Lentes corretivas – 6º Ano – 6ª quinzena – 3º ciclo – AULA e IMPRESSÃO. - 24/11/2020

 

            OLÁ!!!

 

É HORA DE COMEÇAR MAIS UMA ATIVIDADE!!!

 

LEIA O TEXTO E DEPOIS RESOLVA AS ATIVIDADES.

 

 

 

A Importância da Visão  

                                      
Figura: Olho Humano x Câmera fotográfica. Disponível em: <https://blog.emania.com.br/olhos-vs-camera-fotografica-comparacao-do-olho-humano-a-uma-camera-digital/>. Acesso em 28 set. 2020.

 

            A visão é um dos sentidos mais essenciais para a grande maioria dos seres vivos. Ora, o olho é um órgão complexo e com alto grau de desenvolvimento, fundamental para perceber tudo o que está à nossa volta. Para ter ideia, as células com maior metabolismo de todo o nosso organismo estão justamente no sistema ocular.

 

          Pois é, o olho é uma das estruturas mais incríveis do corpo humano. Tão incrível que chega a ser cinematográfico.

Luz, câmera, ação! Sim, nosso olho é semelhante a uma câmera fotográfica ou uma filmadora. Aliás, esses equipamentos foram inspirados na observação das estruturas do olho humano. A retina, por exemplo, se parece com o filme fotográfico, enquanto a córnea e o cristalino são compatíveis com as lentes.

 

        Apesar da evolução dos equipamentos, nenhum deles conseguiu superar nossos olhos em termos tecnológicos. Prova disso é que a nossa visão é 600 vezes mais sensível que a mais moderna câmera digital.

          Não é difícil imaginar o porquê. Em nossos olhos, existem milhões de células fotossensíveis (sensíveis à luz): os cones e os bastonetes. É na retina que a imagem é captada e, posteriormente, ocorre a transmissão dos impulsos nervosos até o cérebro. Então, eles são analisados e traduzidos nas imagens que vemos.

 

 

          A poluição e o ar condicionado, assim como a baixa umidade do ar, também são inimigos. Esses agentes externos podem causar ardência, vermelhidão ocular e irritação nos olhos.

 

            No Brasil, ainda negligenciamos muito a nossa saúde ocular. Somos um país com mais de 1,2 milhão de deficientes visuais (ou seja, pessoas cegas ou com visão reduzida). E o chocante é que 80% dos casos de cegueira são evitáveis e/ou tratáveis. Para deixar o cenário mais preocupante, dos 65% dos brasileiros com alguma dificuldade de enxergar, metade não faz nenhum acompanhamento anual com um oftalmologista.

Veremos a seguir algumas das disfunções do globo ocular e os métodos de correção desses problemas.http://Disponível em: <https://saude.abril.com.br/blog/com-a-palavra/qual-a-importancia-que-voce-da-para-seus-olhos/> Acesso em 28 set. 2020.

 

 

Defeitos na Visão Humana

          Um dos mais importantes entre os sentidos humanos é a visão. Ela nos permite a percepção do mundo com todas as suas formas e cores, que tanto impressionam o homem desde os tempos mais remotos.

 

 

 

 

 

 

                                              

       Didaticamente, dividimos o olho humano em:

 

Cristalino: Parte frontal do olho que funciona como uma lente convergente, do tipo biconvexa.

 

Pupila: comporta-se como um diafragma, controlando a quantidade de luz que penetra no olho.

 

Retina: é a parte sensível à luz, onde são projetadas as imagens formadas pelo cristalino e enviadas ao cérebro.

 

Músculos ciliares: comprimem convenientemente o cristalino, alterando a distância focal.

          O olho humano pode apresentar algumas anormalidades que levam a dificuldades de enxergar em algumas situações. Essas anormalidades podem ser: miopia, hipermetropia, astigmatismo, presbiopia e estrabismo.

 

Miopia: É uma anomalia da visão que consiste em um alongamento do globo ocular. Nesse caso há um afastamento da retina em relação ao cristalino, fazendo que a imagem seja formada antes da retina, tornando-a não nítida. O míope tem grandes dificuldades de enxergar objetos distantes.A correção da miopia é feita comumente com a utilização de lentes divergentes, permitindo a produção a imagem exatamente sobre a retina.

