Funções: representações numérica, algébrica e gráfica – 2ª semana – Matemática – 9º Ano - 20/08/2020

Olá….. tudo bem? Vamos iniciar mais uma atividade de matemática? Então vamos lá!!!!

  1. Quais são as raízes reais da equação  x² – x = 6 ?
  2. a) (  ) Apenas 3
  3. b) (  ) 25 e 3
  4. c) (  ) 25 e – 2
  5. d) (  ) 3 e – 2
  1. Veja a equação do segundo grau.  x² – 8x + 7 = 0.    O conjunto solução dessa equação é:
  2. a) ( ) S = {−7,1}
  3. b) ( ) S = {1,-7}
  4. c) ( ) S = {7, 1}
  5. d) (  ) S = {2,6}       

3. Um terreno quadrado possui área de 144 metros quadrados e apenas a sua frente ainda não está murada. Quantos metros de muro terão que ser feitos para isolar completamente esse terreno?

  1. a) (  ) 144m
  2. b) (  ) 576 m
  3. c) (  ) 12 m
  4. d) (  ) 18 m

E aí? tá bem fácil, né?

E aí?

Está fácil, né?

4. A temperatura C de um forno (em graus centígrados) é reduzida por um sistema a partir do instante do desligamento (t = 0) e varia de acordo conforme expressão a seguir.                                                          C(t)= –t2/4 + 400

Observação: considere t quantidade de tempo

Por motivos de segurança, a trava do forno só é liberada para abertura quando o forno atinge temperatura de 39 °C. Qual o tempo mínimo de espera, em minutos, após desligar o forno, para que a porta possa ser aberta?

  1. ( ) 19,0
  2. ( )19,8
  3. ( ) 20,0
  4. ( ) 38,0

5. Para descobrir o número de lados de um polígono do qual sabemos apenas o número de diagonais, usaremos a expressão a seguir:                                                                                                                                                                                       d = n(n – 3)/2

Sabendo disso, qual é a medida de um ângulo interno de um polígono convexo que possui 230 diagonais?

  1. a) ( ) 164,35°
  2. b) ( ) 23°
  3. c) ( ) 1849°
  4. d) ( ) 3780°

6. Para resolver a equação do 2º grau podemos utilizar vários métodos, um dos mais utilizados é aplicando a Fórmula de Bhaskara. As raízes ou zeros da função do 2º grau representam aos valores de x tais que f(x) = 0, as raízes de uma função podem ser determinadas pela resolução da equação de segundo grau.

        Encontre o conjunto solução da função .

                   f(x) = x² – 5x + 6

  1. Observe a parábola representada na figura a seguir.

Considere que as raízes são abscissas dos pontos em que essa parábola intercepta o eixo x da função

        f(x) = x² – 6x + 5 .

Sabendo disso determine as raízes dessa função quadrática

Olha só! Uma pausa para se movimentar um pouco!

Você aceita o desafio?

Então, vamos aprender o passinho!

8. Quais os pontos de encontro do gráfico da função f(x) = x2 + 6x + 8, definida nos números reais, com o eixo x do plano cartesiano?

  1. a) (  ) (2, 0) e (4, 0)
  2. b) (  ) (– 2, 0) e (4, 0)
  3. c) (  ) (2, 0) e (– 4, 0)
  4. d) (  )  (– 2, 0) e (– 4, 0)

9. Calcule o valor de p na equação x² – (p + 5) x + 36 = 0 , de modo que as raízes reais sejam iguais.

10. Analise a seguinte equação, –2x² – 2x + 12 = 0. Encontre suas raízes.

Parece que terminamos, hein?




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