Os caminhos até a independência do Brasil: Brasil Colônia: 1808 a 1822 – Atividade 9 - 20/05/2021

ACONTECIMENTOS IMPORTANTES PARA O BRASIL SE TORNAR INDEPENDENTE

Muitas foram as causas da Independência do Brasil que antecederam a declaração que, de fato, declarou o Brasil independente. A Proclamação da Independência do Brasil ocorreu no dia 07 de setembro de 1822, através do príncipe regente Dom Pedro I, que era filho de Dom João VI (1767 – 1826).

Entre os fatores que causaram a Independência do Brasil podemos destacar a crise do sistema colonial, as ideias iluministas e as independências ocorridas na América Inglesa e na América Espanhola. Além disso, a própria elite agrária brasileira se beneficiaria de uma separação entre Portugal e Brasil.

No Brasil, a superação do pacto colonial interessava a aristocracia agrária, classe dominante da colônia. Ela via nisso a possibilidade de se ver livre definitivamente dos monopólios metropolitanos e da submissão aos comerciantes portugueses.

A Independência do Brasil foi um processo histórico de separação entre Brasil e Portugal. (Foto: Wikipédia)

A família real chegou no Brasil durante o Período Napoleônico e após o fim dessa era, no ano de 1815 nos países da Europa, os portugueses fizeram pressão para que o imperador voltasse para casa. Por esse motivo, D. João VI transformou o Brasil em um Reino Unido de Portugal e Algarves, deixando de ser um Brasil Colônia, posição que desacordava com os interesses de Portugal.

No Brasil existia dois movimentos políticos importantes, um era a favor de que houvesse a Revolução Republicana Liberal Abolicionista, o outro era formado por uma elite agrária muito conservadora. As movimentações se tornavam causas da Independência do Brasil, colocando a proclamação de soberania como única alternativa, apesar do intuito de manter o sistema tradicional.

O movimento Republicano e Abolicionista ganhou força por causa da insistência de D. João VI em permanecer no Brasil. A Revolução Pernambucana de 1817, surgiu a favor da República e contra o governo português. O movimento foi influenciado pela ideologia do Iluminismo e também foi incentivado pela econômica da época.

Família Real Portuguesa no Brasil

Um dos fatos que ajudou a desencadear as causas da Independência do Brasil foi a transferência da Corte Portuguesa para o Brasil. Esse foi um evento importante tanto da História de Portugal quanto da História do Brasil. A família real portuguesa e toda a sua corte, composta por nobres, servos e muitos empregados, além de uma grande biblioteca que possuía mais de 60.000 livros, se estabeleceram no Brasil, entre os anos de 1808 e 1821.

Fim do Período Napoleônico

O período Napoleônico ocorreu entre 09 de novembro de 1799 até 28 de junho de 1815 e o seu fim também foi uma das importantes causas da independência do Brasil. O Era Napoleônica foi o período que ocorreu entre a chegada de Napoleão Bonaparte ao poder no Consulado, no ano de 1799 e o seu fim, que aconteceu por causa da derrota na Batalha de Waterloo, que findou com o exílio de Napoleão, na Ilha de Santa Helena, no ano de 1815.

É possível ressaltar duas características importantes para esse período da história mundial, foram eles: a consolidação das instituições burguesas nos Estados Nacionais e a expansão do Império Napoleônico para outros países da Europa, esse evento representou uma ameaça ao Antigo Regime Absolutista do continente europeu.

A Corte Portuguesa no Brasil, gerou muitos benefícios para a colônia e abriu caminho para a independência. (Foto: Wikipédia)

Divergência de Interesses entre Brasileiros e Portugueses

A insatisfação com a permanência de D. João VI no Brasil, fizeram com que os portugueses liderassem a Revolução Liberal do Porto no ano de 1820. Toda a burguesia liberal de Portugal reivindicava a instauração de uma Monarquia Constitucional, além do retorno da família real e que o Brasil fosse recolonizado novamente. Seu filho dom Pedro foi deixado no Brasil, na condição de príncipe regente, para conduzir uma eventual a separação política.

Em seguida, várias medidas vindas de Portugal pressionaram o governo de D. Pedro, na tentativa de anular seus poderes político, administrativo, militar e judicial e forçá-lo a regressar a Portugal. As notícias repercutiram como uma declaração de guerra, provocando tumultos e manifestações de desagrado.

D. Pedro foi convidado para ficar, pois sua partida representaria o esfacelamento do Brasil. O Dia do Fico (1822) era mais um passo para o rompimento definitivo com Portugal.

Os acontecimentos desencadearam uma crise no governo e os ministros fiéis às Cortes, demitiram-se. O príncipe formou um novo ministério, sob a liderança de José Bonifácio, um dos principais partidários da emancipação política brasileira.

Ficou estabelecido que qualquer determinação vinda de Portugal só deveria ser acatada com o cumpra-se de D. Pedro. Este, então, dirige-se a província de São Paulo em busca de apoio para sua causa. Ao voltar de Santos para a capital paulista recebe um correio de Portugal exigindo seu retorno imediata a Lisboa. Também recebe duas cartas, uma de José Bonifácio e outra de Dona Leopoldina aconselhando que não aceitasse esta ordem. Dom Pedro acata o conselho e corta os vínculos políticos que ainda restavam com Portugal.

