ATIVIDADE 12 – Reportagens, Regência Verbal e Regência Nominal. - 27/07/2021

Reportagem

Fonte: https://gshow.globo.com/programas/e-de-casa/noticia/reporter-faz-relato-inedito-sobre-racismo-no-e-de-casa.ghtml

As reportagens fazem parte dos textos do campo jornalístico/midiático.

Os textos jornalísticos são todos aqueles veiculados em jornais, sites e revistas, além dos programas de notícias da televisão e do rádio. A característica em comum presente em todos os tipos de textos jornalísticos é o objetivo de informar o leitor, telespectador ou ouvinte sobre algum acontecimento ou fato. Com o crescimento cada vez mais intenso das redes sociais, o texto jornalístico pode ser considerado o tipo de texto mais lido no mundo. A palavra midiático refere-se ao fato de ser transmitido, difundido pela mídia.

Uma característica importante dos textos jornalísticos é sua temporalidade, ou seja, eles são relevantes no dia em que são publicados e somente por um curto tempo. Ao longo do tempo, eles ganham importância histórica ou para pesquisa. Existem diferentes tipos de textos jornalístico como: notícia, reportagem, editorial, crônica, charge, cada um com características e estilos próprios.

Nesta atividade, vamos estudar e conhecer um pouco mais sobre o gênero reportagem.

As reportagens são textos jornalísticos mais longos e completos do que as notícias. Tem como objetivo informar o leitor e descrever os fatos de forma extensiva. Por isso, elas mostram as consequências dos fatos para as pessoas envolvidas, trazendo visões opostas, mostrando as opiniões de especialistas, entre outras informações para que o leitor compreenda a fundo a questão.

As notícias e as reportagens são orientadas por cinco perguntas que devem ser respondidas nessa introdução, no lide: O quê? Como?, Quando?, Onde?, Quem? e Por quê?

Disponível em: https://www.stoodi.com.br/blog/carreira/texto-jornalistico/Acesso: 24 jun. 2021.(Adaptado)

Estrutura da reportagem

Embora apresente uma estrutura similar à da notícia, a reportagem é mais ampla e menos rígida na estrutura textual.

Ela pode incluir as opiniões e interpretações do autor, entrevistas e depoimentos, análises de dados e pesquisa, causas e consequências, dados estatísticos, dentre outros.

A estrutura básica dos textos jornalísticos é dividida em três partes:

  1. Título principal e secundário: as reportagens, tal qual as notícias, podem apresentar dois títulos, um principal e mais abrangente (chamado de Manchete), e outro secundário (uma espécie de subtítulo) e mais específico.
  2. Lide: na linguagem jornalística lide corresponde aos primeiros parágrafos dos textos jornalísticos, os quais devem conter as informações mais importantes que serão discorridas pelo autor. Portanto, a lide pode ser considerada uma espécie de resumo, onde as palavras-chave serão apontadas.
  3. Corpo do texto: desenvolvimento do texto, sem perder de vista o que foi apresentado na Lide. Nessa parte, o repórter reúne todas as informações e as apresenta num texto coeso e coerente.

Embora a reportagem possa ser expositiva, informativa, descritiva, narrativa ou opinativa, ela não deve ser confundida com a notícia ou os artigos opinativos. Uma reportagem é expositiva e informativa, pois tem o propósito de expor informações sobre um determinado assunto para informar o leitor. Ela também pode ser descritiva e narrativa, uma vez que descreve ações e incluem tempo, espaço e personagens.

Por fim, a reportagem é também um texto opinativo, uma vez que apresenta juízos de valor sobre o que está sendo discorrido.

Diferença entre reportagem e notícia

  Geralmente, as reportagens são textos mais longos, opinativos e assinados pelos repórteres. Por esse motivo, a reportagem é um texto que precisa de mais tempo para ser elaborado pelo repórter. Nela, se desenvolve um debate sobre um tema, de modo mais abrangente que a notícia.

