ATIVIDADE 12 – Fotodenúncia e pontuação - 27/07/2021

FOTODENÚNCIA

Você já ouviu o ditado popular “Uma imagem vale mais que mil palavras”?

Essa é uma expressão popular de autoria do filósofo chinês Confúcio, utilizada para transmitir a ideia do poder da comunicação através das imagens.

O significado desse ditado está relacionado à facilidade em compreender determinada situação a partir do uso de recursos visuais, ou à facilidade de explicar algo com imagens, ao invés de palavras (sejam escritas ou faladas). O pensador político e filósofo Confúcio (Chiu Kung era seu verdadeiro nome) viveu entre 552 e 479 a.C, e ficou conhecido como o Mestre Kung, devido aos seus sábios provérbios.

Quando Confúcio fez essa afirmação, ele estava se referindo às formas de comunicação simbólicas. Estas formavam imagens que expressavam muito mais do que palavras. Atualmente, esta é uma frase muito explorada pela publicidade e propaganda, no sentido de ser a comunicação visual muito mais apelativa e explicativa do que a descrição ou narração de fatos.

Neste contexto, o estudo da semiótica é crucial para a interpretação e analise das imagens como transmissoras de mensagens, conceitos e informações.

Disponível em: https://www.significados.com.br/uma-imagem-vale-mais-que-mil-palavras/ Acesso: 18, jun. 2021. (Adaptado)

A Semiótica:é o estudo dos signos, que consistem em todos os elementos que representam algum significado e sentido para o ser humano, abrangendo as linguagens verbais e não verbais (gestos, postura, ilustrações, placas, músicas). 

Mas o que é Fotodenúncia?

Fotodenúncia é um gênero jornalístico/midiático (difundido pela mídia) e como o próprio nome diz é uma foto que denuncia. Um gênero que se utiliza da linguagem não verbal para denunciar algo que esteja ocorrendo de modo ilegítimo na sociedade, como por exemplo: o abuso à crianças, adolescentes ou idosos; os abusos de autoridade por parte de agentes do Estado ou de criminosos; a exploração de trabalho infantil, os maus tratos a animais, entre outros. A fotodenúncia é uma forma de protesto social.

Por meio de fotos, o autor denuncia fatos ou acontecimentos reais que julga serem injustos ou ilícitos, ou que, de certa forma, transgridam as leis vigentes. A fotodenúncia é uma ferramenta muito utilizada em notícias ou reportagens jornalísticas para denunciar algum problema social. Ela geralmente fala por si só, mas é muito comum o uso de legenda para inteirar melhor o leitor sobre o contexto completo da foto e dos acontecimentos que a compõem.

A fotodenúncia é umaforma de relatar um crime ou uma situação ilícita, fazer uma denúncia por meio de fotos. Assim, os acontecimentos retratados se constituem uma prova visual. É uma ferramenta muito poderosa que objetiva provocar uma reflexão na sociedade e promover mudanças sociais.

Mas infelizmente existem também as Fake News das imagens, então é muito importante saber o contexto em que a foto foi tirada, que é o autor dessa fotodenúncia, para ver se são de fato confiáveis.

Características do gênero Fotodenúncia

Novo gênero textual veiculado pela mídia; texto jornalístico/midiático; transmite uma informação; retrata a realidade; expõe um problema social; faz uma denúncia; promove uma reflexão; mobiliza a sociedade.

         Observe a foto a seguir

Texto 1

Trabalho infantil aumenta 38% durante o Carnaval;

     No Brasil, o trabalho é proibido para as pessoas que têm idade inferior a 16 anos – FOTO: Foto: Ministério do Trabalho.

Imagem disponível em: https://jc.ne10.uol.com.br/canal/mundo/brasil/noticia/2020/02/22/trabalho-infantil-aumenta-38_porcento-durante-o-carnaval-saiba-como-denunciar-400536.php Acesso: 18, jun. 2021.

Quais as leituras podemos fazer após analisar essas imagens?

