ATIVIDADE 13 – Gênero Textual Charge; Regência verbal. - 16/08/2021

CHARGE

A charge é um tipo de ilustração que geralmente apresenta um discurso humorístico e está presente em revistas e principalmente jornais. Trata-se de desenhos elaborados por cartunistas que captam de maneira perspicaz as diversas situações do cotidiano, transpondo para o desenho algum tipo de crítica, geralmente permeada por fina ironia.

Ao observarmos o texto ao lado podemos perceber a crítica social e ao mesmo tempo o humor.

As charges são tipos de textos que podem ser usados para denunciar e criticar as mais diversas situações do cotidiano relacionadas com a política e a sociedade. Ela combina a linguagem verbal e a não verbal, e pode indicar opiniões e juízo de valor por parte de quem enuncia (o chargista). Também não é por acaso que cada vez mais as charges estejam presentes nos diversos vestibulares como objeto de análise.

Ao analisarmos uma charge, podemos perceber que nela estão inscritas diversas informações construídas a partir de um interessante processo intertextual que obriga o interlocutor a fazer inferências e a construir analogias, elementos sem os quais a compreensão textual ficaria comprometida. Uma leitura atenta ao gênero textual faz com que o leitor perceba que ele critica personalidades, política, sociedade, entre outros temas relevantes. Seu principal objetivo é estabelecer uma opinião crítica e, através dos elementos visuais e verbais, persuadir o leitor, influenciando-o ideologicamente.

Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/charges.htm Acesso: 29 Jun., 2021. (Adaptada)

Imagem disponível em: https://curiozzzo.com/2017/10/30/charges-engracadas-de-um-cartunista-natalense-pra-voce-rir-hoje/Acesso: 30 Jun. 2021.

O nome charge significa “fazer carga”, “exagerar” ou “atacar”, vem do francês charger. Esse “ataque” é pontual, possui relação a um acontecimento específico, por isso as charges são datadas, seu sentido pode se perder com o passar do tempo.

Características da charge

Linguagem verbal e não verbal; humor; leitura crítica do cotidiano; atual; efêmero; precisa de contextualização; situações particulares; personagens públicas, fator social ou político.

Disponível em: https://www.diferenca.com/charge-e-cartum/ Acesso: 06 Jun. 2021.

Existe também a Charge animada. Ela possui as mesmas características de uma charge em desenho, foi popularizada por meio das redes sociais e televisão. Nesse tipo, é mais frequente o uso da linguagem verbal, por ser desenhos em movimentos e com sonoridade. 

Disponível em:https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/lingua-portuguesa/chargeAcesso: 29 Jun. 2021.

Para ampliar o seu conhecimento, assista ao vídeo sobre o gênero Charge

REGÊNCIA VERBAL

   Vimos, na atividade 12, que regência é o estudo que envolve uma relação de dependência entre uma palavra (verbo ou nome) e seus complementos. Essa relação pode ser expressa diretamente (sem preposição) ou indiretamente (com preposição). Nesta atividade, focaremos no estudo da regência verbal. 

No estudo da regência verbal, o termo regido é o complemento do verbo. Observe que às vezes o termo regente exige um complemento com preposição, como em “Gosto de livros”. Em outras situações, o termo regente e termo regido estão unidos sem o emprego da preposição. É o caso de ” leia livros”. 

Já em ” oferecemos bolsas de estudo aos melhores alunos, o verbo ” oferecer” conta com dois termos regidos: o termo1, que se liga ao verbo sem preposição e o termo 2, que  se liga ao verbo com a preposição ” a”(= aos melhores alunos).

É claro, que não é possível esgotar aqui o assunto. Então, elencaremos apenas alguns dos casos que suscitam dúvidas ao estudante.

ATENÇÃO! Há verbos que admitem mais de uma regência. Isso acontece porque existem verbos que podem apresentar mais de um valor semântico (sentido), proporcionando diferentes regências para esses significados. Por exemplo, o verbo assistir pode ser apresentado com quatro diferentes valores semânticos e uma regência específica para cada um deles. Veja:

ATIVIDADES

Hora de Praticar!

