Mito – 9º Ano – 3ª Quinzena – 3º Corte – Aula e Impressão - 28/09/2020

Oiiiii… tudo bem? Preparado para mais uma atividade?
Hoje vamos trabalhar o tema : Mito

         

          O que é mito?

Disponível em http://www.casinhasagreste.com.br/2013/07/sem-resultado-do-processo-simplificado.html Acesso em 02 de set. de 2020.

    Mitos são narrativas utilizadas pelos povos gregos antigos para explicar fatos da realidade e fenômenos da natureza, as origens do mundo e do homem, que não eram compreendidos por eles.  

     Os mitos se utilizam de muita simbologia, personagens sobrenaturais, deuses e heróis. Todos estes componentes são misturados a fatos reais, características humanas e pessoas que realmente existiram.

    Um dos objetivos do mito era transmitir conhecimento e explicar fatos que a ciência ainda não havia explicado, através de rituais em cerimônias, danças, sacrifícios e orações. Um mito também pode ter a função de manifestar alguma coisa de forma forte ou de explicar os temas desconhecidos e tornar o mundo conhecido ao Homem.

    Mito nem sempre é utilizado na simbologia correta, porque também é usado em referência as crenças comuns que não tem fundamento objetivo ou científico.

    Porém, acontecimentos históricos podem se transformar em mitos, se tiver uma simbologia muito importante para uma determinada cultura.  

    Características de um mito:

    – Tem caráter explicativo ou simbólico.

    – Relaciona-se com uma data ou com uma religião.

    – Procura explicar as origens do mundo e do homem por meio de personagens sobrenaturais como deuses ou semideuses.

    – Ao contrário da explicação filosófica, que se utiliza da argumentação lógica para explicar a realidade, o mito explica a realidade através de suas histórias sagradas, que não possuem nenhum tipo de embasamento para serem aceitas como verdades.

    – Alguns acontecimentos históricos podem se tornar mitos, desde que as pessoas de determinada cultura agreguem uma simbologia que tornem o fato relevante para as suas vidas.

    – Todas as culturas possuem seus mitos. Alguns assuntos, como a criação do mundo, são bases para vários mitos diferentes.

    – Um mito não é um conto de fadas ou uma lenda.

    A mitologia é o estudo do mito, das suas origens e significados.

Disponível em: https://brainly.com.br/tarefa/21011839 Acesso em 02 de set.de 2020.

                    Atividades

 

  1. Marque (V) para verdadeiro e (F) para falso, conforme as afirmações sobre o gênero mito:
  1. a) (   ) Mitos são narrativas utilizadas pelos povos gregos antigos para explicar fatos da realidade e fenômenos da natureza, as origens do mundo e do homem, que não eram compreendidos por eles.  
  2. b) (   )Todos estes componentes do mito não podem ser misturados a fatos reais, nem a características humanas, nem se referir a pessoas que realmente existiram.
  3. c) (   ) Um dos objetivos do mito era transmitir conhecimento e explicar fatos que a ciência ainda não havia explicado, através de rituais em cerimônias, danças, sacrifícios e orações.
  4. d) (   ) Acontecimentos históricos não podem se transformar em mitos.
  1. Marque somente as alternativas que se referem às características do mito:                                                          a) (   ) Procura explicar as origens do mundo e do homem por meio de personagens sobrenaturais como deuses ou semideuses                                                                                                                                          b) (   ) Todas as culturas possuem seus mitos                                                                                                        c) (   ) Alguns assuntos, como a criação do mundo, são bases para vários mitos diferentes.                        d) (   ) Todas estão corretas.

3. Explique o que é Mitologia.

 

     Leia o texto abaixo e responda as próximas questões.

     O HOMEM DE FOGO

 

Disponível em: https://br.pinterest.com/pin/599963981578985299/ Acesso em 02 de set. de 2020.

    Apolo é um rei dos humanos. Rei sábio que sempre procurou governar seu país com os ensinamentos de Atena. Ele tem um irmão que conseguiu o poder da invisibilidade com a semideusa Minerva, prometendo-a que usaria seu poder com o intuito de fazer somente o bem, investigando os maiores segredos dos reis e rainhas da terra, evitando assim que pessoas fossem mortas nas guerras, mas não cumpriu com sua palavra, usava seu poder para a prática do mal.

    Apolo não se conformava em ver seu irmão com um poder concedido pelos deuses, e ele, sendo rei, não possuía nenhuma habilidade. Foi quando decidiu ir ao encontro de Minerva, para implorar o

poder do fogo. Não demorou muito em encontrá-la próximo ao labirinto de Minotauro e logo foi falando: 

    __ Eu quero ter o poder de fogo! Quero ficar em chamas para que o meu domínio seja ampliado.

     __ Eu posso até lhe dar o poder, mas quero algo em troca. Respondeu a Minerva.

     __ O quê?

     __  A cabeça de seu irmão.

     __  Mas por que você quer matá-lo? Indagou o rei Apolo.

     __  Porque dei a ele o poder da invisibilidade, para ele fazer o bem, mas usa seu poder somente para realizar o mal e está causando o desequilíbrio na terra. Procuro matá-lo há muito tempo. Dar-te-ei o poder, mas antes o traga aqui morto.  

