O período varguista e suas contradições: A emergência da vida urbana e a segregação Espacial | O trabalhismo e seu protagonismo político – 9º Ano – História – 2ª semana - 26/08/2020

Rascunho - Olá pessoas | Comics Português Amino
História em Movimento: OLÁ GALERA!!!

Vamos ler um pouco sobre a Era Vargas?

República Velha e Era Vargas no RS - ppt video online carregar

Leia as imagens a seguir

Convocação para concentração trabalhista na Esplanada do Castelo no dia 1° de maio, 1937/1945. Rio de Janeiro (RJ). 

Disponível em: https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/anos3745/DireitosSociaisTrabalhistas/IdeologiaTrabalhismo Acesso em: 10 de jul. de 2020.

Agora, vamos refletir sobre esse período e responder as questões a seguir:

a) Reconhecem quem é o personagem histórico das imagens?

b) Por que há a menção da data 1° de maio e o que é comemorado neste dia?

c) No primeiro cartaz está escrito: “As leis sociais com que o atual Governo, por iniciativa própria, tem procurado amparar as classes trabalhadoras, devem constituir motivo de orgulho para os brasileiros”. O que a propaganda do cartaz está defendendo?

d) Por que utiliza-se a palavra benemérito para o presidente no texto?

e) Qual classe social as pessoas que aparecem no cartaz, logo abaixo da figura do presidente, representam?

Saiba o que é 'FATO ou FAKE' na polêmica do Caminhão de Limpa Fossas de  Água Boa - NX1

2- Durante seu governo, Vargas empreendeu ações que visavam modificar sensivelmente a situação dos trabalhadores daquela época. A principal delas foi o conjunto de Leis Trabalhistas. Das ações relacionadas a seguir identifique quais fazem parte deste conjunto de leis (Verdade) e quais não fazem (Fake News).

Com Base na imagem e nos textos que você já leu nas atividades anteriores responda as questões 3 e 4.

Disponível em: https://web.oirevistas.com.br/revista.php?id=20092&magazine_id=514 Acesso em: 10 de jul. 2020.

3- Se desde o início de sua trajetória política nacional Getúlio Vargas foi considerado um líder, foi durante o Estado Novo que se construiu e fixou sua imagem popular e mesmo carismática. Com base no significado de trabalhismo e populismo termos muito utilizados neste período, escreva com suas palavras um parágrafo ou texto sobre a relação do presidente com os trabalhadores por meio das leis trabalhistas, destacando os principais interesses do presidente em conceder esses benefícios aos trabalhadores.

4- Normalmente quando se houve falar do presidente Getúlio Vargas (1883-1954), se associa a ele a criação do salário mínimo, da CLT – Consolidação das Leis do Trabalho, da Companhia Vale do Rio Doce e da Companhia Siderúrgica Nacional. No entanto, nenhuma ideia está mais viva no imaginário social do que esta: Getúlio Vargas “pai” dos pobres. Faça um comentário sobre o que você entende sobre esse dizer.

5- A Carta de 1934 deu poderes ainda maiores ao poder executivo, adotou medidas democráticas e criou as bases da legislação trabalhista. Além disso, quais foram as duas outras medidas tomadas por Getúlio Vargas com apoio do congresso, que fez com que ele garantisse mais um mandato?

6- Elabore um mapa mental destacando o processo de ascensão de Getúlio Vagas ao poder e as diversas formas de organização política, social e cultural, no período entre 1930 e 1945. Não se esqueça de destacar também o papel dos sindicatos e do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP).

Você também pode assistir a esse vídeo que o ajudará a compreender esse período da história brasileira.

Aula 3 – Geografia 1º ano | Portal NetEscola
até a próxima | Blog Maxi Educa
Para a segurança de todos, fique em casa! | Coronavírus

Deixe um comentário