Mecanismos reprodutivos – Atividade 12 - 27/07/2021

Reprodução dos Animais e Plantas

        Reprodução é o processo em que indivíduos (progenitores) geram novos indivíduos semelhantes a eles (descendentes). Essa semelhança está relacionada com o material hereditário que passa de uma geração à seguinte. A reprodução é uma das principais características dos seres vivos e possibilita a continuidade das diferentes formas de vida. Existem dois tipos de reprodução:

Reprodução dos Animais

Os animais podem se reproduzir tanto assexuadamente como sexuadamente. A reprodução assexuada dos animais ocorre principalmente em alguns grupos de invertebrados, apesar de algumas espécies de peixes, salamandras, lagartos e aves também apresentarem esse tipo de reprodução. A reprodução assexuada pode ocorrer de diversas formas, entre elas por Fragmentação e por Brotamento.

A maioria dos animais se reproduz sexuadamente. Alguns animais como muito cnidários apresentam alternância de gerações, ou seja, alternam processos reprodutivos sexuados com assexuados.

Em geral, a reprodução sexuada dos animais envolve a participação de indivíduos de sexos diferentes: o macho e a fêmea. Estes apresentam órgãos especializados, denominados gônadas, responsáveis pela formação dos gametas – células reprodutivas dos organismos.

  • Nos machos, as gônadas são os testículos, responsável pela formação dos gametas masculinos, chamados espermatozoides – esses gametas são geralmente pequenos e móveis.
  • Nas fêmeas, as gônadas são os ovários, nos quais ocorre a produção dos gametas femininos, chamados óvulos. Esses gametas são imóveis, maiores que os espermatozoides e acumulam substâncias que nutrem o embrião no início de seu desenvolvimento.

A maioria dos animais se reproduz sexuadamente. Alguns animais como muito cnidários apresentam alternância de gerações, ou seja, alternam processos reprodutivos sexuados com assexuados.

Em geral, a reprodução sexuada dos animais envolve a participação de indivíduos de sexos diferentes: o macho e a fêmea. Estes apresentam órgãos especializados, denominados gônadas, responsáveis pela formação dos gametas – células reprodutivas dos organismos.

  • Nos machos, as gônadas são os testículos, responsável pela formação dos gametas masculinos, chamados espermatozoides – esses gametas são geralmente pequenos e móveis.
  • Nas fêmeas, as gônadas são os ovários, nos quais ocorre a produção dos gametas femininos, chamados óvulos. Esses gametas são imóveis, maiores que os espermatozoides e acumulam substâncias que nutrem o embrião no início de seu desenvolvimento.

Reprodução das Plantas

Assim como os animais, as plantas também se reproduzem assexuadamente e sexuadamente. A reprodução assexuada é mais comum entre as plantas do que entre os animais. Nelas, esse tipo de reprodução pode ocorrer por propagação vegetativa ou por meio de esporos.

  • Propagação Vegetativa: a planta tem capacidade de formar novos indivíduos a partir de um fragmento dela mesma;
  • Reprodução por Esporos: a planta se reproduz a partir de células reprodutivas, denominadas esporos. Um esporo, em condições favoráveis, pode originar um novo indivíduo, sem que ocorra fusão com outras células.

Disponível em: <https://tinyurl.com/ympcxrw3>. Acesso em 16 jun. 2021.

Reprodução Sexuada nas Plantas sem sementes

Durante seu ciclo de vida, as plantas apresentam uma alternância de gerações, com dois tipos de indivíduos: o esporófito e o gametófito.

  • Esporófito: indivíduo que produz esporos;
  • Gametófito: indivíduo que produz gametas.

O ciclo de vida das plantas sem sementes ocorre basicamente da seguinte maneira: os gametófitos formam gametas. A união do gameta masculino com o feminino dá origem ao zigoto, que forma o embrião. O embrião desenvolve formando um esporófito que produz esporo que dão origem a novos gametófitos.

Fonte: Brasil Escola. Acesso em 16 jun. 2021

Disponível em: <https://tinyurl.com/2yrdccr2>. Acesso em 16 jun. 2021.

Reprodução Sexuada nas Plantas com sementes

Nas plantas com sementes (gimnospermas e angiospermas) o esporófito é grande e visível, correspondendo à fase mais conhecida da planta. Já o gametófito apresenta o tamanho reduzido e dura um período curto.

Nas gimnospermas, os gametófitos encontram-se nos estróbilos, enquanto nas angiospermas os gametófitos estão nas flores.

Esse tipo de reprodução ocorre quando há transferência dos grãos de pólen para o sistema reprodutor das plantas (mais propriamente no estigma), ocorrendo a polinização.

Disponível em <https://tinyurl.com/5e3sx3ur>. (Adaptado). Acesso em 16 jun. 2021.

Quer conhecer mais sobre os processos de reprodução? Se possível, assista ao vídeo:

Responda as atividades em seu caderno.

1. A reprodução é uma das características que diferem os seres vivos dos seres inanimados, estando relacionada ao processo de evolução. Agora que você estudou sobre os mecanismos reprodutivos estabeleça uma relação entre a reprodução e a evolução dos seres vivos.

