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Leitura e interpretação de tabelas e gráficos; Construção de diferentes tipos de gráficos – 6º Ano – 6ª quinzena – 3º ciclo – AULA e IMPRESSÃO - 24/11/2020

Vamos iniciar nossa atividade!!!

Gráficos Estatísticos: Observando ao redor, percebemos que as representações gráficas presentes no dia a dia têm caráter informativo. O objetivo de um gráfico é apresentar ao leitor, de forma visual, os dados obtidos em uma pesquisa, facilitando assim a sua interpretação.Em razão da grande diversidade de variáveis que podem estar envolvidas em uma pesquisa, existem diversos tipos de gráfico. Entre eles, os de barras, de colunas, de setores e de linhas são os mais utilizados e serão estudados neste módulo.

 

Para elaborar um gráfico, além de coletar os dados e apresentá-los de forma organizada, é necessário indicar os elementos que compõem: título, fonte, eixos e legenda.

 

Gráfico de barras

Nesse tipo de gráfico, os dados são representados por barras retangulares na horizontal, e o comprimento de cada barra é proporcional a determinado valor apresentado.

Gráfico de colunas

É um tipo de gráfico que possui barras retangulares na posição vertical.

Gráfico de setores

Também chamado gráfico de pizza, o gráfico de setores consiste em um círculo dividido em “fatias coloridas”, isto é, em setores. Esse tipo de gráfico geralmente apresenta valores percentuais, e o tamanho do setor que corresponde a cada categoria tem relação direta com a sua representatividade.

Gráfico de linhas

Muitas vezes interessa-nos analisar a evolução de alguma informação ao longo do tempo. O gráfico ideal para essas situações é o gráfico de linhas.

ATIVIDADES

 

1. Responda:

 a) O que são o título e a fonte de um gráfico?

 

2. Se você quisesse representar graficamente as informações abaixo, qual seria o tipo de gráfico mais adequado em cada caso?

a) Evolução da produção de feijão no Nordeste brasileiro ao longo dos últimos dez anos.

b) Percentual de pessoas que moram em cada região do Brasil.

c) Usuários de celulares comuns e smartphones separados por faixas etárias.

d) Número de shopping centers em cada capital do Brasil.

 

3. Observe o gráfico a seguir e responda às perguntas.

a) Qual é o título do gráfico?

b) Qual é o tipo de gráfico?

c) É possível saber quantos jovens responderam a essa pergunta? Por quê?

 

4. Analise as informações do gráfico a seguir e responda às questões.

a) O gráfico traz informações sobre qual assunto?

b) O que é indicado em cada eixo?

c) Quantos casos foram confirmados em 2018?

d) Até o ano de 2016, quantos casos foram confirmados?

e) Na sua opinião, qual seria uma justificativa para o aumento significativo do número de casos de sarampo? 

 

5. O dono de uma lanchonete resolveu analisar suas vendas com base no gráfico construído ao longo do ano de 2019.

De acordo com o gráfico construído, os meses em que ocorreram, respectivamente, a maior e a menor venda em 2019 foram

(A) (  ) julho e agosto.

(B) (  ) janeiro e julho.

(C) (  ) janeiro e dezembro.

(D) (  ) janeiro e agosto.

 

6. Observe o gráfico a seguir.

Em quais anos o Brasil obteve mais medalhas de ouro e mais medalhas de bronze, respectivamente, em Jogos Olímpicos?

(A) (  ) 2016 e 2016

(B) (  ) 2004 e 2012

(C) (  ) 2012 e 2008

(D) (  ) 2016 e 2012

 

Considere o gráfico a seguir para responder às questões 7 e 8.

7. Você acha que um gráfico de linhas representaria melhor essas informações? Justifique sua resposta.

 

8. Com base no gráfico, escreva um parágrafo com uma análise sobre ele, explicando por que há mais farmácias em cidades do interior do que nas capitais. Em sua opinião, esse resultado era esperado?

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