  Já as notícias são textos relativamente curtos e impessoais que possuem o intuito de somente informar o leitor de um fato atual ocorrido. Logo, podemos dizer que a notícia faz parte do jornalismo informativo, enquanto as reportagens fazem parte do chamado jornalismo opinativo.

Disponível em: https://www.todamateria.com.br/genero-textual-reportagem/Acesso: 24 jun. 2021.

Para enriquecer ainda mais o seu conhecimento, assista ao vídeo Reportagem | Gêneros textuais – Brasil Escola

Regência verbal e Regência nominal (Resumo)

Chama-se regência à relação estabelecida, na oração, entre um termo regente e um termo regido.

A regência pode ser classificada em regência verbal ou regência nominal, conforme a natureza do termo regente:

  • Na regência verbal o termo regente é um verbo;
  • Na regência nominal o termo regente é um nome.

O termo regente depende do termo regido. O sentido do termo regente permanece incompleto sem a presença do termo regido.

Regência verbal: Termo regente: verbo – os termos regidos são: objeto direto e objeto indireto.

Regência nominal: Termo regente: nome – o termo regido: complemento nominal. 

Regência verbal

Na regência verbal, se o verbo regente for transitivo direto, terá como termo regido um objeto direto (não preposicionado). Se o verbo regente for transitivo indireto, terá como termo regido um objeto indireto (preposicionado). 

Exemplos de regência verbal não preposicionada

Leu o livro. Vejamos: Quem lê, lê algo, lê o que? Lê o livro. O termo destacado é o objeto direto. Ficou claro?

Outro exemplo: Estudou a lição. Quem estudou, estudou algo, estudou o quê? Estudou a lição. O termo destacado é o objeto direto

Exemplos de regência verbal preposicionada

Pagou a conta ao funcionário. Vejamos: Quem paga, paga algo a alguém. Pagou o quê? A conta (objeto direto). A quem? Ao funcionário (objeto indireto). Nesse caso, o verbo pagar é verbo transitivo direto e indireto. Vejamos a seguir outro exemplo:

Desobedeceu aos pais. Quem desobedece, desobedece a alguém. Desobedeceu a quem? Aos pais (objeto indireto). Note que o verbo desobedecer vem regido de uma preposição (aos) e a pergunta também (a quem?).

Quando a regência verbal é estabelecida através de uma preposição, as mais utilizadas são: a, de, com, em, para, por, sobre. Exemplos: agradar a; obedecer a; assistir a; visar a; lembrar-se de; simpatizar com; etc.

Disponível em: https://www.normaculta.com.br/regencia-verbal-e-nominal/Acesso: 25 jun. 2021.

O que temos aqui é apenas uma introdução ao assunto, você ainda o estudará em vários outros momentos.

Para entender melhor, assista ao vídeo Regência Língua Portuguesa – 9º ano

ATIVIDADES

Considere o conteúdo estudado, leia um trecho da entrevista a seguir e faça as atividades propostas:

Imagem disponível em: https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/04/08/vacina-do-coronavirus-tire-duvidas-sobre-a-corrida-da-ciencia-em-busca-da-imunidade-a-covid-19.ghtmlAcesso: 23, jun. 2021.

Vacina do coronavírus: tire dúvidas sobre a corrida da ciência em busca da imunidade à Covid-19

Em quatro reportagens, o G1 mostra como o corpo luta contra a infecção, o que se espera dos remédios no futuro, quais os desafios com os testes diagnósticos e as perspectivas sobre as vacinas.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reúne mais de 40 iniciativas de cientistas que buscam uma fórmula que impeça a entrada do coronavírus. A busca por uma vacina é uma das complexas estratégias da luta contra o vírus responsável pela Covid-19.

Em quatro reportagens, o G1 mostra como o corpo luta contra a infecção, o que se espera dos remédios no futuro, o cenário dos testes no Brasil e as perspectivas sobre as vacinas.