 

Hipermetropia: A hipermetropia é um defeito oposto à miopia, ou seja, aqui existe uma diminuição do globo ocular. Nesse caso a imagem de objetos próximos é formada além da retina, fazendo aquelas imagens não sejam formadas com nitidez. A correção desse defeito é possível através da utilização de uma lente convergente.

 

Astigmatismo: Consiste no fato de que as superfícies que compõem o globo ocular apresentam diferentes raios de curvatura, ocasionando uma falta de simetria de revolução em torno do eixo óptico. A correção é feita com a utilização de lentes cilíndricas capazes de compensar tais diferenças entre os raios de curvatura.

Figura: Defeitos da Visão. Disponível em: < http://www.neovisao.com/saude-ocular/ametropias-miopia-hipermetropia-astigmatismo-presbiopia/>. Acesso em 28 set. 2020.

Presbiopia: Anomalia da visão semelhante à hipermetropia, que ocorre com o envelhecimento da pessoa, ocasionando o relaxamento dos músculos. Porém, se a acomodação muscular for muito grande, o presbíope também terá problemas de visão a longa distância, uma vez que com a aproximação do ponto remoto, o problema se torna semelhante ao da miopia. A correção nesse caso se dá com a utilização de lentes bifocais (convergentes e divergentes).

                                               

 

 

Estrabismo: Tal anomalia consiste no desvio do eixo óptico do globo ocular, a correção é feita com o uso de lentes prismáticas. http://Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/fisica/defeitos-na-visao-humana.htm> Acesso em 28 set. 2020.

                                                                     

 

 

 

                                          

 

Resolva em seu caderno as atividades a seguir.

 

      1.  Complete a cruzadinha a seguir de acordo com os defeitos da visão relacionados de 1 a 7:

1. A presbiopia é comparada a que outro tipo de problema de visão?

2. A presbiopia é conhecida popularmente como vista __________.

3. A forma de correção da miopia é utilizar __________.

4. Na espécie humana, a cor dos olhos se deve à pigmentação da _________.

5. Defeito visual comum às pessoas com idade superior a 40 anos?

6. Que tipo de lentes utilizamos para a correção da hipermetropia?

7. A presbiopia é uma doença no olho humano que é caracterizada pela ineficiente visualização de objetos que estão a que distância do indivíduo?           

 

      2. O olho é uma das estruturas mais incríveis do corpo humano e pode ser comparado a uma câmera fotográfica ou uma filmadora, tamanha sua complexidade. Estabeleça, portanto, uma comparação entre uma câmera fotográfica e o olho humano.

 

      3. Enumere as afirmações abaixo de acordo com a sequência de eventos para que nossa visão ocorra:

(__) A córnea e o cristalino ajustam-se à luz para que a retina foque.

(__) O cérebro recebe e processa os sinais para criar uma imagem.

(__) A luz reflete-se nos objetos e segue em linha reta para o olho.

(__) Os fotorreceptores na retina convertem a luz em impulsos elétricos.

(__) A luz passa através da córnea, para dentro da pupila e através do cristalino.

 

      4. Sobre a visão selecione a alternativa que completa as lacunas das afirmações seguintes:

I – Na parte interna do olho há a ______________ e é nela que estão localizadas as células que captam as informações luminosas.

II – Chamamos essas células sensoriais de ______________ e elas podem ser de dois tipos: os _____________ e os bastonetes.

 

a) (  ) córnea – luminosidade – neurônios.

b) (  ) retina – fotorreceptoras – cones.

c) (  ) pupila – captação – clones.

d) (  ) íris – mecanorreceptoras – impulsos.

 

      5. Como é chamada a pequena abertura, localizada na íris e que controla a quantidade de luz que entra no olho, mudando de tamanho de acordo com a luminosidade do ambiente?

a) (  ) cristalino.

b) (  ) córnea.

c) (  ) íris.

d) (  ) pupila.

 

 

                                         

 

      6. Os problemas de visão podem surgir logo após o nascimento ou ir se desenvolvendo ao longo da vida devido a traumas, lesões, doenças crônicas, ou, simplesmente, devido ao envelhecimento natural do organismo. A imagem a seguir está de acordo com qual problema de visão estudado anteriormente? Justifique sua resposta.

 

          
               http://Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/fisica/defeitos-na-visao-humana.htm> Acesso em 28 set. 2020.

 

                                                                                                                      
ATÉ A PRÓXIMA AULA!!!
                                  
E NÃO ESQUEÇA DE ACESSAR OS LINKS!!!

6º CIE 6ª quinzenaBaixe e imprima sua atividade.