Gênero Quarta capa- Atividade 4 - 05/03/2021

Quarta capa

Você sabe quais são as partes de um livro impresso?

          Até que um livro esteja bonitinho na prateleira da livraria, ele passa por uma série de processos de montagem, colagem, etc. e etc. Para facilitar a vida de quem trabalha com eles, cada parte do livro tem um nome, assim como variações de capa e papel.

Com certeza você já ouviu de alguns termos técnicos que compõem um livro, desde os mais simples e conhecidos, como a capa, até os mais diferentes, como o colofão. Você sabe dizer o que significa cada um deles?

Imagem disponível em: https://conquistaguia.com.br/wp-content/uploads/2020/06/CQT_EF1_4A_DB_DIA3_SEM11-1.pdf Acesso: 12,nov. 2020.

          Vamos começar falando das partes externas de um livro

         Capa- A capa é considerada o cartão de visita de um livro, pois além de protegê-lo, serve como chamariz para os leitores. Nela você irá encontrar o título da obra, nome do(a) autor(a) e a editora pela qual ela foi publicada.

        Quarta capa ou contracapa – É a parte de trás do livro. Nela consta a sinopse da obra. Obs.: A área interna da capa é denominada segunda capa e a área interna da contracapa é chamada de terceira capa.

         Lombada – É a parte que liga todas as folhas do livro e dá sustentação ao material. Na lombada também devem constar o nome do livro, nome do autor e a logomarca da editora pela qual ele foi publicado, para que seja fácil a identificação do livro se ele estiver guardado em uma estante.

        Primeira orelha – Essa parte do livro geralmente contém um pequeno texto no qual o tema da obra é mais aprofundado.

           Segunda orelha – Na segunda orelha consta um pequeno texto sobre o autor da obra.

           Partes internas de um livro: pré-textual

         Falsa folha de rosto – É a primeira folha de um livro e contém, geralmente, apenas o título da obra e nome do autor.

         Folha de rosto – Vem logo após a primeira folha e contém todos os dados que caracterizam a edição, como o nome da editora, ficha catalográfica e informações de direito autoral.

           Dedicatória e agradecimentos – Texto curto escrito pelo autor para homenagear alguém.

           Sumário – Lista os capítulos de um livro, na ordem em que eles aparecem.

         Prefácio ou apresentação – Texto que pode ser escrito pelo próprio autor ou por um convidado que tenha lido o livro anteriormente. Nele se faz algumas considerações a respeito da obra.

           Partes internas de um livro: textual

         Posfácio – Quando presente, traz um texto com alguma informação sobre a obra ou com um último ponto de vista sobre ela.

         Apêndice – Traz algum material complementar ao texto. Anexo Documento, nem sempre do próprio autor, que serve de fundamentação, comprovação ou ilustração.

           Glossário – Listagem com alguns termos utilizado na obra e os seus significados.

         Bibliografia – Lista de obras que foram utilizadas como referência para a construção do texto ou que são recomendadas pelo autor.

           Índice – Apresenta uma lista de assuntos abordados no livro em ordem alfabética.

           Colofão – É o último elemento que compõe o livro e apresenta informações técnicas sobre ele, como ano da impressão, nome das pessoas que trabalharam na edição da obra e o papel e a tipografia utilizados.

           Todas as partes internas de um livro juntas compõem o que é chamado de miolo.

Disponível em: https://conquistaguia.com.br/wp-content/uploads/2020/06/CQT_EF1_4A_DB_DIA3_SEM11-1.pdf. Acesso: 12, nov. 2020.

          Agora que você já conhece as partes que compõem um livro impresso e entende a importância de cada uma delas, vamos entender melhor a quarta capa, foco do nosso estudo.  

          O gênero contracapa ou quarta capa

       A contracapa constitui-se numa peça muito importante na composição de um livro, pois cabe a ela a função de informar o leitor sobre o conteúdo da obra à qual faz referência, apresentando uma avaliação positiva que ajuda a promover a obra, no sentido de levar o leitor a adquiri-la e/ou lê-la. Nela consta a sinopse da obra e outros elementos, e é constituída a partir do consenso ou não de dois enunciadores (a editora e o autor). A principal finalidade do gênero é a apresentação do livro, visando seduzir o leitor e convencê-lo da qualidade daquela obra.

       A quarta capa tem, então, papel relevante na promoção do livro, apresentando a obra e informações importantes que influenciam na escolha do livro. Tais informações são de extrema importância para os leitores, visto que os situam no tema, contextualizando-o e seduzindo-o para a compra/leitura da obra. O propósito principal do gênero quarta capa é o de incitar à leitura, conforme estudos já realizados por Cristóvão (2002) e Almeida e Silva (2014) que indicam o seu caráter promocional.