Nesta reportagem sobre as vacinas, você verá:

  1. O que é uma vacina?
  2. Há uma vacina para proteger contra o coronavírus?
  3. Quantas pesquisas existem para fazer uma vacina contra o coronavírus?
  4. Por que demora para fazer a vacina contra o coronavírus?
  5. Brasileiros pesquisam uma vacina contra o coronavírus?
  6. Quanto tempo pode-se levar para desenvolver uma vacina?
  7. Qual o valor médio gasto para descobrir uma vacina?
  8. Quais os limites éticos das pesquisas?

Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/geral-55749355

1. O que é uma vacina?

Segundo o Ministério da Saúde as vacinas ensinam e estimulam o sistema imunológico a produzir anticorpos que levam as pessoas a ficarem imunes a determinadas doenças.

Quando uma pessoa é infectada pela primeira vez por uma substância estranha ao organismo, o sistema imunológico produz anticorpos – proteínas que atuam como defensoras no organismo para combater aquele invasor.

“A produção não é feita na velocidade suficiente para prevenir a doença, já que o sistema imunológico não conhece aquele invasor. Por isso, a pessoa fica doente. Se aquele organismo invadir o corpo novamente, o sistema imunológico vai produzir anticorpos em uma velocidade suficiente para evitar que a pessoa fique doente uma segunda vez. Essa proteção é chamada imunidade. A vacina gera imunidade. Com os mesmos antígenos que causam a doença, mas enfraquecidos ou mortos, a vacina ensina e estimula o sistema imunológico a produzir os anticorpos que levam à imunidade”. – site do Ministério da Saúde.

Jorge Kalil, professor de medicina da USP e diretor do Laboratório de Imunologia do Instituto do Coração, explica que uma vacina é um produto que você injeta no indivíduo e que vai fazer com que ele tenha uma resposta imune contra aquele produto. “Esse produto tem alguma estrutura do vírus contra o qual que você quer se imunizar, pode ser por exemplo, um pedaço da proteína, uma estrutura de um vírus morto”.

Kalil explica que a vacina pode tanto criar uma imunidade contra o vírus como contra a célula infectada por ele.

Akira Homma, assessor científico sênior de Bio-Manguinhos da Fiocruz, afirma que a prevenção de doenças pelas vacinas e vacinações, é considerado como um dos instrumentos de Saúde Pública mais efetivo e de enorme custo-benefício.

“A varíola foi erradicada globalmente há mais de 50 anos. A poliomielite foi eliminada das Américas há 20 anos e estamos nas vésperas da sua erradicação global, pois, apenas em 2 países ainda acontecem casos de poliomielite por vírus selvagem. Eliminamos o sarampo, mas, devido à baixa cobertura vacinal em alguns países, esta virose retornou. E as outras doenças imunopreveníveis tem a mais baixa notificação na história da saúde pública do país.”. Akira Homma, assessor científico sênior de Bio-Manguinhos da Fiocruz. […]

Disponível em: https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/04/08/vacina-do-coronavirus-tire-duvidas-sobre-a-corrida-da-ciencia-em-busca-da-imunidade-a-covid-19.ghtm  Acesso: 24 jun, 2021.

Para compreender melhor o tema abordado, você pode ler a reportagem na íntegra no site

Vacina do coronavírus: tire dúvidas sobre a corrida da ciência em busca da imunidade à Covid-19 | Coronavírus | G1 (globo.com)

1. Levando em consideração o que foi estudado sobre gêneros jornalísticos e, mais especificadamente, sobre o gênero reportagem, responda em seu caderno:

O que são gêneros jornalísticos?

Quais são os principais textos jornalísticos que você conhece?

Quais são as principais diferenças entre os textos jornalísticos notícia e reportagem?

Aponte as principais características do gênero textual reportagem.

O que é lide?

Qual é o objetivo do gênero textual reportagem.

2. Sobre a reportagem lida, responda:

a) Qual é o tema abordado nessa reportagem?

b) Qual a finalidade dessa reportagem?

c) Segundo o ministério da saúde, o que é uma vacina?

d) Faça um resumo sobre o que você entendeu da reportagem lida.

e) Qual é a tese defendida na entrevista?

