Gênero: Propaganda – 7° ano – Língua Portuguesa – Atividade de Revisão – 3ª semana - 27/08/2020
I – OBJETO DE CONHECIMENTO: Estratégia de leitura: apreender os sentidos globais do texto/ Efeitos de sentido e exploração da multissemioses – Gênero: Propaganda
II – ATIVIDADES:
Leia os textos e depois responda as atividades no caderno.
Texto 1
Disponível em <https://www.memoriadapropaganda.org.br/mulher-marervilha-e-a-nova-peca-da-campanha-hortiflix-da-hortifruti/> Acesso em 04 de ago. de 2020.
1- Essa propaganda vende um produto ou uma ideia?
2- A que público-alvo essa propaganda se destina?
3- Justifique sua resposta anterior com elementos da propaganda.
4- Sobre a propaganda é correto afirmar
a) ( ) apenas o texto não verbal é responsável pela persuasão.
b) ( ) toda propaganda tem como proposição básica uma destas intenções: vender um produto ou conscientizar sobre um tema social.
c) ( ) o público-alvo não é um elemento decisivo na elaboração de uma propaganda.
d) ( ) o texto publicitário não é, necessariamente, argumentativo.
5- Assinale a alternativa correta com relação aos principais suportes de veiculação dos textos de propaganda.
a) ( ) São veiculadas apenas em revistas e jornais impressos.
b) ( ) São os outdoors encontrados ao longo das ruas e avenidas alertando as pessoas com relação aos cuidados com a saúde e alimentação.
c) ( ) Circulam apenas na internet, em sites e blogs.
d) ( ) São veiculados em televisão, internet, rádio, jornais, revistas, outdoors, pontos de ônibus, postes de iluminação pública etc.
Disponível em < https://brasilescola.uol.com.br/redacao/textos-publicitarios.htm> Acesso em 04 de ago. de 2020.
Texto 2
Disponível em <https://www.ricardoshimosakai.com.br/a-pressa-passa-as-consequencias-ficam/> Acesso em 05 de ago. de 2020.
6- Essa propaganda vende um produto ou uma ideia?
7- A que público-alvo essa propaganda se destina?
8- Você considera a propaganda convincente ao público alvo? Justifique sua resposta com elementos do gênero apresentado.
9- Com relação ao gênero textual propaganda, marque a alternativa que melhor define seus principais objetivos.
a) ( ) A propaganda tem o objetivo de divulgar as produções literárias e não literárias escritas pelos publicitários.
b) ( ) A propaganda tem o objetivo de informar os leitores a respeito das atualidades econômicas e políticas dos estados e municípios.
c) ( ) A propaganda tem o objetivo de vender e/ou tornar pública alguma informação, anunciar algum produto ou serviço e/ou convencer os leitores.
d) ( ) A propaganda tem o objetivo de anunciar quais são os produtos em oferta nos supermercados de médio e grande portes.
Disponível em < https://brasilescola.uol.com.br/redacao/textos-publicitarios.htm> Acesso em 05 de ago. de 2020.
10- Neste cartaz, o uso da imagem que compõe o texto não-verbal tem a função de
a) ( ) chamar a atenção do público para o combate à violência, ilustrando a mensagem do slogan.
b) ( ) apenas ilustrar o cartaz, demonstrando a criatividade do publicitário que criou a propaganda.
c) ( ) alertar o público com a exposição de uma cena que demonstra as consequências da imprudência e velocidade no trânsito.
d) ( ) convencer o público sobre o fim dos relacionamentos.
11- Ao observar a relação de sentido entre os períodos “A pressa passa. As consequências ficam”, indique a conjunção que poderia ser usada adequadamente para fazer a ligação entre as ideias.
a) ( ) Porque.
b) ( ) E.
c) ( ) Quando.
d) ( ) Como.
Disponível em <https://decifrandotextosecontextos.blogspot.com/search?updated-max=2018-05-29T03:52:00-07:00&max-results=7&start=55&by-date=false> Acesso em 05 de ago. de 2020.