ATIVIDADE 13 – Gênero Textual Charge; Concordância nominal e verbal - 16/08/2021

Charge

GÊNERO TEXTUAL QUE FAZ CRÍTICAS AOS TEMAS DE INTERESSE PÚBLICO

Ao observar o texto ao lado você percebe a crítica social e ao mesmo tempo o humor.

As charges são tipos de textos que podem ser usados para denunciar e criticar as mais diversas situações do cotidiano relacionadas com a política e a sociedade. Como prova de sua relevância, estão cada vez mais presentes nas provas de concursos e vestibulares, quando o candidato tem sua habilidade de interpretação de texto colocada em análise. O principal objetivo de uma charge é transmitir uma visão crítica sobre determinado assunto que esteja sob alvo de discussões na sociedade.

Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/redacao/charge.htmAcesso: 29 Jun., 2021. (Adaptada)

Imagem disponível em: https://curiozzzo.com/2017/10/30/charges-engracadas-de-um-cartunista-natalense-pra-voce-rir-hoje/Acesso: 30 Jun. 2021.

A charge é um gênero no qual o autor expressa sua visão dos fatos por meio de caricaturas. Ela pode vir com um ou mais personagens, geralmente personalidades públicas. Mas também costuma apresentar pessoas envolvidos na política, devido ao seu teor crítico. Podendo conter ou não legendas e balão de fala, faz uso do humor. É de origem francesa, “charger” quer dizer “carga”, ou seja, o uso do exagerado para representar alguma situação ou alguém de forma cômica. 

CARACTERÍSTICAS DA CHARGE

• Representa a atualidade: para entendimento da piada contida no desenho, é necessário um contexto histórico. Ou seja, sem saber qual âmbito uma história está sendo contada, a piada é perdida;

• Linguagem verbal e não verbal: o desenho pode ser verbalizado ou não, através das legendas ou balões de textos. 

• Fator social ou político: tem como tema especialmente questões políticas e sociais, sejam elas nacionais ou internacionais. E está em volta da satirizarão de um fato político e/ou social de relevância. 

• Posicionamento editorial: normalmente pode retratar o ponto de vista do veículo comunicacional no qual a charge está sendo veiculada;

• Circulação: é considerado um gênero jornalístico, então é bastante usado pelo meio. Ou seja, sua circulação será em jornais e revistas;

• Efemeridade: retrata acontecimentos contemporâneos. A charge é tida como efêmera, pois está sempre se atualizando;

• Exagero: aponta o exagero para provocar a vertente humorística; o riso. No exagero, o chargista enfatiza pontos tidos como principais. O profissional faz distorções da realidade, mas não tira a veracidade;

• Caráter: humorístico, cômico, irônico e satírico.

• Ruptura discursiva: o final inesperado trata-se de uma quebra do discurso construído na charge;

• Intertemporalidade: a charge nunca irá explicar a sua própria piada. 

Existe também a Charge animada. Ela possui as mesmas características de uma charge em desenho, foi popularizada por meio das redes sociais e televisão. Nesse tipo, é mais frequente o uso da linguagem verbal, por ser desenhos em movimentos e com sonoridade. 

Disponível em:https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/lingua-portuguesa/chargeAcesso: 29 Jun. 2021.

Para ampliar o seu conhecimento, assista ao vídeo sobre o gênero Charge.

CONCORDÂNCIA NOMINAL E VERBAL – Parte 1

QUAL É O ERRO DA MANCHETE?

De acordo com a manchete circulada, o que traz riscos?

Redes sociais.  Percebeu que há aqui um problema de concordância?

Segundo a norma culta, o verbo de uma oração deve concordar em número e pessoa com o sujeito. Então o correto é Redes sociais oferecem vantagens, mas trazem riscos.

Vamos estudar mais sobre o assunto?

A concordância verbal ou nominal pode ser classificada como uma forma de “harmonizar” a ligação entre os termos de alguma sentença. Esses termos podem ser substantivos, pronomes, verbos, numerais e adjetivos, por exemplo.  

CONCORDÂNCIA VERBAL 

A concordância verbal é a relação estabelecida entre o sujeito e o verbo. Para isso, é necessário que o verbo flexione de acordo com as características do sujeito.  