3. São características do gênero reportagem:

a) (  ) Comunicação utilizada entre pessoas que mantêm algum tipo de relação íntima, cuja linguagem é predominantemente coloquial.

b) (  ) Seu principal objetivo é transmitir a opinião de pessoas de destaque social sobre algum assunto de interesse do público.

c) (  ) Texto jornalístico divulgado nos meios de comunicação de massa, informa fatos de interesse público, cuja linguagem deve ser objetiva e clara.

d) (  ) A linguagem é sua principal característica, pois há uma preocupação com a seleção e a combinação das palavras. Na maioria das vezes, retrata o sentimento das pessoas em relação a um fato.

Disponível em: http://www.pma.es.gov.br/arquivos/configuracoes_arquivos/Atividades_9_ano_30_04_a_14_05_2020.pdf Acesso: 25 jun. 2021

4. No trecho: …”A varíola foi erradicada globalmente há mais de 50 anos.”, a palavra em destaque tem o sentido de:

a) (  ) espalhada.

b) (  ) minimizada.

c) (  ) eliminada.

d) (  ) disseminada.

Disponível em: http://www.pma.es.gov.br/arquivos/configuracoes_arquivos/Atividades_9_ano_30_04_a_14_05_2020.pdf Acesso: 25 jun. 2021.

5- Assinale a alternativa que contém as respostas certas quanto à regência verbal:

I- “Quantas pesquisas existem para fazer uma vacina contra o coronavírus?”, o termo destacado é

complemento do verbo fazer.

II- “Quanto tempo pode-se levar para desenvolver uma vacina?”, o termo destacado é objeto direto.

III- “Qual o valor médio gasto para descobrir uma vacina?”, o termo destacado é objeto direto.

IV- “Quantas pesquisas existem para fazer uma vacina contra o coronavírus?”, o termo destacado é complemento do verbo fazer.

a) I, II, III, IV.

b) II, III e IV.

c) I, III e IV.

d) I, IV.

6. Considerando a linguagem culta, indique as alternativas com erro de regência verbal.

I – Obedeceu o pai e não saiu.

II- Cheguei à escola.

III- Cheguei a escola.

IV- Obedeceu ao pai e não saiu.

a) I, III, IV. b) III e IV. c) I e III. d) II, IV.

7. Assinale as alternativas corretas, considerando a regência verbal e a norma culta.

a) (   ) “Eliminamos o sarampo…”

b) (   ) “Eliminamos ao sarampo…”

c) (   ) “Se aquele organismo invadir o corpo novamente…”

d) (   ) “Se aquele organismo invadir ao corpo novamente…”

Produção textual

8. De forma individual ou junto aos colegas de classe, produza, com a ajuda do professor, uma reportagem sobre algum tema atual relevante. Alguns exemplos são: a pandemia do Covid 19, o primeiro emprego, o uso de drogas pelos jovens, o aumento da criminalidade na cidade, dentre outros.

Disponível em: https://www.todamateria.com.br/genero-textual-reportagem/ Acesso: 23 jun. 2021.Acesso:25 jun, 2021.



Como escrever um bom texto jornalístico?

O mais importante é entender bem sobre o que você está escrevendo e ter todos os principais fatos para apresentá-los ao leitor. Além disso, adote o tipo de linguagem que mostramos e não coloque suas próprias opiniões e pensamentos no texto.
É importante apresentar os fatos para que o leitor possa chegar às conclusões dele.
Para saber como escrever um bom texto jornalístico, é preciso fazer a apuração dos fatos. Normalmente, isso envolve entrevistar as pessoas envolvidas e especialistas no assunto, além de pesquisar sobre o tema.


Disponível em: https://www.stoodi.com.br/blog/carreira/texto-jornalistico/Acesso: 25 jun, 2021.

Depois de produzir o seu texto, não se esqueça de fazer a releitura e as correções necessárias.

Se for possível, clique aqui para baixar ou imprimir a aula.