Formas de registro da história e da produção do conhecimento histórico – Atividade 1 - 19/01/2021

          Você já ouviu e contou muitas histórias. Nossas vidas formam uma história. A sua história faz parte da história de sua família, de sua cidade, de seu país.

          Quando alguém nos conta algo, colocando os acontecimentos em ordem, está contando uma história. Toda vez que contamos uma história, estamos dando sentido a um acontecimento.

          Afinal o que é História? Para que serve estudar História?



O que é História?

        História é a ciência que estuda as ações humanas ao longo do tempo. Então, pode-se dizer que História é uma Ciência Humana que estuda o desenvolvimento das sociedades humanas através do tempo.

O que é uma Ciência Humana?

   São as ciências que tem o ser humano como seu objeto de estudo.

   O trabalho do historiador inclui uma análise minuciosa dos documentos que permitem o estudo do passado.

E para que serve estudar História?

    O estudo da história é importante para entendermos a sociedade em que vivemos. Não estudamos História para saber o passado e sim para compreender o presente!

Imagem Disponível em: https://slideplayer.com.br/slide/2963333/acesso em: 14 de out de 2020. (Adaptada) Imagem disponível em: https://fatoshistoricosdotcom.files.wordpress.com/2012/02/historia.jpg acesso em: 15 de out de 2020.

          História é a ciência responsável por estudar os acontecimentos passados. Esse estudo, no entanto, não é feito de qualquer maneira, pois o historiador, em seu ofício, deve colocar em prática uma análise crítica do seu objeto de estudo a fim de racionalizar a conclusão sobre os acontecimentos investigados.

          A palavra “história” tem origem no idioma grego e é oriunda do vocábulo “hístor”, que significa “aprendizado”, “sábio”. Sendo assim, faz referência ao conhecimento obtido a partir da investigação e do estudo. A importância da História está em seu papel de nortear o homem no espaço e no tempo, dando-lhe a possibilidade de compreender a própria realidade.

          O conceito de História recebe definições distintas de acordo com diferentes historiadores. O historiador Marc Bloch, por exemplo, considera que a História não é a ciência que estuda os acontecimentos passados, mas sim a ciência que estuda o homem e sua ação no tempo. Outros entendem como o estudo das transformações na sociedade humana ao longo do tempo.

          Nesse sentido, o papel do historiador é fazer uma análise crítica que o permita chegar a uma conclusão sobre determinado acontecimento passado a partir da investigação de fontes históricas. O historiador não deve glorificar ou demonizar determinado acontecimento, mas deve analisá-lo criticamente, utilizando todas as fontes que estiverem ao seu alcance e empregando métodos de análise que o auxiliem em seu exercício.

Quando se iniciou a História?

    O surgimento da História enquanto ciência e campo de estudo foi obra dos gregos antigos. Heródoto é considerado o pai da História. Seu trabalho aconteceu por meio da sistematização dos eventos da história dos gregos e de outros povos da antiguidade, como os egípcios. Um dos eventos da história grega narrados por Heródoto foram as Guerras Médicas, conflito travado durante a invasão da Grécia pelos persas.

    Tucídides foi o primeiro historiador a utilizar, de fato, um método de análise que permitisse reconstituir e formular uma análise a respeito de um acontecimento passado. Seu trabalho foi a respeito da Guerra do Peloponeso, conflito travado entre as cidades de Atenas e Esparta.

Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historia acesso em 15 de out de 2020.



Agora que você já fez a leitura…

Vamos verificar a sua compreensão.

ATIVIDADES

  1. De acordo com o texto e as pistas a seguir, defina em uma frase o que é História.

Disponível em: https://pt.slideshare.net/WEDBIO/ao-do-homem-no-meio-ambiente Acesso em: 15 de out de 2020.

Disponível em: https://www.zazzle.com.br/poster_tempo_
ampulheta_antiga_pagina_do_livro_do-228884976679334127 Acesso em: 15 de out de 2020.

Disponível em: https://www.sabedoriapolitica.com.br/products/o-que-sao-as-sociedades-humanas/ Acesso em 15 de out de 2020.

2. De acordo com o texto para que serve estudar História? Você concorda com o texto?

3. Em relação a produção do conhecimento histórico, assinale (V) para as alternativas verdadeira e (F) para as falsas. Depois reescreva as alternativas falsas de forma que elas se tornem verdadeiras.

a. (  ) A palavra “história” tem origem no idioma romano e é oriunda do vocábulo “hístor”, que significa “aprendizado”, “sábio”.

b. (  ) A importância da História está em seu papel de nortear o homem no espaço e no tempo, dando-lhe a possibilidade de compreender a própria realidade.

c. (  ) O papel do historiador é fazer uma análise crítica que o permita chegar a uma conclusão sobre determinado acontecimento passado a partir da investigação de fontes históricas.

d. (  ) O surgimento da História enquanto ciência e campo de estudo foi obra dos gregos antigos.

e. (  ) Tucídides é considerado o pai da História.

Agora você é o historiador

4. Responda os questionamentos a seguir:  

⇒ Qual o seu nome completo?

⇒ Qual a sua idade?

⇒ Qual é a data do seu nascimento?

⇒ Onde nasceu?

⇒ Qual o endereço de sua residência?

⇒ Qual nome da Instituição de Ensino que você estuda?

⇒ Qual a profissão do pai?

⇒ Qual a profissão de sua mãe?

5. Você pode perceber que você tem uma História de vida. Usando todos os dados acima, e outros que você considerar relevante, escreva a história de sua vida do nascimento até os dias atuais, pergunte para os seus responsáveis as informações que você não consegue lembrar. Quando terminar destaque os fatos que você considera que foram mais importantes para sua vida.

6. Você e seus familiares fazem parte na construção da História? De que maneira?

Se for possível, você pode baixar ou imprimir a sua atividade.