Portal NetEscola

Leitura de imagem – 9º Ano – 6ª Quinzena – 3º Ciclo – Aula e Impressão - 19/11/2020

Oieee!!! Como vai? Ainda estamos aqui… estudando on line!

Bora começar?????

https://youtu.be/6UWGq2qXUAkhttps://youtu.be/4WMNSwdshEQ

 

 

 

O que é leitura de imagem?

 

Leitura de imagem: Ao lermos um texto, muitas vezes, não damos importância às imagens que ele apresenta. Ao contrário do que pensamos, essas não são meramente ilustrativas, pois trazem informações importantes acerca do assunto abordado.

As leituras de imagens fazem parte de nossas vidas. Quando olhamos um quadro tentamos imaginar o que o pintor retratou ali, nos reportamos à época, avaliamos suas características gerais e individuais, sejam elas de objetos, paisagens, pessoas, animais, alimentos, etc. Dessa forma, identificamos os elementos ali presentes, se estão vivos ou mortos, se estão estáticos ou se movem e conseguimos até mesmo imaginar o que as pessoas conversavam.

 

Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao/leitura-imagens.htm

 Disponível em:https://app.emaze.com/@AOLTZCCFL#2 Acesso em 24 de set. de 2020

 

 

 

     A leitura de imagem é o processo pelo qual se analisa os conteúdos de uma imagem, ou seja, é interpretação da visualidade, sendo assim um ótimo meio para entendermos melhor o mundo ao nosso redor.

    A partir da realização da leitura de imagem nós nos tornamos mais conscientes de quem somos, de onde estamos e, principalmente, da mentalidade existente em nós e ao nosso redor. Ao aprender a ler imagens, tornamos nossa percepção de mundo mais elaborada e amadurecemos nosso olhar.

    Além disso, ao interpretar imagens aprimoramos nossa sensibilidade, exploramos melhor as características emocionais, racionais e sensíveis que nos fazem humanos. Além de que, ao entendermos melhor as mensagens ou perguntas que chegam até nós de maneira visual, também nos tornamos mais críticos sobre o mundo que nos cerca.

 

 

 

    Como fazer uma boa leitura de imagem? As imagens falam, e mais que isso: muitas vezes as imagens falam por nós, afinal elas carregam emoções, ideias e informações, sendo fortes representantes das expressões de nossa humanidade.

    Existem diversos processos para a realização de leitura de imagem, alguns mais complexos e outros mais simples. Todos colaboram para o desenvolvimento da nossa percepção visual. Um desses processos é a leitura iconológica, uma leitura simples, porém completa de análise de imagens.

    Lembre-se, precisamos nos atentar para aprender como ler imagens e assim entender melhor o mundo a nossa volta e até a nós mesmos.

 

Disponível em: https://www.angelicaribeiroartista.com/post/2018/07/05/a-importancia-da-leitura-de-imagem#:~:text=A%20leitura%20de%20imagem%20%C3%A9,o%20mundo%20ao%20nosso%20redor Acesso em 24 de set. de 2020.

 

 

 

    […]Para ler imagens ou alfabetizar-se visualmente, é preciso desenvolver a observação de aspectos e de traços constitutivos presentes no interior da imagem, sem extrapolar para pensamentos que nada têm a ver com ela. Assim como um texto, uma imagem pode produzir várias leituras, mas não qualquer leitura. Dessa forma, as questões-chave, base para a leitura de imagens, são:

  1. Como as imagens se apresentam?
  2. Como indicam o que querem indicar?
  3. Qual é o seu contexto de referência?
  4. Como e por que as imagens significam?
  5. Como as imagens são produzidas?
  6. Quais são seus modos específicos de representar a realidade que está fora dela?
  7. De que modo os elementos estéticos, postos a serviço da intensificação do efeito de sentido, provocam significados para o observador?

 

 

 

    Esses questionamentos partem de um nível mais elementar e fundamental de leitura e atingem um patamar mais abstrato, responsável pela compreensão da representação de valores sociais e estéticos, de subjetividades, de identidades e de significados.

 

https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-46982013000300015&script=sci_arttext

 

     A mensagem visual pode informar e, simultaneamente, gerar interpretações, leituras e reflexões. A imagem tem, em si, esse poder de se fazer gravar na memória humana. Uma imagem vale mais do que mil palavras. A imagem contém um valor que não se resume apenas à realidade representada. A imagem torna-se eloquente ao absorver representações da realidade e todo um universo axiológico simbólico, intrínseco a essas representações.

 

Disponível em: vfile:///C:/Users/Alice/Downloads/10655-69005-1-PB.pdf Acesso em 24 de set.2020.

 

Agora é com você!!!!
Atividades

 

  1. Marque (C) para certo e (E) para errado para as alternativas relacionadas à leitura de imagem:
  1. a) (   ) A leitura de imagem não é interpretação da visualidade, nem é um meio para entendermos melhor o mundo ao nosso redor.
  2. b) (   ) A partir da realização da leitura de imagem nós nos tornamos mais conscientes de quem somos, de onde estamos e, principalmente, da mentalidade existente em nós e ao nosso redor.
  3. c) (   ) Ao aprender a ler imagens, tornamos nossa percepção de mundo mais elaborada e amadurecemos nosso olhar.
  4. d) (   ) Ao interpretar imagens, aprimoramos nossa sensibilidade, exploramos melhor as características emocionais, racionais e sensíveis que nos fazem humanos.