No Brasil, o trabalho é proibido para pessoas com idade inferior a 16 anos. A exceção ocorre quando assegurada a condição de aprendiz, prevista para adolescentes a partir dos 14 anos de idade. A legislação vigente estabelece que jovens com idade entre 16 e 18 anos podem trabalhar somente se não ficarem expostos a trabalho noturno, perigoso, insalubre ou àquele que traga algum prejuízo à sua formação moral e psíquica.

Segundo o Ministério Público do Trabalho (MPT), a cada ano, as notificações de casos de trabalho infantil aumentam, em média, 38% durante os meses de Carnaval, em todo o país. Na Paraíba, esse tipo de crime cresceu 48,8% no período da data festiva, saltando de 129 ocorrências denunciadas em 2018 para 192 em 2019.

A foto em questão foi utilizada para combater esse tipo de crime.

Disponível em: https://jc.ne10.uol.com.br/canal/mundo/brasil/noticia/2020/02/22/trabalho-infantil-aumenta-38_porcento-durante-o-carnaval-saiba-como-denunciar-400536.php Acesso: 18, jun. 2012.

Para enriquecer ainda mais o seu conhecimento, assista a um vídeo sobre Fotorreportagem e Fotodenúncia, no site:

Atividades

A imagem a seguir é autoexplicativa e, em 2019, fez parte de uma das campanhas que ilustra a crise atual na Amazônia.

  1. Observe os detalhes da imagem e responda às atividades:

Texto 2

Sombra

Criação de 2007 da Ogilvy & Mather de Bangkok

Imagem disponível em: https://propmark.com.br/mercado/10-campanhas-que-ilustram-crise-atual-na-amazonia/ Acesso: 18, jun.. 2021.

a) Qual é a finalidade da foto?

b) Qual é o tema abordado na foto?

c) Os fatos retratados abordam um problema corriqueiro ou de ordem social? Justifique.

d) Qual é a denúncia feita na foto?

e) Qual é o fato irônico retratado?

2. Atividade de Produção textual

Agora, você tem a oportunidade de produzir a sua própria Fotodenúncia.

Mas lembre-se de que não é qualquer foto. Vamos pensar no tema Meio Ambiente, com esse tema você pode produzir fotos que denunciem algo de errado que aconteceu ou que esteja acontecendo próximo de você, na sua cidade, no seu bairro (queimadas, lixo depositado em local indeterminado, esgoto despejado de forma irregular, entre várias outras coisas…), precisa ser imagem de fato verídico, real, nada de camuflagens ou montagens. Lembre-se que a sua fotodenúncia pode servir para produzir uma notícia ou reportagem.

Após conseguir a foto, pense em uma legenda que complemente o que a sua fotodenúncia está falando.

Depois, é só publicar. Em suas redes sociais, no mural da escola, em um blog pessoal ou da escola. O importante é denunciar.

Mãos à obra!

Texto 3

A “epidemia de abandono” dos animais de estimação na crise do coronavírus.

Edison Veiga

Imagem disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-53594179 Acesso: 18, jun. 2021.

3. Analise as imagem do texto 3 e responda, em seu caderno, às atividades propostas.

a) Quais as leituras você pode fazer após analisar essas imagens? Fale sobre os elementos semióticos (a cor das imagens, expressão facial dos cães, a mãos estendida…).

b) Qual é a sua opinião sobre o abandone de animais? Escreva um parágrafo a respeito.

c) Os fatos retratados abordam um problema corriqueiro ou de ordem social? Qual? Justifique sua resposta.

d) No bairro em que você mora existe o problema denunciado na imagem? Se sim, o que você acha que pode ser feito para resolver o problema?

e) Você acha que os cães são os melhores amigos do homem? Justifique.

4. A finalidade da foto é

a) (  ) denunciar o abandono de cães e gatos durante a pandemia.

b) (  ) denunciar maus tratos a animais cometidos pela instituição ONG CÃO SEM FOME.

c) (  ) demonstrar a alegria dos cães ao tocar a mão da pessoa que está próximo a eles.

d) (  ) demonstrar o risco de contágio das pessoas ao aproximar-se e tocar os cães.

