Portal NetEscola

Gênero: Conto de Humor – Atividade 4 - 03/03/2021

Conto de humor

Disponível em :https://www.mdig.com.br/index.php?itemid=29917Acesso em 09 de nov. de 2020.

O conto de humor, como o próprio nome antecipa, é a narrativa em que o escritor compõe cenas engraçadas, surpreendentes, e, muitas vezes, o leitor identifica-se com elas, porque são situações comuns, extraídos do cotidiano, capazes de render textos agradáveis e engraçados. Contos de humor não são piadas! O humor é leve e refinado!

O conto é uma narrativa breve escrita em prosa e que, embora tenha os mesmos elementos de um romance ou uma novela – enredo, personagem, tempo e espaço, é mais curto e apresenta ideias concisas e precisão narrativa. Os contos de humor, especificamente, utilizam as características do que é considerado divertido e cômico para a estruturação de sua narrativa e constroem o humor por meio de mecanismos linguísticos, figuras de linguagem, quebra de expectativa e conhecimentos de mundo que são mobilizados na interação entre autor, texto e leitor.

Estrutura tradicional do conto: apresentação das personagens, situando-as no tempo e no espaço; complicação (o que aconteceu?); clímax (momento de maior suspense) e desfecho (final da trama).

Disponível em https://novaescola.org.br/plano-de-aula/4736/a-oralidade-caracteristica-dos-contos-de-humor#:~:text=Os%20contos%20de%20humor%2C%20especificamente,na%20intera%C3%A7%C3%A3o%20entre%20autor%2C%20textohttps://mundoeducacao.uol.com.br/redacao/os-diferentes-textos-humoristicos.htmAcesso em 09 de nov. 2020.

As narrativas de humor possuem um lado cômico como principal característica. Possuem, também, elementos humorísticos. A função de uma narrativa de humor é divertir o leitor. Seu meio de veiculação é em livros ou jornais, etc. Pode ser também feita em linguagem não verbal ou vir caracterizada por estereotipar, fazer uma caricatura e disso se valer para arrancar boas risadas do leitor através do improviso e da imprevisibilidade, ou seja, o leitor tem que nem imaginar o que estará por vir para que o elemento surpresa faça o efeito bombástico.

Disponível em https://brainly.com.br/tarefa/2252473https://mundoeducacao.uol.com.br/redacao/os-diferentes-textos-humoristicos.htm Acesso em 09 de nove 2020.

Tanto na linguagem falada quanto na escrita, se analisarmos o significado da palavra humor, percebemos que esta nos remete à ideia de comicidade, de riso e descontração. Mas os mesmos podem também possuir outra finalidade, que é a crítica a um determinado contexto social, principalmente no campo da política.

 O texto, a seguir, de autoria desconhecida, vale-se de uma situação cotidiana, para descrever um fato bem-humorado. Observe também a escolha de vocabulário simples, próprio para uma leitura rápida: 

  O Barbeiro

Diz que um belo dia, um índio bem alegre, chegou numa barbearia juntamente com um menino, os dois para cortar o cabelo.

O barbeiro, gente mui buena, fez um belo corte no índio, que já aproveitô pra aparar a barba, enfim deu trato geral. Depois de pronto o índio, chegou a vez do guri. Nisso o índio disse pro barbeiro:

 – Tchê, enquanto tu corta as melena do guri, vou dar um pulo até o bolicho da esquina comprar um cigarrito e já tô de volta.

 – Tá bueno! disse o barbeiro.

 Só que o barbeiro terminou de cortar o cabelo do guri e o índio não apareceu.

– Senta aí e espera que teu pai já vem te buscar.

– Ele não é meu pai! – Disse o moleque.

– Teu irmão, teu tio, seja lá o que for, senta aí.

– Ele não é nada meu! Falou o guri.

  Aí o barbeiro perguntou intrigado:

  – Mas quem é o animal então?

  – Não sei! Ele me pegou ali na esquina e perguntou se eu queria cortar o cabelo de graça!

Disponível em: https://armazemdetexto.blogspot.com/2018/08/causo-barbeiro-publicado-por-roberto.html.

ATIVIDADES

1. Segundo o texto lido, explique o que é o conto de humor.

2. Marque a alternativa correta sobre contos de humor.

a) (   ) Contos de humor são piadas!

b) (   ) Não são narrativas engraçadas.

c) (   ) Nele o humor é leve e refinado!

d) (   ) Todas as alternativas estão corretas.

