Misturas homogêneas e heterogêneas: substâncias simples e compostas – Atividade 6 - 07/04/2021

Hoje, iremos aprender a distinguir e classificar como misturas homogêneas e heterogêneas a mistura de dois ou mais materiais.
https://www.hypeness.com.br/2020/09/criancas-em-casa-6-experiencias-cientificas-faceis-para-fazer-com-os-pequenos/

Misturas Homogêneas e Heterogêneas

Misturas são porções de matéria formadas por mais de uma substância. Existem dois tipos de misturas: homogêneas e heterogêneas. A mistura heterogênea se distingue de uma mistura homogênea pela variação das propriedades em sua extensão. Enquanto a mistura homogênea apresenta apenas uma fase, a mistura heterogênea é formada por pelo menos duas fases.

Por exemplo, água e óleo é uma mistura heterogênea, pois visualmente conseguimos distinguir duas fases com diferentes características na mistura. Já uma mistura homogênea, como água e sal, apresenta as mesmas propriedades em qualquer parte observada.

Misturas Homogêneas

       São aquelas em que não se consegue perceber a diferença entre duas ou mais substâncias componentes da mistura. Elas apresentam-se de forma uniforme, em apenas uma fase (monofásica). Isso acontece porque as substâncias se dissolvem e se tornam, na verdade, uma solução. Como por exemplo a mistura entre água e açúcar ou entre o cobre e o estanho, formando o bronze.

Misturas Heterogêneas

       Nas misturas heterogêneas é nítida a presença de duas ou mais substâncias numa mistura. Apresenta duas ou mais fases (polifásica). Não existem misturas heterogêneas gasosas. Temos como exemplo de mistura heterogênea a água com o óleo ou entre o açúcar e a farinha.

Disponível em: https://tinyurl.com/5bvpy9yk. Acesso em 10 mar. 2021

Disponível em: https://www.todamateria.com.br/misturas-homogeneas-e-heterogeneas/. Acesso em 10 mar. 2021. Adaptado

Substâncias Simples ou Compostas

A água que bebemos é uma água pura?

Na química, quando nos referimos a uma substância pura, significa que em um determinado sistema só existe um único tipo de molécula. Portanto, em um sistema com água pura existem apenas moléculas de água.

A água que tomamos é assim? Não! A água que tomamos é uma mistura, pois ela possui sais minerais dissolvidos. Mas isso não significa que ela seja potável. Água potável é a água própria para o consumo humano.

Dependendo de como as substâncias são formadas elas podem ser classificadas como simples ou compostas.

Disponível em: https://tinyurl.com/fusrkksw. Acesso em 10 mar. 2021.

Vamos entender o que são as substâncias simples e compostas.

SUBSTÂNCIA SIMPLES: São aquelas substâncias formadas por um ou mais átomos de um mesmo elemento químico.

Veja os exemplos no esquema ao lado.

Note que as moléculas do gás hidrogênio (H2) e o gás oxigênio (O2) são formadas por átomos de um mesmo elemento químico.

Observação: Elemento químico é formado por átomos que apresentam propriedades químicas iguais

Disponível em : http://grupoevolucao.com.br/livro/Quimica1/subst1.png. Acesso em 09 mar. 2021

SUBSTÂNCIAS COMPOSTAS: Já as substâncias compostas são formadas por mais de um elemento químico. Nesse caso, a molécula possui dois ou mais átomos de elementos químicos diferentes. É o caso da água, por exemplo. Veja no esquema ao lado.

Então, temos que a água pura é uma substância pura composta, formada por dois átomos do elemento químico hidrogênio e um átomo do elemento químico oxigênio. A água com seus sais minerais é uma mistura.

Disponível em: http://grupoevolucao.com.br/livro/Quimica1/subst1.png. Acesso em: 09 mar. 2021.

As misturas poderão ser classificadas conforme o seu aspecto, homogêneo ou heterogêneo, e este segundo aspecto conforme ao seu número de fases (bifásica, trifásica ou polifásica).

As substâncias puras requerem um menor número de classificações, pois apresentam menor complexidade em relação às misturas. Por exemplo, podem ser abordadas como simples ou compostas.

Substância pura simples: é toda substância formada por átomos de um único elemento químico.

Exemplos: gás hélio (He), formado unicamente por átomos de hélio. Gás oxigênio (O2), formado unicamente por átomos do elemento oxigênio. Ozônio (O3), formado unicamente por átomos do elemento oxigênio.

Disponível em: https://tinyurl.com/3rep378e. Acesso em: 10 mar. 2021.

Substância pura composta: é toda substância formada por átomos de dois ou mais elementos químicos.

Exemplos: água (H2O), formada por átomos de dois elementos: hidrogênio e oxigênio. Gás carbônico ou dióxido de carbono (CO2), formado por átomos de dois elementos: carbono e oxigênio. Ácido clorídrico (HCl), formado por átomos de  dois elementos: hidrogênio e cloro.

Disponível em: https://tinyurl.com/23hejvpf. Acesso em: 10 mar. 2021

Disponível em: https://tinyurl.com/28z6s4w3. Acesso em 10 mar. 2021.

Se possível, clique aqui para baixar ou imprimir a aula!