 

 

  1. Considere as informações sobre leitura de imagens:

I- Precisamos nos atentar para aprender como ler imagens e assim entender melhor o mundo a nossa volta e até a nós mesmos.

II- A mensagem visual pode informar e, simultaneamente, gerar interpretações, leituras e reflexões.

III- A imagem tem, em si, esse poder de se fazer gravar na memória humana.

IV- A imagem contém um valor que não se resume apenas à realidade representada.

 

Marque a alternativa correta:

 

  1. a) (   ) Apenas I e II estão corretas.
  2. b) (   ) Apenas II está correta.
  3. c) (  ) Apenas I, III e IV estão corretas.
  4. d) (  ) Todas as alternativas estão corretas.

 

 

  1. Comente a afirmativa: “Uma imagem vale mais do que mil palavras.”

 

Oieeee ……..
Tudo bem aí???

 

4. No trecho: ”A imagem torna-se eloquente ao absorver representações da realidade e todo um universo axiológico simbólico, intrínseco a essas representações.”, há quatro palavras destacadas. Faça a correspondência entre elas e seus significados:

a- eloquente      (   ) que designa ou possui caráter de um valor.

b- absorver        (   ) inerenteinternoessencialcaracterísticoespecíficopróprioparticularindividual

c- axiológico     (   ) convincente, persuasivo e expressivo.

d- intrínseco      (   ) desaparecer, aspirar, ingerir, monopolizar, embeber. 

 

 

 

  1. Observe o mapa e marque a opção correta.

https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/as-regioes-brasil.htm

 

a. (   ) A região Norte faz fronteira com a região Sul.

b. (   ) O mapa aborda as regiões do Brasil e seus estados.

c. (   ) O estado de Goiás localize-se na região sudeste.

d. (   ) A região nordeste está representada pela cor verde.

 

  1. Analise os dois textos e coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso:

 

  1. a) (   ) No texto 1, não há enunciado verbal.
  2. b) (   ) No texto 2, a expressão “Coisa linda” está no sentido literal.
  3. c) (   ) No texto 2,  o texto verbal e o não verbal estão a favor da transmissão de uma ideia.
  4. d) (   ) No texto 1, a imagem dos chocolates não está a serviço da promoção de um produto ou marca.

 

 

 

  1. No texto 2, em sua opinião, a cor preta, utilizada como fundo no cartaz, tem alguma relação com a mensagem que se pretende transmitir? Que tipo de relação? Justifique.

 

 

 

 

  1. Para ler imagens inseridas na propaganda, por exemplo, é preciso “enxergar nas entrelinhas e nos seus subtextos os mecanismos pelos quais elas constroem significados. Analise as imagens nos textos e responda aos questionamentos a seguir.

 

Texto 1

 

Texto 2

 

Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/4033/o-uso-da-metafora-no-genero-textual-propaganda

 

  1. Qual a finalidade desses dois textos?
  2. Que ideias se pretende divulgar por meio das imagens e do texto verbal no texto 1 e no texto 2?
  3. Que aspectos semióticos (cores, tipo de letra, distribuição dos elementos na página, imagens) são utilizados para persuadir o leitor a aderir às ideias divulgadas no texto 1 e no texto 2?
  4. A que se relaciona a disposição da imagem das árvores cortadas e de seus galhos presentes no texto 2? Qual a relação desses elementos com a preservação da natureza?
  5. “Ajudar tá no sangue”, na sua opinião, quais os efeitos de sentido estão presentes nessa frase?
  6. Observe a cor predominante no texto 1. Você acha que a cor utilizada está a serviço da transmissão da mensagem e da persuasão do leitor? Justifique.
  7. Os dois textos são propagandas, observe os tipos de fontes utilizadas. Na sua opinião essa variedade de letras tem alguma influência na transmissão da mensagem? Justifique.
  8. No texto 1, a palavra corrente está no seu sentido literal? Qual a figura de linguagem é utilizada e qual o efeito de sentido é expresso nesse contexto?

 

Disponível em:: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/4033/o-uso-da-metafora-no-genero-textual-propaganda Acesso: 01, out. 2020. (Adaptadas)

 

 

 

  1. As imagens carregam emoções, ideias e informações, sendo fortes representantes das expressões de nossa humanidade. Observe atentamente a figura e pense nas seguintes questões:

– Que sentimentos essa imagem lhe transmite?

– Quem é esse menino?

– Qual a sua idade?

– Como ele está vestido?

– Por que ele está descalço e debruçado sobre a    janela de um carro?

– Onde e como ele vive?

– Quais seus desejos e anseios?

 

Após observar esta imagem e pensando nos questionamentos apontados, dê a sua opinião sobre a importância social desta ilustração.

 

Disponível em: https://edinanarede.webnode.com.br/products/producao-de-texto-a-partir-da-observacao-de-imagem/Acesso em 23 de set. de 2020

 

 

 

 

 

  1. A partir das sequências de imagens apresentadas, qual história foi contada?

Disponível em: <http://sitededicas.uol.com.br/csc2_p1.htm>. Acesso em 24 de set. de 2020 

 

 


Mas, se sair, use a máscara o tempo todo!
Imprima esta atividade!!!!
9º LP 6ª quinzena