2. Esse tipo de reprodução ocorre em diferentes organismos, sendo frequente em plantas, principalmente em angiospermas. Já em animais, também é possível observar esse tipo de reprodução, ocorrendo, por exemplo, em cnidários e também em algumas espécies de poríferos. Essas características são da reprodução por

a) (  ) propagação.b) (  ) fragmentação.c) (  ) brotamento.d) (  ) especiação.

3. Preencha a tabela a seguir relacionando reprodução sexuada e reprodução assexuada.

4. Selecione a alternativa que completa as lacunas das afirmações seguintes:

I – Na reprodução __________, não há o envolvimento de gametas, o que impede a variabilidade _________.

II – O tipo de reprodução ____________ é observado, por exemplo, na grande maioria dos animais, inclusive nos seres humanos.

a) (  ) assexuada – genética – sexuada.
b) (  ) sexuada – genética – assexuada.
c) (  ) sexuada – molecular – sexuada.
d) (  ) assexuada – bioquímica – assexuada.

5. A respeito dos mecanismos de reprodução, analise as afirmações a seguir:

I. A reprodução assexuada ocorre sem que haja o encontro de gametas, não havendo assim a junção de material genético.

II. A reprodução assexuada é um tipo de reprodução em que apenas um indivíduo é parental, e este transmite seus genes aos seus descendentes.

III. A reprodução sexuada é considerada menos complexa do que a reprodução assexuada, por ser mais lenta e possibilitar a obtenção de mais descendentes.

IV. Na reprodução assexuada, há a participação de gametas, sendo gerados indivíduos com combinações únicas, os quais resultam dos genes herdados apenas do pai.

Assinale a alternativa que indica as afirmações corretas:

a) (  ) I e II.b) (  ) I e IV.c) (  ) I, II e III.d) (  ) I, II e IV.

6. Analise a figura a seguir e responda de que tipo de reprodução se trata, comentando sobre a importância desse tipo de reprodução para a variabilidade genética nos seres vivos.

Disponível em <https://tinyurl.com/ykdy3za9>. Adaptado. Acesso em 20 jun. 2021.

7. Leia o texto a seguir:

Quarentena está ajudando a reprodução da maior das espécies de tartarugas marinhas, ameaçada de extinção

       Com o distanciamento social imposto pela maioria dos países do mundo para evitar a disseminação ainda maior do novo coronavírus, a vida selvagem está retomando seu habitat original, que ao longo dos séculos, foi “invadido” pelos seres humanos. E o resultado é que em diversos lugares, a quarentena está sendo extremamente benéfica para muitas espécies: é o caso, por exemplo, das tartarugas marinhas, especialmente a de couro.

       O que vem ocorrendo é que, com praias vazias, sem a circulação de pessoas e veículos, com menor presença de resíduos plásticos e outros dejetos na areia e a diminuição da poluição visual (as luzes noturnas confundem os filhotes e fazem com que, muitas vezes, eles não consigam chegar ao mar), as tartarugas encontram o ambiente ideal para colocarem seus ovos. São necessários aproximadamente 60 dias para a tartaruga chocar seus ovos e para que eles eclodam.

Suzana Camargo, 21 de abril de 2020. Disponível em <https://tinyurl.com/4kwyvnxs>. (Adaptado). Acesso em 20 jun. 2021.

Reflita sobre o texto e explique qual o tipo de reprodução das tartarugas marinhas e mencione a importância da formação de um maior número de ovos para a sobrevivência dessa espécie.

8. Algumas plantas, como os musgos e as pteridófitas, também se reproduzem a partir de ________. Na época de reprodução, há maturação e produção de ________ por meiose, que posteriormente serão liberados no ar. Daí eles podem ser dispersados, permitindo que as plantas possam colonizar novas áreas. Quando os ________ encontram um substrato adequado, com umidade, acontece a germinação. Assinale a alternativa que indica o tipo de reprodução indicado e a palavra que preenche as lacunas do texto, respectivamente:

a) (  ) Propagação vegetativa, gametas.
b) (  ) Propagação vegetativa, esporos.
c) (  ) Reprodução por Esporos, gametas.
d) (  ) Reprodução por Esporos, esporos.

9. A transferência de grãos de pólen das anteras de uma flor para o estigma (parte do aparelho reprodutor feminino) da mesma flor ou de uma outra flor da mesma espécie é conhecida por

a) (  ) fecundação.b) (  ) polinização.c) (  ) fertilização.d) (  ) reprodução.

10. Relacione os termos à sua definição adequada.

(A) Brotamento
(B) Fragmentação
(C) Propagação vegetativa
(__) Um novo organismo forma-se a partir do fragmento de outro, processo comum em alguns invertebrados, como em planárias.
(__) Nesse processo, um pedaço de caule ou raiz é suficiente para dar origem a outro indivíduo, como a reprodução da bananeira e a cana-de-açúcar.
(__) Ocorre pela formação de expansões do corpo do indivíduo, denominada brotos, que pode se separar e originar um indivíduo adulto ou pode permanecer unido ao progenitor, formando uma colônia, como as hidras.

Se for possível, clique aqui para baixar ou imprimir sua atividade.