Impactos socioambientais -7º Ano – 2ª quinzena – 3º corte – AULA E IMPRESSÃO - 18/09/2020

E aí? Tudo bem com vocês?

Sejam bem vindos ao melhor local para conhecer, aprender e ser feliz!!

Hoje o tema da nossa aula é muito atual, pois os efeitos do desenvolvimento econômico sobre o meio ambiente passaram ser uma preocupação crescente nos últimos anos.

A sociedade de consumo situa-se em uma perspectiva econômica que vem apresentando sinais de esgotamento, o que avoluma o número de críticas.

          A sociedade de consumo é um termo bastante utilizado para representar os avanços de produção do sistema capitalista, que se intensificaram ao longo do século XX notadamente nos Estados Unidos e que, posteriormente, espalharam-se – e ainda vem se espalhando – pelo mundo. Nesse sentido, o desenvolvimento econômico e social é pautado pelo aumento do consumo, que resulta em lucro ao comércio e às grandes empresas, gerando mais empregos, aumentando a renda, o que acarreta ainda mais consumo. Uma ruptura nesse modelo representaria uma crise, pois a renda diminuiria, o desemprego elevar-se-ia e o acesso a elementos básicos seria mais dificultado.

          Uma das grandes críticas ao sistema capitalista são as condições desse modelo. Suas raízes estão vinculadas ao processo de Revolução Industrial, mas foi a emergência do American Way of Life (jeito americano de viver) em 1910, nos Estados Unidos, que intensificou essa problemática. A consequência foi uma crise de superprodução das fábricas, que ficaram com grandes estoques de produtos sem um mercado consumidor capaz de absorvê-los, gerando a crise de 1929. Na época, para combater os efeitos da crise, o governo desenvolveu formas de intervir na economia e provocar o seu aquecimento em um plano chamado New Deal (Novo Acordo).

          Consequentemente, para que as fábricas continuassem produzindo em massa e os produtos difundissem-se, foram estabelecidos modelos de desenvolvimento pautados na melhoria de renda e no crédito facilitado com o objetivo de ampliar ainda mais o consumo.

          Com isso, a crise econômica do século XX teve fim, mas uma problemática ainda maior se estabeleceu, pois o consumo pelo consumo é uma maneira contraditória e ineficaz de manter o desenvolvimento das sociedades. Tal dinâmica não se modificou mesmo com a retomada do modelo neoliberal a partir da década de 1970 em todo o mundo.

O cartaz expressa o American Way of Live, enquanto a população carece de recursos durante a crise.

          As críticas sobre a sociedade de consumo direcionam-se não apenas pela perspectiva econômica, mas também pelo viés ambiental. Afinal, um dos efeitos do consumismo é a ampliação da exploração dos recursos naturais para a geração de matérias-primas voltadas à fabricação de mais e mais mercadorias.  Estimativas apontam que seriam necessários quatro planetas e meio para garantir os recursos naturais para a humanidade caso todos os países mantivessem o mesmo nível de consumo dos EUA.

          Com isso, há a devastação das florestas e o esgotamento até mesmo dos recursos renováveis, tais como a água própria para o consumo, as florestas e o solo. Além disso, os recursos não renováveis vão contando os dias para a escassez completa, tais como as reservas de petróleo e de diversos minérios utilizados para a fabricação dos mais diferentes produtos utilizados pela sociedade.

          Um dos aspectos mais criticados no que se refere à sociedade de consumo é a obsolescência programada – ou obsolescência planejada –, que consiste na produção de mercadorias previamente elaboradas para serem rapidamente descartadas, fazendo com que o consumidor compre um novo produto em breve.

A intensiva geração de lixo é um dos principais problemas da sociedade de consumo atual

          Assim, aumenta-se o consumo, mas também aumenta a demanda por recursos naturais e maximiza a produção de lixo, elevando ainda mais a problemática ambiental decorrente desse processo.

          Com isso, além da adoção de políticas sociais de controle ao consumismo exagerado, é preciso encontrar meios econômicos alternativos ao desenvolvimento pautado no consumo. Não obstante, faz-se necessária também a promoção de políticas de reciclagem, além da reutilização ou reaproveitamento dos produtos não mais utilizados, contendo, assim, a geração de lixo e a demanda desenfreada por matérias-primas.

Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/o-capitalismo-sociedade-consumo.htm

Aqui você vai encontrar uma sugestão de leitura.

Se possível acesse aqui:

https://monografias.brasilescola.uol.com.br/sociologia/processos-producao.htm

Agora é hora de você verificar seu aprendizado.

Vamos lá!?

Atividades

  1. Leia o texto a seguir.

Hoje acabam todos os recursos naturais gerados para 2014

          A partir de hoje a Terra entra no vermelho. Segundo dados da Global Footprint Network (GFN), uma organização de pesquisa que mede a pegada ecológica do homem no planeta, em menos de 8 meses esgotamos todos os recursos que a natureza é capaz de oferecer de forma sustentável no período de um ano.

          Este 19 de agosto é o dia da Sobrecarga da Terra (em inglês, Overshoot Day). Isto significa que pelo resto do ano, vamos manter o nosso déficit ecológico: reduziremos nossas reservas e aumentaremos ainda mais a quantidade de CO2 produzido na atmosfera […].

De acordo com os cálculos da GFN, seria necessário 1,5 planeta para produzir os recursos ecológicos necessários para suportar a atual pegada ecológica mundial.

(Beatriz de Souza. Revista Exame, 19/08/2014).

Assinale a melhor medida possível para a solução ou a diminuição do problema apontado pelo texto acima:

          a) (  ) Conscientizar as pessoas a abandonarem o consumo de matérias-primas em geral.

          b) (  ) Criar tecnologias que façam com que o homem não utilize mais recursos naturais.

          c) (  ) Os 3 R’s: reduzir o consumo, reaproveitar os produtos que consumimos e reciclar o lixo.

          d) (  ) Reflorestar tudo o que for desmatado e recuperar rapidamente os solos erodidos.

  1. Leia o texto a seguir.

Entenda o que é obsolescência programada.

          Conforme usamos um produto, é natural que este sofra desgastes e se torne antigo com o passar do tempo. O que não é natural é que a própria fabricante planeje o envelhecimento de um produto, ou seja, programar quando determinado objeto vai deixar de ser útil e parar de funcionar, apenas para aumentar o consumo.

          Apesar do avanço tecnológico, que resultou na criação de uma diversidade de materiais disponíveis para produção e consumo, hoje nossos eletrodomésticos são piores, em questão de durabilidade, do que há 50 anos. Os produtos são fáceis de comprar, mas são desenhados para não durar. Por esta razão, o consumidor sofre para dar a eles uma destinação final adequada e ainda se vê obrigado a comprar outro produto.

  • Vivemos numa sociedade extremamente consumista, havendo grande utilização dos recursos naturais e degradação ambiental. Com os atuais modos de produção e consumo, é possível alcançar o desenvolvimento sustentável? Por quê?
    1. A expressão american way of life (“estilo de vida americano”) marcou um determinado período da História contemporânea. Em relação às questões que contribuem para o entendimento dessa expressão e ao período a que se referem, assinale a alternativa incorreta.

              a) (  ) Refere-se ao consumismo acelerado e ao crescimento industrial norte-americano, estimulados pelo forte protecionismo a partir da década de 1920.

              b) (  ) O cinema e os programas de TV americanos foram importantes veículos do american way of life. Assim, as pessoas de diferentes lugares do mundo conheceram as casas da classe média americana com seus modernos carros e eletrodomésticos.

              c) (  ) O estilo americano de vida, sobretudo o poder de consumo, espalhou-se aos diferentes lugares do mundo, sendo adotado e adaptado pelas mais diferentes culturas, inclusive a brasileira.

              d) (  ) Expressão usada para se referir à Guerra da Secessão Americana (guerra civil histórica entre norte liberal e sul escravista).

    1. Qual foi o principal fator que resultou na crise de 1929? O governo participou deste processo? Explique.
    1. Cite quais são as principais críticas a sociedade de consumo.

    Finalizando a nossa aula de hoje, fica essa mensagem para refletir.

    Um abraço virtual.

    Até a próxima!!!

    Agora baixe o arquivo e imprima.

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