MÚSICA 2° CORTE – ORQUESTRA MADEIRAS - 20/06/2022

ATIVIDADE ARTE – (MÚSICA)

A ORQUESTRA – O NAIPE DAS MADEIRAS

OBJETOS DE CONHECIMENTO/CONTEÚDOS:

Materialidades: Origem e história dos instrumentos musicais convencionais e suas classificações.

Materialidades: Os parâmetros sonoros; Elementos constitutivos da música

HABILIDADES:

(GO-EF07AR21-C/F) Conhecer e situar os instrumentos convencionais a partir de sua origem e suas classificações: instrumentos de sopro, percussão, cordas, naipes da orquestra, entre outras formas de classificação, bem como o desenvolvimento no contexto histórico.

(GO-EF07AR21-A/B) Discriminar e classificar fontes sonoras de acordo com os parâmetros do som e os elementos constitutivos da música.

O NAIPE DAS MADEIRAS: Os instrumentos de sopro conhecidos como madeiras, são, ou foram em algum momento, feitos de madeira. Há exceções como as modernas flautas e flautins que são de metal. Os sons dos instrumentos de madeira são produzidos por meio da vibração de uma palheta, ou no caso da flauta e do flautim, o ar penetra no instrumento através de um orifício oval. Em ambos os casos, uma coluna de ar é posta em vibração dentro de um tubo oco. O que define a presença do instrumento no naipe das madeiras não é a matéria-prima em sim, mas sim o funcionamento pelas palhetas e pelo sistema de chaves. Diferente dos sons produzidos pelo naipe de cordas que se fundem em um todo homogêneo, o naipe de madeiras tem instrumentos com sonoridades mais distintas e individuais, sendo mais contrastantes. Outra característica contrastante entre o naipe de cordas e o naipe de madeiras é que muitas vezes os instrumentos de cordas tocam a mesma parte, algo que não ocorre entre os instrumentos de madeira. Cada um deles costuma ter a sua parte individual para tocar.

LINK PARA ATIVIDADE COMPLETA