LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE MAPAS – 1 ª semana Geografia – 9° Ano - 17/08/2020

Olá tudo bem! Hoje vamos ver sobre:
CORPORAÇÕES INTERNACIONAIS E AS ORGANIZAÇÕES ECONÔMICAS MUNDIAIS

1.  Sabe-se que a Guerra Fria do século XX (pós-II Guerra Mundial) foi marcada por um contexto de constantes ameaças atômicas e guerras indiretas entre EUA “vs” URSS, como foi com a Guerra das Coreias e a Guerra do Vietnã. Logo que houve o encerramento do mundo bipolar da Guerra Fria, imaginou-se que o mundo entraria em um momento de paz e prosperidade, ou seja, que as ameaças e conflitos entre nações decorrentes deste contexto não mais aconteceriam. Porém, nesta questão, pedimos que você mostre que esta hipótese estava errada. Deste modo, apresente algum conflito ou atentado entre nações que não corrobora com esta hipótese.
2.  O que, de fato, marcou a queda da ex-União Soviética e a ascensão da Nova Ordem Econômica Mundial Multipolar?
3.  Se durante a Guerra Fria o mundo estava dividido entre Leste Socialista e Oeste Capitalista e dividido em Primeiro, Segundo e Terceiro Mundos, como o mundo ficou dividido e/ou as nações passaram a ser classificadas economicamente no mundo multipolar?
4.  Leia o texto a seguir:

“A Guerra Fria está de volta. A ocupação militar russa da Crimeia e os preparativos para uma possível anexação da província do sul da Ucrânia reavivaram temores, cálculos e reflexos enferrujados desde a queda do Muro de Berlim, em 1989 (…). O impasse já está despertando perguntas difíceis sobre o equilíbrio entre sanções e diplomacia, estabelecendo testes de fidelidade a aliados e aumentando o risco de contágio por outros conflitos e de possíveis guerras por procuração”.

O risco de um retorno à Guerra Fria, com a possível volta do cenário bipolar, estabelece-se:

a) (  ) pela oposição imperialista e política das frentes russas e norte-americanas.
b) (  ) pela importância do papel da Ucrânia no poderio nuclear mundial.
c) (  ) pelo choque entre o crescimento econômico russo e a crise financeira dos EUA.
d) (  ) pelo apoio incondicional da China à Rússia, tal qual ocorreu ao longo da Guerra Fria.

5. Leia o texto a seguir.

A diversidade regional no mundo
O mundo é regionalmente diverso, cada região do espaço geográfico mundial apresenta diferentes nuances naturais e socioeconômicas. Cada território, dentro dos limites de suas fronteiras, apresenta características geográficas próprias, mesmo considerando-se o avanço da globalização e uma Nova Ordem Mundial que ora se consolida. […] Anteriormente, a ordem mundial, era tida como dicotômica ou dualista, ou seja, predominava a oposição entre o bem e o mal, entre o capitalismo e o socialismo. Atualmente, a nova ordem é pluralista, ou seja, possui várias frentes de oposição, como ricos/pobres; cristãos/muçulmanos (islâmicos); interesses mercantis/consciência ecológica, etc. Nos dias atuais, novos processos de reconfiguração espaço-territoriais ocorrem no mundo, a maioria deles resultantes de conflitos étnicos-culturais, antes latentes e que agora se exacerbaram, neste período pós-Guerra Fria.

Sobre essa mudança na ordem mundial relatada pelo autor, é correto afirmar que:

a) (  ) a ordem multipolar do início do século XX e a atual apresentam as mesmas características: o enfraquecimento do Estado-nação e um fortalecimento de outros agentes internacionais, como a ONU e empresas multinacionais.
b) (  ) dentre outros fatos que contribuíram para a mudança da ordem bipolar para multipolar, destaca-se o esgotamento do modelo soviético e a ascensão do Japão e da Europa Ocidental, que passaram a disputar a supremacia internacional com os Estados Unidos.
c) (  ) o mundo multipolar foi marcado pela eterna disputa entre capitalismo e socialismo, tendo os Estados Unidos e a União Soviética de cada um dos lados.
d) (  ) antes da Segunda Guerra Mundial, o mundo era dividido em socialistas e capitalistas. Foi a época da bipolaridade, nessa ordem as potências hegemônicas eram Estados Unidos e União Soviética.

6.  A Nova Ordem Geopolítica Mundial consiste no plano geopolítico internacional das correlações de poder e força entre os Estados Nacionais, durante o fim da Guerra Fria. Adotou-se, portanto, uma palavra para definir a Nova Ordem Mundial, que é a unipolaridade, sendo a segunda a multipolaridade e a terceira a unimultipolaridade. Essa unipolaridade pode referir-se 

a) (  ) às mudanças na hierarquia internacional, para designar os múltiplos centros de poder.
b) (  ) ao aumento da extensão da área de influência econômica.
c) (  ) à emergência da reclassificação de desenvolvimento tecnológico.
d) (  ) à soberania político-militar dos Estados Unidos como medida de poder no mundo, economicamente multipolar. 


Deixe um comentário