MÚSICA 2° CORTE – FESTIVAL POLÍTICO HISTÓRICO - 09/05/2022

ATIVIDADE ARTE – (MÚSICA)

A ERA DOS FESTIVAIS – O CONTEXTO POLÍTICO E HISTÓRICO

OBJETOS DE CONHECIMENTO/CONTEÚDOS:

Contextos e Práticas: História da Música Brasileira: elementos e artistas. A diversidade musical de diferentes culturas e a diversidade de gêneros musicais. Música e Sociedade.

HABILIDADES:

(GO-EF08AR17-A) Identificar, apreciar, conceituar e interpretar diversos gêneros musicais, por meio da prática em diferentes grupos, reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos, em diferentes períodos da história da música, percebendo-se como sujeitos históricos.

(GO-EF08AR33) Analisar aspectos históricos, sociais e políticos da produção musical, analisando suas narrativas: letra das canções, instrumentação, estruturação e arranjo, gênero e estilo.

(EF69AR31) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, -cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.

Em 1964 foi instaurado no Brasil o governo militar que mantinha o controle em vários aspectos da vida social brasileira, principalmente na área cultural. Apesar de toda vigilância, surgiram várias formas de protestos contra o regime militar. Na música, observou-se um intenso crescimento da produção musical no país. Nesse período surgiram canções de conteúdo político e social que solidificou a MPB da forma como a conhecemos hoje; essa música tinha um caráter de protesto e chegava a uma grande parcela da população devido principalmente aos festivais realizados pelas emissoras de televisão. Os festivais musicais apresentaram uma safra rara e riquíssima de compositores e intérpretes como Chico Buarque de Holanda, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Nara Leão, Geraldo Vandré entre muitos outros. Foram momentos importantes para a expressão cultural brasileira e o festival de 1967 é visto até hoje como o mais significante do ponto de vista musical.

LINK PARA ATIVIDADE COMPLETA