Modificação das paisagens locais – Atividade 7 - 19/04/2021

Fotos exibem o ‘antes e depois’ do desenvolvimento urbano de Goiânia

Fotógrafo Hélio de Oliveira documentou pontos da cidade na década de 50. G1 registrou os mesmos locais para mostrar o rápido crescimento da capital.

Por Carolina Simiema (24/10/2011) Do G1 GO

1) Avenida Anhanguera

A Avenida Anhanguera é uma das principais artérias da cidade que liga a Região Oeste da cidade com a Região Leste. Esta ligação é feita pelas pistas para os carros comuns e também pela linha exclusiva para os ônibus.


2) Teatro Goiânia

O Teatro Goiânia é o mais tradicional espaço cultural de Goiânia. Inaugurado em 12 de junho de 1942, ele integra o conjunto arquitetônico de estilo art decó projetado pelo arquiteto Jorge Félix. Sua construção teve início em 1940. O Teatro fica na Avenida Tocantins com Avenida Anhanguera, Setor Central.


3) Praça Cívica

Vista aérea da Praça Cívica Doutor Pedro Ludovico Teixeira que é considerada o marco inicial da construção de Goiânia construída em 1933 e da Avenida Goiás que foi uma das primeiras avenidas a serem construídas em Goiânia. Atualmente, ela é uma das principais vias públicas da cidade. Inicia-se na Praça Cívica, estendendo-se até a Avenida Nerópolis, na região noroeste. A Avenida Goiás define o eixo norte/sul.


4) Praça do Bandeirante

No dia 9 de novembro de 1942 foi inaugurado o Monumento ao Bandeirante. A escultura em bronze possui 3,5 metros de altura e está localizada na Praça Atílio Correia Lima – antiga Praça do Bandeirante, no cruzamento das Avenidas Goiás e Anhanguera, Setor Central.


5) Palácio das Esmeraldas

O Palácio das Esmeraldas é a sede oficial do governador de Goiás desde 1933. Ele é chamado por este nome por sua fachada ser em cor verde-esmeralda, dando a impressão de que todo o palácio é feito por pedras de Esmeraldas.


6) Centro de Goiânia

Boa parte das primeiras edificações de grande porte do centro de Goiânia foi construída no estilo art déco, entre as décadas de 1940 e 1950. Em 1950, a cidade já superava as expectativas demográficas da época da sua construção. Na foto original o cruzamento da Avenida Goiás com a Avenida Paranaíba ainda sendo construídas.


7) Avenida Universitária – Antiga Rua 10

Conhecida como Rua 10 a avenida dá acesso a universidades e é onde se localiza a Catedral Metropolitana de Goiânia.


8) Avenida Tocantins

A Avenida Tocantins compõe a perspectiva da funcionalidade das três avenidas mais importantes de Goiânia, no Centro da cidade – Goiás, Araguaia e Tocantins – que convergem para a sede do governo, na Praça Cívica, e que confluem para a parte mais elevada da capital.

Disponível em: http://g1.globo.com/goias/noticia/2011/10/fotos-exibem-o-antes-e-depois-do-desenvolvimento-urbano-de-goiania.html

Acesso em: 05 de abr de 2021

ATIVIDADES

Figura: Escala de interferência humana na paisagem.

A. Terras virgens; B. Coleta; C. Caça e pesca; D. Pecuária; E. Agricultura; F. Indústria; G. Urbanização; H. Controle Climático; I. Fuga Exobiológica (viagem entre planetas)  Fonte: Dansereau (1999, p. 192).

Disponível em: https://naraiz.wordpress.com/2016/12/02/antropoceno-e-a-escala-da-interferencia-humana-de-pierre-dansereau-atividades-de-educacao-ambiental/

Acesso em: 05 de abr de 2021

1. Observe a imagem e responda se as sentenças a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

a) (    ) O “homem” é o maior agente transformador da paisagem.

b) (    ) As indústrias alteram pouquíssimo a paisagem natural.

c) (    ) Os elementos naturais da imagem ao lado vão diminuindo de acordo com a intensidade da interferência do homem no meio ambiente.

d) (    ) Os elementos humanizados (antrópicos) vão aumentando de acordo com a intensidade da interferência do homem no meio ambiente.

e) (    ) Quanto mais desenvolvida tecnologicamente for a comunidade, maiores serão as modificações introduzidas pelo homem a paisagem natural.

2. A imagem referente a letra “E” representa o processo de agricultura realizado pelo homem. Essa paisagem pode ser considerada natural ou humanizada? Justifique sua resposta.

3. Com relação as imagens de Goiânia, podemos afirmar que a cidade ainda possui marcas do passado? Justifique.

4. As imagens da cidade de Goiânia no passado correspondem a qual letra na imagem Escala de interferência humana na paisagem?

a) (    ) letra D – Pecuária

b) (    ) letra F – Industrialização

c) (    ) letra G – Urbanização

d) (    ) letra E – Agricultura

5. Em relação a imagem da Escala de interferência humana na paisagem, quais letras correspondem a paisagem majoritariamente vivenciada pela população que viria, posteriormente, a se mudar para Goiânia de antigamente?

a) (    ) letras F e G – Indústria e Urbanização

b) (    ) letras D e E – Pecuária e Agricultura

c) (    ) letras B e C – Coleta, Caça e pesca

d) (    ) letras E e F – Agricultura e Indústria

6. Observando as paisagens de Goiânia de antigamente junto ás de 2011 (de exatos 10 anos atrás, portanto, a paisagem atual já se encontra alterada em maior ou menor intensidade), podemos perceber que essa região foi intensamente verticalizada. Ou seja, prédios, edifícios residenciais e comerciais compõem principalmente a paisagem daquela região. Nesse sentido, o que pode ser dito em relação as atividades ali exercidas? Explique.

Se for possível, clique aqui para baixar ou imprimir a aula.