ATIVIDADE 12 – Números racionais - 27/07/2021

O conjunto dos números racionais

Os números racionais são aqueles que podem ser escritos na forma de fração, em que o numerador é um número inteiro e o denominador é um número inteiro não nulo (diferente de zero). Observe como podemos descrever esse conjunto utilizando a linguagem matemática.

Diferentes escritas de um número racional

Número decimal exato e dízima periódica

Comparação de frações

Para comparar frações com denominadores iguais, comparamos seus numeradores. A fração com o maior numerador é a maior fração.

Para comparar frações com numeradores iguais, comparamos seus denominadores. A fração com o menor denominador é a maior fração.

Para comparar frações com numeradores e denominadores diferentes, obtemos frações equivalentes a elas, com o mesmo denominador. Então, comparamos os numeradores das novas frações. A fração com o maior numerador é a maior fração.

Fração de quantidade

Operações com decimais

De acordo com essas informações, qual é o peso líquido de salame comprado por Ítalo?

O valor pago por Ítalo foi R$ 25,80, e o custo de 1 kg de salame é R$ 15,00. Assim, para determinar quantos quilogramas ele comprou, precisamos dividir 25,8 por 15.

25,8 ÷ 15 = 258 ÷ 150 = 1,72

Logo, Ítalo comprou 1,72 kg de salame.

ATIVIDADES

1. Complete adequadamente a tabela abaixo, com as diferentes representações de um número racional.

2. Converta as frações para a forma decimal e classifique cada número em decimal exato ou dízima periódica.

3. Observe a fração a seguir.

4. No treino da equipe de basquete, Amanda, Beatriz e Carla fizeram 15, 20 e 30 lances à cesta, respectivamente. Se Amanda acertou 10 arremessos, Beatriz acertou 13, e Carla acertou 18, qual delas teve o melhor desempenho?

5.  Ordene os números seguintes em ordem crescente.

10. Pedro pegou a balança que seu pai usa em seu estabelecimento comercial para fazer um experimento com cadernos e livros iguais. Primeiro, colocou 1 caderno e 1 livro sobre a balança e obteve 1,5 kg. Depois, dispôs 1 caderno e 2 livros sobre a balança, obtendo 2,7 kg. Quantos quilogramas a balança vai mostrar se Pedro colocar 2 cadernos e 3 livros sobre ela?

11. A massa de um botijão de gás é 28 kg quando está cheio e 21,5 kg quando está com metade de sua capacidade. Qual é a massa do botijão vazio?

A) (   ) 12 kg

B) (   ) 13 kg

C) (   ) 14 kg

D) (   ) 15 kg

Se for possível, clique aqui para baixar ou imprimir a aula.