Disponível em: http://www.eaic.uem.br/eaic2016/anais/artigos/1244.pdf Acesso: 12, nov. 2020.

          Na quarta capa, que às vezes as pessoas chamam de contracapa, continua-se com o trabalho gráfico que começou na capa. As seguintes informações costumam ser colocadas na quarta capa: o código de barras e o número de ISBN (sistema internacional de identificação de livros), o logo da editora, um “quote” de um personagem ou trecho da história, “quotes” de “críticos” que já leram o livro, sinopse do livro.

          Ainda chama atenção à escassez de pesquisas referentes a este curioso e instigante gênero, cujo termo utilizado para fazer referência a ele varia. Conforme relata Cristóvão (2005, p.99) “o emprego do termo quarta capa foi sugerido por profissionais da área editorial, […]. Entretanto é preciso mencionar que, nos discursos do cotidiano, o termo mais usado é o de contracapa”, visto que o termo quarta capa não foi reconhecido tão rapidamente pelo público.

Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/Acesso: 12, nov. 2020.

          Glossário:

        Quote: É o mesmo que uma citação, uma frase retirada de um livro, colocar entre “aspas”, mencionar com o objetivo de enfatizar uma opinião, especificar, determinar. Alguns quotes se tornaram referências ao longo dos anos e podem ser considerados “imortais” das letras.

Disponível em: http://cafecomleituranarede.blogspot.com/2013/04/o-que-e-quote.html. Acesso: 12, nov.2020.

          Sinopse: “Synopsis”, vindo do grego, significa uma “visão geral” de algo. É um breve resumo dos conteúdos do livro. No mercado norte-americano, a sinopse é o texto que o autor apresenta a um agente literário quando deseja ser publicado por uma editora.

Disponível em: https://bibliomundi.com/blog/como-escrever-uma-sinopse-para-ebook/  Acesso: 12, nov.2020.

 

ATIVIDADES

1. De acordo com o texto e os seus conhecimentos, conceitue quarta capa?

2.Qual é a função do texto da quarta capa de um livro?

3.Que elementos costumam compor o gênero quarta capa?

4. Defina sinopse.

Texto 1

Exemplo de quarta capa mostrando a sinopse do livro. O Festim dos Corvos de George R.R. Martin.Disponível em: http://www.julianavieira.com.br/2014/05/resenha-do-livro-culpa-e-das-estrelas.html Acesso: 12, nov. 2020.

5. O texto acima pertence ao gênero quarta capa e faz a apresentação de uma obra, qual? Quem é o autor do livro?

6. O que mais chamou a sua atenção ao ler as primeiras nove linhas da sinopse dessa obra? Você gostou do que foi apresentado na sinopse? Leria esse livro a partir dessa apresentação? Por quê?

Leia o texto para responder às atividades 7 e 8.

A quarta capa tem, então, papel relevante na promoção do livro, apresentando a obra e informações importantes que influenciam na escolha do livro. Tais informações contidas no gênero quarta capa são de extrema importância para os leitores, visto que os situam no tema, contextualizando-o e seduzindo-o para a compra/leitura da obra.

7. Você concorda com a afirmação contida no excerto acima? Acredita que o texto de quarta capa pode, de fato, influenciar o leitor para a leitura ou aquisição de um livro? Justifique sua resposta.

8.Você já teve a curiosidade de ler a sinopse de um livro antes de iniciar a leitura? Por quê?

Analise as imagens da capa e a quarta capa ou contracapa a seguir e responda:

9. Sobre os textos acima pode-se afirmar que

I- na sinopse é apresentada a obra “A Culpa é das Estrelas de John Green.”

II- a capa apresenta elementos verbais e não verbais que chamam a atenção do leitor.

III- as palavras inspirador, corajoso, irreverente e brutal destacadas na contracapa são adjetivos e caracterizam o livro.

IV- as palavras inspirador, corajoso, irreverente e brutal destacadas na contracapa são substantivos e definem o livro.

a) (   ) Somente os itens I e III estão corretos.

b) (   ) Somente os itens II e III estão corretos.

c) (   ) Somente o item IV está correto.

d) (   ) Todos os itens estão corretos, exceto o IV.

10. Pesquise a sinopse de um livro (impresso ou online) que você leu e realize as seguintes atividades:

a) Cite o nome do livro e do autor;

b) Escreva o trecho da sinopse que você mais gostou;

c) Reescreva a sinopse desse livro, acrescentando novos elementos que, na sua opinião, apresentarão melhor o livro ou retire elementos que julgar desnecessários.

d) Não se esqueça de que é a sinopse que promove a obra. Modifique o que achar necessário, acrescente informações importantes que vão influenciar outros leitores na escolha do livro para leitura ou compra.