O formato da Terra/ Movimentos de rotação e translação e o eixo de inclinação da Terra -Atividade 4 - 05/03/2021

Por que existe o dia?
E a noite?

Você já deve ter percebido que “o Sol se movimenta” durante o dia, não é mesmo? Mas será que esse movimento é mesmo ele que faz?

“Os movimentos aparentes dos astros celestes podem ser percebidos porque usamos alguns pontos como referência. Você já deve ter percebido que o horizonte é uma referência importante para percebermos o movimento aparente do Sol e de outras estrelas no céu.” Fonte: LOPES, Sônia. Investigar e Conhecer: Ciências da Natureza. 1ª Edição. São Paulo, Editora Saraiva, 2015.

O movimento que determina a escuridão da noite e o clarão do dia dura cerca de 24 horas e é chamado de rotação. Acontece quando a Terra gira em torno do seu próprio eixo, que é ligeiramente inclinado. Observe a imagem.

Disponível em: https://static.mundoeducacao.uol.com.br/mundoeducacao/conteudo/rotacao-terrestre.jpg Acesso em 13 nov 2020

Portanto, quando uma parte do planeta é iluminada pelo Sol, caracterizando período do dia, o outro lado não recebe sua luz, caracterizando a noite. Observe a imagem.

Você sabia que alguns animais têm hábitos característicos de dia ou noite?

O gato é um deles. “Por ser um animal de hábitos noturnos, os gatos têm menores períodos de sono durante a noite. Isso acontece porque eles têm a fisiologia de um predador. Assim como os leões e outros grandes felinos, os gatos têm um padrão semelhante de dormir durante o dia e caçar à noite – eles estão estruturados para a caça.”

A rotação não é o único movimento realizado pelo planeta Terra. Existe outro, que leva mais tempo (cerca de 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos), chamado de translação. É esse movimento que determina o início e fim de um ano, como também as estações do ano.

Você sabe por que existem as estações do ano?

Como o eixo de rotação da Terra possui uma inclinação em relação ao plano de seu movimento ao redor do Sol, qualquer que seja a posição da Terra em sua órbita, o eixo de inclinação aponta sempre para a mesma direção, observe a imagem.

Disponível em: https://www.coladaweb.com/geografia/movimentos-da-terra-rotacao-e-translacao Acesso em 16 nov 2020.

Perceba que devido a essa inclinação, à medida que o planeta faz o movimento de translação, algumas regiões da Terra recebem mais luz ou não, dependendo da posição em que ela se encontra nos diferentes períodos, caracterizando assim, as estações do ano. Observe, a seguir, as características de cada uma:

• Sucede o inverno e antecede o verão
  • Temperaturas amenas e agradáveis
  • Aumento gradual das chuvas
  • Ocorre reflorescimento da flora terrestre
  • Sucede a primavera e antecede o outono
  • Altas temperaturas e altos índices pluviométricos
  • Dias mais longos que as noites
  • Hemisfério norte: verão boreal; hemisfério sul: verão austral
  • Sucede o verão e antecede o inverno
  • Temperatura diminui gradativamente
  • As folhas das árvores tendem a cair, apresentando tons amarelados, indicando transição de estações
  • Sucede o outono e antecede a primavera
  • Queda nas temperaturas em algumas regiões distantes da linha do Equador, e aumento na temperatura em algumas regiões, como no Brasil
  • Noites mais longas e dias mais curtos
  • Em algumas regiões, ocorrem geadas e nevascas

Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/estacoes-ano.htm. Acesso em 13 de nov. de 2020

1. Leia o trecho da música “Here comes the sun” dos Beatles, a seguir

“Here comes the sun, do, dun, do, do

Lá vem o sol

Here comes the sun, and I say

Lá vem o sol, e eu digo

It’s all right

Está tudo bem”

A música se refere a consequência de um dos movimentos realizados pela Terra. Qual deles? Explique.

1. Observe a imagem a seguir

Ela representa uma situação hipotética, onde o planeta não realizaria um dos movimentos mais importantes e que acontece diariamente, chamado de

a) ( ) rotação, pois se o planeta deixar de girar em torno de seu próprio eixo, a face voltada para o sol teria uma grande elevação da temperatura, e onde não houvesse incidência de luz solar, congelaria.

b) ( ) translação, pois se o planeta deixar de girar ao redor do sol, um lado do planeta congelaria e o outro sofreria com baixíssimas temperaturas.

c) ( ) translação, pois a ausência de determinada velocidade exercida pelo planeta ao girar, faria com que parte do planeta congelasse e a outra derretesse devido ao calor.

d) ( ) rotação, pois a intensidade do movimento faria com que a temperatura da metade do planeta subisse, enquanto a outra metade sofresse com baixíssimas temperaturas.

1. Relacione as estações do ano a seguir

(A) primavera