3. Cite a estrutura tradicional do conto.

4. Sobre o gênero textual conto de humor:

I- É uma narrativa breve escrita em prosa.

II- Possui os mesmos elementos de um romance ou uma novela – enredo, personagem, tempo e espaço, é mais curto e apresenta ideias concisas e precisão narrativa.

III- Os contos de humor, especificamente, utilizam as características do que é considerado divertido e cômico para a estruturação de sua narrativa.

IV- Estes tipos de contos constroem o humor por meio de mecanismos linguísticos, figuras de linguagem, quebra de expectativa e conhecimentos de mundo que são mobilizados na interação entre autor, texto e leitor.

Marque a alternativa correta:

a) (   ) Somente a alternativa I está correta.

b) (   ) Somente as alternativas I e II estão corretas.

c) (   ) Todas as alternativas estão corretas.

d) (   ) Nenhuma alternativa está correta.

5. Além da função de divertir o leitor, qual outra função este tipo de gênero nos apresenta?

Leia o conto de humor a seguir para responder às perguntas de 6 a 10:

O caboclo, o padre e o estudante

(Conto recolhido pela Câmara Cascudo)

Disponível em:http://mundovelhomundonovo.blogspot.com/2018/04/caboclo-engabelar-padre-e-estudante-no.htmlAcesso em 09 de nov. de 2020.

Um estudante e um padre viajavam pelo interior, tendo como guia um caboclo. Deram a eles, numa casa, um pequeno queijo de cabra. Não sabendo como dividir, pois que o queijo era pequeno mesmo, o padre resolveu que todos dormissem e o queijo seria daquele que tivesse, durante a noite, o sonho mais bonito (pensando, claro, em engambelar os outros dois com seu oratório). Todos aceitaram e foram dormir. À noite, o caboclo acordou, foi ao queijo e o comeu.

Pela manhã, os três sentaram à mesa para tomar café e cada qual teve que contar seu sonho. O padre disse que sonhou com a escada de Jacó e descreveu lindamente. Por ela, ele subia triunfalmente para o céu. O estudante então contou que sonhara já estar no céu esperando o padre que subia. O caboclo riu e contou:

– Sonhei que via seu padre subindo a escada e seu doutor lá no céu, rodeado de amigos. Eu fiquei na terra e gritei:

– Seu doutor, seu padre, o queijo!

– Vosmicês esqueceram o queijo!

Então vosmicês responderam de longe, do céu:

– Come o queijo, caboclo! – Come o queijo, caboclo! Nós estamos no céu, não queremos queijo.

– O sonho foi tão forte que eu pensei que era verdade, levantei enquanto vocês dormiam e comi o queijo…

Disponível em: https://www.tudosaladeaula.com/2019/01/atividade-de-compreensao-genero-conto-8.htmlAcesso em 09 de nov.de 2020

6. Com relação ao gênero e a sua estruturação, responda:

a) Qual é o gênero textual?

b) Qual é o tipo discursivo?

c) Quais as principais características do gênero?

7. O assunto do texto é

a) (   ) a história de um burro falante.

b) (   ) a histórias de três amigos que ganharam um queijo, que por ser pequeno, o padre resolveu dá-lo a quem tivesse o sonho mais bonito.

c) (   ) história de  três amigos viajantes que disputavam um pedaço de carne.

d) (   ) história de um padre que fugiu do convento.

8. Quem você considera o mais esperto dos personagens? Por quê?

9. Marque (V) ou (F) para as alternativas falsas ou verdadeiras sobre as explicações dos sonhos de cada um:

a) (   ) O padre disse que sonhou com a escada de Jacó e descreveu lindamente. Por ela, ele subia triunfalmente para o céu.

b) (   ) O estudante então contou que sonhara já estar no céu esperando o padre que subia.

c) (   ) O caboclo contou que viu o padre e o estudante no céu e os dois mandavam ele comer o queijo. Então ele comeu pensando que o sonho era real.

d) (   ) Nenhum deles conseguiu comer o queijo.

10. Você concorda com a atitude do padre tentando“engambelar” o estudante e o caboclo? Justifique.

Não se esqueça de imprimir a atividade, ok?