     __ Mas quem mata um membro da família real vai para a forca e não posso fazer isso com o meu próprio irmão! Argumentou Apolo.

    __  Eu tenho um veneno, basta colocar uma gota em sua bebida e logo ele morrerá, você sabe que ele precisa morrer, pois suas atitudes são perversas.

    Então ele foi para o castelo muito triste e pensativo. Seu irmão sabia de tudo, pois havia permanecido ali invisivelmente, ouvindo toda conversa. Apolo não sabia disso e ao sentar no trono, logo apareceu seu irmão que logo foi perguntando:

    __  O que você tem em mãos Apolo?

    __  Nada, apenas um vidro contendo um remédio preparado por Asclépio. Estou muito cansado e preciso de sossego.

    Os servos logo apareceram e convidaram o rei para o jantar. Apolo convidou seu irmão, mas como já sabia de tudo, foi logo falando:

    __ Calma, o poder não é tudo na vida, você precisa também de sabedoria. Eu vou me fingir de morto para você conseguir o que queres.

    Apolo ficou assustado, jamais imaginaria que seu irmão soubesse do plano que permanecia em segredo, mas aceitou prontamente.

    No outro dia, a vila toda estava sabendo que o irmão do rei havia morrido, o plano tinha sido colocado em prática, faltava só levar o irmão perante Minerva, como morto, sobre uma carruagem. Apolo foi.

    __  Você conseguiu o que tanto queria. Meu irmão agora está morto, conceda-me o meu desejo! Pediu Apolo.

    Minerva aproximou-se do irmão de Apolo (que se fingia de morto) e ela acreditou que ele realmente havia morrido.

    __ Calma, coloque a mão para cima que eu vou te conceder o poder. Disse Minerva.

    Quando ela jogou o poder, ordenou que ele estralasse os dedos e dele saiu uma faísca de fogo. O irmão de Apolo se levantou de uma vez e jogou uma lança com o sangue da veia direita de Medusa, bem no peito da Minerva e ela morreu instantaneamente.    

    Satisfeitos, os irmãos retornam para o castelo. Apolo tem o poder de chamas de fogo e seu irmão ainda com o poder da invisibilidade formam uma dupla poderosa para combater os inimigos do reino e ajudar as pessoas de seu país.

Disponível em: https://www.tudosaladeaula.com/2018/04/prova-atividade-de-interpretacao-de.html Acesso em 02 de set. de 2020.

                             Interpretando e compreendendo o texto

  1. O gênero do texto é
  1. a) (   ) crônica, pois aborda fatos do cotidiano.
  2. b) (   ) memória, pois traz uma experiência de vida.
  3. c) (   ) conto, pois é um texto ficcional com personagens reais.
  4. d) (   ) mito, pois além de um enredo ficcional, apresenta personagens sobrenaturais.
Hummmm tô gostando muito desta atividade!

   5. Qual é a finalidade do texto?

   6. Cite os nomes das personagens do texto.

  1. Toda a história do texto gira em torno de um desejo. Identifique qual era o desejo de Apolo.
  1. No trecho: “Mas por que você quer matá-lo?”, o termo destacado “lo” se refere

      a) (   ) a Apolo.

     b) (   ) a Minerva.

     c) (   ) ao irmão de Apolo.   

     d) (   ) ao veneno

  1. O texto faz uso do discurso direto nas falas das personagens. Comente as diferenças do discurso direto e discurso indireto.
Não vejo a hora de poder abraçar de novo! É só a gente se cuidar, que tudo voltará ao normal!
  1. 10.No fragmento: “Seu irmão sabia de tudo, pois havia permanecido aliinvisivelmente…”, as palavras grifadas estabelecem, respectivamente, ideia de                                                                                                  a) (   ) lugar e modo.                                                                                                                                                      b) (   ) intensidade e modo.                                                                                                                                          c) (   ) modo e lugar.                                                                                                                                                      d) (   ) lugar e intensidade.
  1. No final, percebe-se que
  1. a) ( ) as personagens principais enfrentaram os castigos dos deuses.
  2. b) ( ) o reino ficou sob a proteção dos irmãos.
  3. c) ( ) Apolo prometeu combater os inimigos do irmão.
  4. d) ( ) a satisfação do reino foi grande com a chegada dos irmãos.

Imprima esta atividade. Veja aí abaixo.

9ª LP 3ª quinzena 3º corte