Leia e analise a sintaxe de um trecho do livro “Maggie e a Guerra do Chocolate”, de Michelle Mulder:

“Em 1947, muito meninos costumavam trabalhar como entregadores de mercadorias, mas Maggie queria provar que ela também conseguiria fazer entregas tão bem quanto os garotos.”

Concordância verbal e nominal é a parte da gramática que estuda a conformidade estabelecida entre cada componente da oração.

Enquanto a concordância verbal se ocupa da relação entre sujeito e verbo, a concordância nominal se ocupa da relação entre as classes de palavras:

concordância verbal = sujeito e verbo / concordância nominal = classes de palavras.

CONCORDÂNCIA VERBAL 

Disponível em: https://www.todamateria.com.br/concordancia-verbal-e-nominal/Acesso: 30 Jun. 2021.

CONCORDÂNCIA NOMINAL 

A concordância nominal é a relação estabelecida entre o substantivo e seus determinantes (pronomes, artigos, adjetivos e numerais). Essa concordância é feita em gênero (masculino ou feminino) e em número (singular e plural). Além dessa regra geral, há casos específicos que podem gerar muitas dúvidas, como o que ocorre com as expressões “é proibido”, “menos”, “anexo”, “meio” etc. Por exemplo:

Meu filho é bonito.

(pronome + substantivo + verbo + adjetivo)

Caso o substantivo da frase passe para o feminino, os termos que o acompanham terão que fazer a mesma transição para que haja concordância nominal. Veja:

Minha filha é bonita.

(pronome + substantivo + verbo + adjetivo)

O mesmo acontece se alterarmos o número do substantivo (do singular para o plural):

Minhas filhas são bonitas.

(pronome + substantivo + verbo + adjetivo)

Casos específicos de concordância nominal

Há, no entanto, alguns casos específicos de concordância nominal que geram muitas dúvidas. Vamos entender melhor o que acontece em alguns deles.

·       A palavra “menos”

Por ser uma palavra invariável, “menos” sempre será escrito dessa forma, mesmo quando acompanhar um substantivo no feminino. A palavra “menas” não existe.

Ela tinha menos caixas do que ele.

·       A palavra “meio”

Quando a palavra “meio” possui função de adjetivo, ela deve concordar com o substantivo que qualifica:

  • Já passa de meio-dia e meia [hora].
  • Você é cheio de meias palavras.
  • Temos um milhão e meio [milhão] de votantes.

Tome cuidado para não confundir com o advérbio “meio”, que não flexiona:

  • mulher está meio cansada. (“meio” altera o adjetivo “cansada”, e não o substantivo “mulher”, por isso exerce função de advérbio e é invariável).

Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/concordancia-nominal-regra-geral.htm Acesso: 30 Jun. 2021

ATIVIDADES

Hora de praticar!

Texto 1

Leia o texto 1 e responda às atividades propostas, em seu caderno.

a) Qual a finalidade desse texto?

b) Qual é o problema social é denunciado nessa charge?

c) Onde está o humor dessa charge?

d) Identifique e escreva pelo menos três características do gênero textual charge.

e) Qual a linguagem empregada?

Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_OzPWACcHNGg/S9TTmmKph_I/AAAAAAAAAmY/Np_Qf2UFEtc/s1600/atcaaad6vleupjal6z3c1ivphy2hu1ss7vbzljackujfikbz-etzzahohxrjyxol9cg4l-6westnm59rg1tadfbv57wsajtu9vcafg3bf8df7_ctgbklzt4co0jqjg1%5B1%5D.jpgAcesso: 30 Ju. 2021

Texto 2

Leia o texto 2 e responda às atividades.

2. Ao relacionar o problema da seca à inclusão digital, essa charge (texto 2) faz uma crítica a respeito da

a) (  ) dificuldade na distribuição de computadores nas áreas rurais.

b) (  ) possibilidade de uso do computador como solução de problemas sociais.

c) (  ) ausência de políticas públicas para o acesso da população a computadores.

d) (  ) escolha das prioridades no atendimento às reais necessidades da população.

Texto 3

Leia o texto 3 ao lado e responda às atividades de 3 a 5.

