Matemática – 6º Ano – Operações: Números Racionais (ℚ) – 1ª quinzena – 3º corte – IMPRESSÃO - 02/09/2020

Vamos iniciar nossa atividade!!!

 

IMPORTANTE...ANTES DE INICIAR VAMOS FAZER A LEITURA DA NOTA ABAIXO!!!

 

 

Conjunto dos Números Racionais (ℚ)

O conjunto dos números racionais é formado por todos os números que podem ser escritos na forma de fração.Nossa abordagem se refere aos números decimais positivos, que fazem parte do conjunto dos números racionais.

 

Fração decimal

Uma fração decimal é aquela em que o denominador é uma potência de 10. Nas frações decimais, a quantidade de zeros do denominador é igual à quantidade de algarismos na parte decimal do número. Os números decimais finitos são aqueles que têm uma quantidade finita de casas decimais com algarismos diferentes de zero.

Para escrever um número decimal como uma fração decimal, o numerador deve ser o número decimal escrito como um número natural, e o denominador deve ser uma potência de 10 tal que a quantidade de zeros dessa potência é igual à quantidade de casas decimais do número decimal.

 

Operações com números decimais:

Adição e subtração de números decimais

Exemplos:

Multiplicação e divisão

Exemplos:

ATIVIDADES

1. Transforme o número decimal em uma fração decimal.

a) 0,4

b) 0,64

c) 0,09

d) 1,68

e) 6,791

f) 0,007

 

2. Complete com os números que faltam de modo que o número que aparece em um retângulo seja sempre igual à soma dos números marcados nos dois retângulos abaixo dele.

 

3. Paula ganhou um cofrinho para guardar moedas. Todos os dias, ao chegar em casa, seu pai lhe dá algumas moedas. Na segunda-feira, Paula recebeu R$ 0,80; na terça-feira, R$ 1,35; na quarta-feira, R$ 0,90; na quinta-feira, R$ 2,20; e na sexta, R$ 1,45. Quanto Paula recebeu, no total, durante esses 5 dias?

 

4. Ao comprar um jogo de tabuleiro cujo preço à vista era R$ 199,90, Liliana deu R$ 70,00 de entrada e pagou o restante em 2 parcelas de R$ 69,90. Quanto ela teria economizado se tivesse comprado o jogo à vista?

 

5. Stevan saiu para passear e registrou seus gastos em um papel. Quando chegou em casa, notou que o valor de uma das despesas estava borrado. Sabendo que Stevan gastou R$ 40,00, qual foi o valor dessa despesa?

a) (  ) R$ 7,10

b) (  ) R$ 8,10

c) (  ) R$ 12,30

d) (  ) R$ 14,70

 

6. A imagem a seguir mostra a quantidade de colheres de açúcar presente em alguns alimentos. Considerando que cada colher de sopa cheia equivale a 25,3 gramas, uma pessoa que, em um dia, comeu 1 barra de 100 gramas de chocolate ao leite e 1 copo de suco de 200 mL ingeriu uma quantidade de açúcar equivalente a:

a) (  ) 101,2 gramas

b) (  ) 126,5 gramas

c) (  ) 128,7 gramas

d) (  ) 139,15 grama

 

7. Complete o esquema utilizando o espaço abaixo de cada um deles para fazer os cálculos necessários.

Vamos revisar as notas desta atividade!!! 

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