5. Os elementos semióticos (gestos, postura, ilustrações, cores, luz) que compõem a fotodenúncia são utilizados pelo autor para promover uma reflexão sobre o tema abordado. Ao analisar esses elementos é incorreto afirmar que

a) (  ) a imagem é sombria e as cores escuras remetem a sentimentos de tristeza e solidão.

b) (  ) as grades e as correntes enferrujadas que remetem a sentimentos como abandono e solidão.

c) (  ) os olhos dos cães demonstram a alegria de estarem naquele local.

d) (  ) a mão estendida pode retratar sentimentos de carinho pelos animais.

Pontuação – O uso da vírgula

Saiba quando usar e quando evitar a vírgula

Por meio da pontuação, indica-se, na escrita, as várias possibilidades de entonação da fala. Ela ajuda também a expressão de pensamentos, de emoções, de sentidos e assim torna mais precisa a compreensão de um texto. Dentre os sinais de pontuação, a vírgula é a que mais requer atenção. Existem situações em que o uso desse sinal é obrigatório levando em conta a estrutura da frase; em outras, se o deslocarmos, o sentido da frase será totalmente alterado.

Por exemplo: Não pode passar e Não, pode passar.

Em que casos a vírgula é obrigatória e em que casos ela é proibida?

A estrutura da frase em Língua Portuguesa é formada por pares indissociáveis: sujeito + verbo; verbo + complemento. A primeira regra de ouro do uso da vírgula é: não se separam esses elementos com vírgula. Veja o exemplo:

O professor devolveu as provas corrigidas

O professor = sujeito

devolveu = verbo

as provas corrigidas = complemento do verbo “devolveu”

Quando algo “se intromete” nessa estrutura, a vírgula será usada:

O professor, durante a aula, devolveu, em silêncio, as provas corrigidas.

O professor = sujeito

durante a aula = adjunto adverbial de tempo

devolveu = verbo

em silêncio = adjunto adverbial

as provas corrigidas = complemento do verbo “devolveu”

Quando algo “se intromete” nessa estrutura, a vírgula será usada:

O professor, durante a aula, devolveu, em silêncio, as provas corrigidas.

O professor = sujeito

durante a aula = adjunto adverbial de tempo

devolveu = verbo

em silêncio = adjunto adverbial

as provas corrigidas = complemento do verbo “devolveu”

Quando devemos usar a vírgula:

a) par separar o aposto (termo explicativo):

Rio de Janeiro, a cidade maravilhosa, cresceu muito nos últimos anos.

b) para isolar vocativo (termo que chama a atenção):

Marlene, estamos aguardando apenas você!

Estamos,Marlene,aguardando apenas você!

Estamos aguardando apenas você, Marlene!

c) para isolar expressões que indicam circunstâncias variadas como tempo, lugar, modo, companhia, entre outras (adjuntos adverbiais invertidos ou intercalados na oração):

Todos, em meio à festa, se puseram a fazer brindes aos convidados.

Durante muitos anos, fiz trabalho voluntário. Isso foi muito gratificante!

d) antes dos conectivos mas, porém, contudo, pois, logo:

Faça suas escolhas, mas seja responsável por elas.

Lidiane estudou muito para o concurso, logo deve conseguir ser aprovada.

e) para isolar termos explicativos tais como isto é, a saber, por exemplo, digo, a meu ver, ou melhor, as quais servem para retificar, continuar ou concluir o que se está dizendo:

amor, isto é, o maior dos sentimentos deve reger nossas atitudes.

Voltaremos a nos falar na quinta-feira, ou melhor, na sexta.

f) para separar termos coordenados (uma lista, por exemplo):

Amor, fortuna, ciência. Apenas isso não traz felicidade.

Durante a juventude viveu no Brasil, na França, na Itália.

Saiu de casa, fechou a porta e foi-se, para sempre, daquele lugar.

Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/6895/lingua-portuguesa-quando-usar-virgula?gclid=EAIaIQobChMIquudqeeo8QIVDrSzCh02tQqSEAAYASAAEgKfvfD_BwEAcesso: 21, ju. 2021.(adaptado)

g) para separar as conjunções e advérbios adversativos (porém, todavia, entretanto, contudo, mas),principalmente quando pospostos.

Pode ir,mas não demore!

