Matéria e Energia: Radioatividade – 9º Ano – 4ª quinzena – 3º ciclo – AULA e IMPRESSÃO - 21/10/2020

                                          

HORA DE ESTUDAR EM CASA!!!

                     ENTÃO VAMOS LÁ!!!

 

 

 

 

VAMOS DAR CONTINUIDADE AS NOSSAS ATIVIDADES!!!

 

Radioatividade e Saúde

 

          Somos “projetados” para suportar determinados níveis de radiação. Obviamente se ficarmos expostos a quantidades maiores podemos ter uma série de problemas, que vão desde simples queimaduras até câncer. Radição traz algum benefício? Sim. A radiação tem propriedades que nos podem ser muito úteis:

 

• Radiação pode ser absorvida ou atravessar a matéria;

• Pela absorção da energia (em forma de calor), células e pequenos organismos podem ser destruídos;

• A propriedade de penetração das radiações permite identificar a presença de um radioisótopo em determinado local;

•A quantidade de energia gerada pela fissão nuclear é muito grande.

Podemos utilizar a radiação em processos industriais, procedimentos médicos, fármacos e na geração de energia. Basta fazê-lo com responsabilidade, fato que não se restringe apenas à radiação. Com um pouco de informação você percebe que a radiação não é a vilã que se diz por aí. Ela pode ser bastante útil e nos trazer grandes vantagens. Leia mais, pesquise um pouco antes de condenar seu uso indistintamente. http://Disponível em: https://tinyurl.com/yxs7awvs .Acesso em 11 de set. 2020. (Adaptada).

 

          O uso da radiação para tratamentos de saúde vai desde exames de imagem até a tratamentos com radioterapia. A forma de radiação mais conhecida em diagnósticos médicos é a radiografia dos ossos através do uso de raios X. Na medicina, é comum introduzir no organismo de alguns pacientes radioisótopos artificiais, denominados radiotraçadores. Eles recebem esse nome porque, ao serem transportados pelo corpo da pessoa, emitem radiações que permitem seu monitoramento, sabendo por onde passaram e onde se depositaram. Isso permite que o radiologista faça um mapeamento de órgãos.

 

          Um exemplo de radioisótopo é o iodo-131 que é usado no tratamento de câncer de tireoide, pois, por se acumular nesse órgão, suas radiações gama destroem as células cancerígenas. http://Disponível em: https://tinyurl.com/yxmd5a2k. Acesso em 11 de set. 2020.

 

        Além disso, é possível produzir imagens para os médicos analisarem, pois as radiações beta e gama incidem sobre filmes fotográficos. As imagens também são geradas por radioisótopos emissores de pósitrons e assim é possível detectar se a lesão em questão é benigna ou maligna.

Um tomógrafo usado para esse fim é o PET, sigla que vem do inglês, pósitron emission tomography, isto é, Tomografia por Emissão de Pósitron.

 

          O paciente submetido a esse exame recebe uma injeção com radioisótopo emissor de pósitron ligado a uma molécula que tem afinidade com o órgão do paciente que será estudado. Normalmente o radioisótopo utilizado é o flúor-18 com período de meia-vida de apenas 108 min. Ao redor do paciente estarão detectores de radiação que detectarão a emissão de ondas eletromagnéticas dos pósitrons que colidem com os elétrons. Dessa forma, o órgão é mapeado. http://Disponível em: < https://tinyurl.com/y3onnzmn>. Acesso em 11 de set. de 2020(Adaptada).

 

                     Atividades

      1. Qual radioisótopo é mais utilizado para identificar fraturas e osteoporose?

a) (  ) Samário-153.

b) (  ) Estrôncio-85.

c) (  ) Gálio-67.

d) (  ) Tálio-20

      2. Complete o texto com os termos que faltam para que este tenha sentido

Um exemplo de ____________ é o iodo-131 que é usado no tratamento de _______ de tireoide, pois, por se acumular nesse órgão, suas radiações ______ destroem as células ______________

 

      3. Como são conhecidos os radioisótopos que são introduzidos no organismo do paciente para mapear seus órgãos?

a) (  ) Radio-identificadores.

b) (  ) Radiocontroladores.

c) (  ) Radiotraçadores.

d) (  ) Radiocomunicadores

 

      4. Analise as afirmações a seguir e coloque V para as verdadeiras e F para as falsas.

a) (  ) O paciente submetido ao exame PET, recebe uma injeção com radioisótopo emissor de pósitron ligado a uma molécula que tem afinidade com o órgão do paciente que será estudado.

b) (  ) Radioisótopos são isótopos radioativos de elementos que seu isótopo mais abundante é estável.

c) (  ) A absorção da energia, células e pequenos organismos não podem sofrer malefícios.

d (  ) O Samário-153 é usado para tratamento de câncer ósseo e é usado como analgésico.

 

      5. Complete o texto com os termos que faltam para que este tenha sentido.

Podemos utilizar a ________ em processos industriais, procedimentos médicos, ________ e na geração de energia. Basta fazê-lo com responsabilidade, fato que não se restringe a esse uso.

a) (  ) radiação; fármacos.

b) (  ) medicina; fármacos.

c) (  ) radiação; vestimentas.

d  (  ) medicina; alimentos.

 

 

                             NÃO ESQUEÇA DE ACESSAR OS LINKS!!!

9o-CIE-4a-quinzena-3o-cicloBaixar