Leia a charge a seguir e responda à atividade 1.

TEXTO 1

1. Observando-se atentamente o texto ao lado, é CORRETO afirmar que

a) (  ) a fala presente no primeiro balãozinho enquadra-se completamente na variante padrão (linguagem formal).

b) (   ) há uma transgressão explícita à regência verbal do verbo ASSISTIR, no contexto. Por estar no sentido de ver, exigiria preposição obrigatória, por ser o verbo de classificação transitiva indireta.

c) (    ) o núcleo do sujeito da oração presente no primeiro balãozinho é GLOBAL.

d) (   ) de acordo com a norma padrão as expressões TELA QUENTE E TEMPERATURA MÁXIMA, do segundo balãozinho, exercem a função sintática de objeto direto.

Imagem disponível em: https://www.tecconcursos.com.br/questoes/523162 Acesso: 30 Jun. 2021.

Disponível em: https://www.tecconcursos.com.br/questoes/523162

2. Indique, nas alternativas a seguir, a opção INCORRETA, no que se refere à regência verbal, de acordo com a norma culta:

a) (  ) Nós assistimos ao jogo de futebol.

b) (  ) Nós sempre assistimos à filmes ótimos na televisão.

c) (  ) Eu assisti um ótimo filme hoje.

TEXTO 2

3. Leia o texto 2 e responda às atividades propostas, em seu caderno.

Qual a finalidade desse texto?

Qual é a crítica apresentada nessa charge?

Identifique e escreva pelo menos três características do gênero textual charge.

Que tipo de linguagem foi empregada no texto?

Imagem disponível em: https://www.maisbolsas.com.br/enem/lingua-portuguesa/interpretacao-de-charges-e-tirinhas Acesso: 30 Jun. 2021

4. Ao relacionar o problema da seca à inclusão digital, essa charge faz uma crítica a respeito da

a) (   ) dificuldade na distribuição de computadores nas áreas rurais.

b) (   ) possibilidade de uso do computador como solução de problemas sociais.

c) (   ) ausência de políticas públicas para o acesso da população a computadores.

d) (   ) escolha das prioridades no atendimento às reais necessidades da população.

Disponível em: https://www.maisbolsas.com.br/enem/lingua-portuguesa/interpretacao-de-charges-e-tirinhas Acesso: 30 Jun. 2021.(Adaptada)

Leia o texto 3 e responda às atividades propostas.

     Texto 3

Imagem disponível em: https://www.agazeta.com.br/charge/charge-do-amarildo-coronavirus—antes-quarentena-depois-0320 Acesso: 8 Jul. 2021.

5. Qual é o tema abordado no texto?

6. Você concorda com o autor com relação à crítica apresentada no primeiro quadro (antes)? Por quê?

7.  Redija um parágrafo sobre a crítica apresentada na charge, englobando as três etapas.

8. Vimos que o verbo assistir possui diferentes sentidos. Na oração “Gosto de assistir filmes de ação. “, o verbo ASSISTIR assume o sentido de

a) (  ) ver, presenciar.

b) (  ) acompanhar, prestar assistência.

c) (  ) morar, residir.

d) (  ) caber, ser atribuição.

9. Indique, nas alternativas a seguir, a opção correta, no que se refere à regência verbal, de acordo com a norma culta:

a) (  ) Marlene namora com Juliano.

b) (  ) Alessandra namora Almir.

c) (  ) Marlene e Alessandra namoram com rapazes inteligentes.

10. Observe o texto a seguir e responda às atividades propostas, em seu caderno.

Texto 4

a) Qual é o tema abordado na charge?

b) O que a charge denuncia?

c) Quais elementos não verbais desse texto comprovam a fala do personagem? O que a população pode fazer para mudar essa realidade?

Imagem disponível em: http://www.arionaurocartuns.com.br/search/label/dengue Acesso: 8 JUL. 2021

     Pesquisa outras charges que abordam esse mesmo tema e discuta sobre ela com seus colegas e professores.

Se possível, clique aqui para baixar ou imprimir a aula.