O príncipe deu sua resposta a Portugal no dia 9 de janeiro de 1822 (dia do Fico), com a célebre frase “Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, diga ao povo que fico”…. –

Assim, iniciou-se um esforço político por parte dos ministros e conselheiros de dom Pedro, pela permanência dos vínculos com Portugal, mantendo um pouco de autonomia para o Brasil. Queriam uma independência sem traumas, mas as críticas ao colonialismo ficaram insustentáveis. Dom Pedro, então, se viu pressionado a oficializar o rompimento.

Os conflitos de interesses entre os dois países eram muitos, provocando várias das causas da independência do Brasil e após a proclamação da mesma, não mudou muita coisa, já que o primeiro imperador do Brasil era português, os ministros, os principais burocratas do governo, os militares e os mercadores também eram de Portugal.

Isso significa que, mesmo com a declaração da independência do Brasil em 07 de setembro de 1822, houve mais uma continuidade do que uma ruptura, fato que só começou a mudar no ano de 1831, quando D. Pedro I abdicou do trono.

O imperador estava diretamente envolvido com as questões políticas de Portugal, a exemplo de toda a discordância em volta da sucessão portuguesa no ano de 1826, depois que D. João VI faleceu. Existiu alguma desconfiança de que D. Pedro I tentasse de alguma maneira unificar Brasil e Portugal novamente, possivelmente como um Reino Unido igual no ano de 1815.

Disponível em: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/historia/causas-da-independencia-do-brasil Acesso em 21 de maio de 2020. [Adaptado]

  1. A transferência do governo português para o Brasil, em 1808, teve ligação estreita com o processo de emancipação política da colônia porque:

a) (  ) introduziu as ideias liberais na colônia, incentivando várias rebeliões.

b) (  ) reforçou os laços de dependência e monopólio do sistema colonial, aumentando a insatisfação dos colonos.

c) (   ) incentivou as atividades mercantis, contrariando os interesses da grande lavoura.

d) (   ) instalou no Brasil a estrutura do Estado português, reforçando a unidade e a autonomia da colônia.

Disponível em: https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-historia-do-brasil/exercicios-sobre-regencia-d-pedro-i.htm#questao-2 Acesso em 21de maio de 2020. [Adaptada]

2. Quais foram as causas que levaram a independência do Brasil?

3. O período Napoleônico ou Era Napoleônica ocorreu entre 09 de novembro de 1799 até 28 de junho de 1815 e o seu fim também foi uma das importantes causas da independência do Brasil. Descreva com suas palavras o que foi o período Napoleônico?

4. A Revolução Liberal do Porto foi um dos movimentos mais importantes dentre as causas da independência do Brasil. Sobre a Revolução Liberal é correto afirmar que se trata de um movimento de

a) (  ) índios que aconteceu em 1820 no Brasil Colonial.

b) (  ) militar que começou em agosto de 1820, na cidade do Porto, que fica ao norte de Portugal.

c) (  ) escravos que começou em agosto de 1820, na cidade do Porto ao norte de Portugal.

d) (  ) portugueses que começou em agosto de 1820, no Brasil Colonial.

Imagem disponível em: https://www.infoescola.com/historia/guerras-napoleonicas/Acesso em: 03 de maio de 2021.

5. A célebre frase “Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, diga ao povo que fico” foi dita por quem e está relacionada a qual momento ou fase da proclamação da independência do Brasil?

6. Os conflitos de interesses entre os dois países eram muitos, provocando várias das causas da independência do Brasil. No entanto, após a proclamação da independência, não mudou muita coisa, por quê?

Imagem disponível em: https://moraremportugal.com/parceria-entre-portugal-e-brasil-conheca-as-cidades-portuguesas-com-mais-concursos-publicos/ Acesso em: 03 de maio de 2021

7. Sobre a característica da política pré-independência, no quadro a seguir preencha os espaços em branco com os nomes dos movimentos políticos atuantes neste período.

No Brasil existia dois movimentos políticos importantes, um era a favor de que houvesse a ____________________________-, o outro era formado por uma __________________ muito conservadora. As movimentações se tornavam causas da Independência do Brasil, colocando a proclamação de soberania como única alternativa, apesar do intuito de manter o sistema tradicional.  

8. O Pacto Colonial, pode ser entendido como um conjunto de regras, leis e normas que as metrópoles impunham a as suas colônias durante o período colonial. Estas leis tinham como objetivo principal fazer com que as colônias só comprassem e vendessem produtos de sua metrópole. Conforme representado na imagem a seguir. No Brasil, a superação do pacto colonial interessava a aristocracia agrária, classe dominante da colônia. Por quê?

Imagem disponível em: https://brainly.com.br/tarefa/23849051Acesso em 06 de maio de 2021.

9. O movimento Republicano e Abolicionista ganhou força por causa da insistência de D. João VI em permanecer no Brasil. de 1817, que movimento influenciado pela ideologia do Iluminismo e também foi incentivado pela econômica da época. Qual era esse movimento?

a) (   ) Revolução Pernambucana

b) (   ) Revolução francesa

c) (   ) Revolução do porto

d) (   ) Revolução baiana

10. A família real chegou no Brasil durante o Período Napoleônico e após o fim dessa era, no ano de 1815 nos países da Europa, os portugueses fizeram pressão para que o imperador voltasse para casa. Qual foi a atitude de D. João VI em relação ao Brasil que desagradou ainda mais os interesses de Portugal?

Se for possível, clique aqui para baixar ou imprimir a aula.