Marlene tinha dois carros, porém dirigia-se ao trabalho de bicicleta.

h) para separar orações intercaladas.

“Não lhe posso responder com certeza, respondi eu; mas se me dá licença, […]” [Machado de Assis]

i) para separar, nas datas, o nome do lugar:

Goiânia, 21 de junho de 2021.

Quando NÃO usar a vírgula:

a) para separar sujeito e predicado:

O tapete persa (sujeito, ser de quem se diz alguma coisa) nos serviu de cama durante muitos anos (predicado, tudo o que se diz do sujeito).

b) entre verbo e complemento:

O presidente mudou (verbo) os planos de viagem (complemento do verbo).

O homem deve obedecer (verbo) a princípios éticos (complemento do verbo).

Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/6895/lingua-portuguesa-quando-usar-virgula?gclid=EAIaIQobChMIquudqeeo8QIVDrSzCh02tQqSEAAYASAAEgKfvfD_BwEAcesso: 21, ju. 2021.(Adaptado)

Atividades sobre o uso da vírgula

Marque a alternativa correta, nas atividades propostas, quanto ao uso das vírgulas:

6. A frase está pontuada corretamente em

a) (  ) Pedro II, imperador do Brasil, teria gostado de ser professor.

b) (  ) Pedro II imperador do Brasil, teria gostado de ser professor.

c) (  ) Pedro II imperador do Brasil teria, gostado de ser professor.

(d)   ) Pedro II, imperador do Brasil teria gostado, de ser professor.

7. Para separar, nas datas, o nome do lugar, a frase fica corretamente pontuada em

a) (  ) Fortaleza 21 de junho de 2021.

b) (  ) Fortaleza 21 de junho, de 2021.

c) (  ) Fortaleza, 21 de junho de 2021.

d) (  ) Fortaleza 21, de junho de 2021.

8. Em “Seja pela crise, seja pelo medo de cães e gatos transmitirem o coronavírus, seja pela mudança de vida causada pela pandemia, mais donos de animais de estimação estão se desfazendo dos seus outrora melhores amigos.”, texto 3, o uso das vírgulas separa

a) (  ) os termos correlacionados.

b) (  ) as orações intercaladas.

c) (  ) os apostos.

d)(  ) os vocativos.

Leia o texto a seguir e responda às atividade propostas:

É água que não acaba mais

Dados preliminares divulgados por pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA) apontaram o Aquífero Alter do Chão como o maior depósito de água potável do planeta. Com volume estimado em 86 000 quilômetros cúbicos de água doce, a reserva subterrânea está localizada sob os estados do Amazonas, Pará e Amapá. “Essa quantidade de água seria suficiente para abastecer a população mundial durante 500 anos”, diz Milton Matta, geólogo da UFPA. Em termos comparativos, Alter do Chão tem quase o dobro do volume de água do Aquífero Guarani (com 45 000 quilômetros cúbicos). Até então, Guarani era a maior reserva subterrânea do mundo, distribuída por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

Revista “Época”. n. 623, 26 de abril de 2010.

Disponível em: https://acessaber.com.br/atividades/atividade-de-portugues-uso-da-virgula-8o-ano/Acesso: 21, jun. 2021.

9. No fragmento “[…] diz Milton Matta, geólogo da UFPA.”, a vírgula separa

a) (  ) um sujeito.

b) (  ) um vocativo.

c) (  ) um aposto.

d) (  ) um predicativo do sujeito.

Disponível em: https://acessaber.com.br/atividades/atividade-de-portugues-uso-da-virgula-8o-ano/Acesso: 21, jun. 2021. (Adaptada)

10. No trecho “Até então, Guarani era a maior reserva subterrânea do mundo […]”, a expressão destacada e separada por vírgulas, exprime uma circunstância de

a) (  ) lugar.

b) (  ) tempo.

c)(  ) modo.

d)(  ) intensidade.

Disponível em: https://acessaber.com.br/atividades/atividade-de-portugues-uso-da-virgula-8o-ano/Acesso: 21, jun. 2021. (Adaptada)

Se for possível, clique aqui para baixar ou imprimir sua atividade.