Gênero: Propaganda – 7° ano – Língua Portuguesa – Atividade de Revisão – 3ª semana - 27/08/2020

I – OBJETO DE CONHECIMENTO: Estratégia de leitura: apreender os sentidos globais do texto/ Efeitos de sentido e exploração da multissemioses – Gênero: Propaganda

II – ATIVIDADES:

Leia os textos e depois responda as atividades no caderno.

Texto 1

Disponível em <https://www.memoriadapropaganda.org.br/mulher-marervilha-e-a-nova-peca-da-campanha-hortiflix-da-hortifruti/> Acesso em 04 de ago. de 2020.

1- Essa propaganda vende um produto ou uma ideia?

2- A que público-alvo essa propaganda se destina?

3- Justifique sua resposta anterior com elementos da propaganda.

4- Sobre a propaganda é correto afirmar

a) (   ) apenas o texto não verbal é responsável pela persuasão.

b) (   ) toda propaganda tem como proposição básica uma destas intenções: vender um produto ou conscientizar sobre um tema social.

c) (   ) o público-alvo não é um elemento decisivo na elaboração de uma propaganda.

d) (   ) o texto publicitário não é, necessariamente, argumentativo.

5- Assinale a alternativa correta com relação aos principais suportes de veiculação dos textos de propaganda.

a) (   ) São veiculadas apenas em revistas e jornais impressos.

b) (   ) São os outdoors encontrados ao longo das ruas e avenidas alertando as pessoas com relação aos cuidados com a saúde e alimentação.

c) (   ) Circulam apenas na internet, em sites e blogs.

d) (  ) São veiculados em televisão, internet, rádio, jornais, revistas, outdoors, pontos de ônibus, postes de iluminação pública etc.

Disponível em < https://brasilescola.uol.com.br/redacao/textos-publicitarios.htm> Acesso em 04 de ago. de 2020.

Texto 2

A pressa passa as consequências ficam | Ricardo Shimosakai

Disponível em <https://www.ricardoshimosakai.com.br/a-pressa-passa-as-consequencias-ficam/> Acesso em 05 de ago. de 2020.

6- Essa propaganda vende um produto ou uma ideia?

7- A que público-alvo essa propaganda se destina?

8- Você considera a propaganda convincente ao público alvo? Justifique sua resposta com elementos do gênero apresentado.

9- Com relação ao gênero textual propaganda, marque a alternativa que melhor define seus principais objetivos.

a) (   ) A propaganda tem o objetivo de divulgar as produções literárias e não literárias escritas pelos publicitários.

b) (   ) A propaganda tem o objetivo de informar os leitores a respeito das atualidades econômicas e políticas dos estados e municípios.

c) (   ) A propaganda tem o objetivo de vender e/ou tornar pública alguma informação, anunciar algum produto ou serviço e/ou convencer os leitores.

d) (  ) A propaganda tem o objetivo de anunciar quais são os produtos em oferta nos supermercados de médio e grande portes.

Disponível em < https://brasilescola.uol.com.br/redacao/textos-publicitarios.htm> Acesso em 05 de ago. de 2020.

10- Neste cartaz, o uso da imagem que compõe o texto não-verbal tem a função de

a) (   ) chamar a atenção do público para o combate à violência, ilustrando a mensagem do slogan.

b) (   ) apenas ilustrar o cartaz, demonstrando a criatividade do publicitário que criou a propaganda.

c) (   ) alertar o público com a exposição de uma cena que demonstra as consequências da imprudência e velocidade no trânsito.

d) (   ) convencer o público sobre o fim dos relacionamentos.

11- Ao observar a relação de sentido entre os períodos “A pressa passa. As consequências ficam”, indique a conjunção que poderia ser usada adequadamente para fazer a ligação entre as ideias.

a) (   ) Porque.

b) (   ) E.

c) (   ) Quando.

d) (   ) Como.

Disponível em <https://decifrandotextosecontextos.blogspot.com/search?updated-max=2018-05-29T03:52:00-07:00&max-results=7&start=55&by-date=false> Acesso em 05 de ago. de 2020.

Deixe um comentário