3. A principal finalidade do texto é

a) (  ) trazer uma reflexão.
b) (  ) apresentar uma crítica.
c) (  ) expor um ponto de vista.
d) (  ) expor uma informação.

4. Os elementos verbais e não verbais dessa charge revelam, sobretudo, que


a) (  ) as pessoas estão com medo de serem assaltadas nas ruas.
b) (  )  o medo da contaminação é superior ao medo de armas.
c) (  ) as mulheres estão sendo atacadas constantemente.
d) (  ) os doentes estão contaminando as pessoas nas ruas.

Imagem disponível em: https://www.tudosaladeaula.com/2021/02/atividade-interpretacao-charge-com-gabarito-anos-finais.html. Acesso: 30 Jun. 2021.

Disponível em: https://www.maisbolsas.com.br/enem/lingua-portuguesa/interpretacao-de-charges-e-tirinhas Acesso: 30 Jun. 2021.(Adaptada)

5. A compreensão adequada da charge exige o entendimento da combinação de elementos verbais e não-verbais. A expressão da mulher na charge revela que ela está

a) (  )  inquieta.

b) (  )  indignada.

c) (  ) exultante.

d) (  ) atemorizada.

Disponível em: https://www.maisbolsas.com.br/enem/lingua-portuguesa/interpretacao-de-charges-e-tirinhas Acesso: 30 Jun. 2021.(Adaptada)

6. Indique, nas alternativas a seguir, opção incorreta, no que se refere à concordância verbal, de acordo com a norma culta:

a) (  ) Ficaram de pé professor e estudantes.

b) (  ) Ficou de pé professor e estudantes.

c) (  ) Professor e estudantes ficou de pé.

7. Indique, nas alternativas a seguir, a opção correta, no que se refere à concordância verbal, de acordo com a norma culta:

a) (  ) As idosas estão meio confusas.

b) (  ) As idosas estão meias confusas.

c) (  ) A idosa está meia confusa.

8. Há concordâncias em desacordo com a norma culta em:

I. Nós e eles viajaremos juntos.

II. Viajaremos meio-dia e meio.

III. Comprei dois metros e meio de tecidos.

IV. A pobre idosa ficou meio confusa.

V. Ela tinha menas idade do que ele.

a) (  ) em I e II. b) (  ) em III e V. c) (  ) em II e V. d) (  ) em II e IV.

9. Com atenção à sintaxe de concordância, leia os textos seguintes e marque a alternativa correta.

TEXTO 4

TEXTO 5

Há erro de concordância

a) (  ) somente no texto 5.

b) (  ) somente no texto 4.

c) (  ) nos textos 4 e 5.

d) (  ) em nenhum dos textos.

Imagem disponível em: https://www.questoesgratis.com/questoes-de-concurso/questao/127340 Acesso: 30 Jun. 2021.

Imagem disponível: http://www.arionaurocartuns.com.br/2019/Acesso: 30 Jun. 2021.

Leia a charge a seguir e responda às atividades em seu caderno.

TEXTO 6


Imagem disponível em: http://d2f2yo9e8spo0m.cloudfront.net/vestibulares/fgv-eco/2016/resolucoes/fgvecodez2015%202F_Lingua%20Portuguesa_versao%2001%20(1).pdf Acesso: 30 Jun. 2021.

10. Na fala da personagem, a concordância verbal está em desacordo com a norma-padrão da língua portuguesa. Nesse sentido:

a) Identifique o erro de concordância.

b) Explique por que a concordância na frase está em desacordo com a norma-padrão, esclarecendo o que pode levar os falantes a adotá-la.

c) Escreva duas versões da frase da charge: na primeira, substitua a expressão “a gente” por “Nosso clube é um dos que”; na segunda, substitua o verbo “ter” pela locução “deve haver” e passe para o plural a expressão “uma proposta irrecusável”

Disponível em: http://d2f2yo9e8spo0m.cloudfront.net/vestibulares/fgv-eco/2016/resolucoes/fgvecodez2015%202F_Lingua%20Portuguesa_versao%2001%20(1).pdf Acesso: 30 Jun. 2021.(Adaptada)

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