases que chamem atenção do leitor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *