Pesquisa de opinião – 9º Ano – 5ª Quinzena – 3º Ciclo – Aula e Impressão - 10/11/2020

Oláaaaaa…. você está bem? Preparado pra mais uma atividade? Bora estudar!

Você já parou pra pensar em quanto uma opinião é importante? Hoje vamos tratar sobre “Pesquisa de e Opinião”

O que são Pesquisas de Opinião?

Disponível em: https://www.institutophd.com.br/pesquisa-de-opiniao-o-que-e-como-funciona/ Acesso em 17 de set. de 2020

 

    Pesquisas de opinião são estratégias para levantar dados específicos de uma amostra de pessoas para saber a opinião das mesmas. Sua aplicação é muito útil para qualquer tipo de empresa, seja pequena, média ou grande, para aumentar o desempenho em vendas ou gerar algum diferencial competitivo no mercado, descobrir o índice de satisfação do cliente, etc. Existem infinitas possibilidades quando o assunto é pesquisa.

 

    Pesquisas geralmente são feitas para representar as opiniões de uma população fazendo-se uma série de perguntas a um pequeno número de pessoas e então extrapolando as respostas para um grupo maior dentro do intervalo de confiança. Em uma pesquisa de opinião, a margem de erro só é calculada após a realização da pesquisa.

    As pesquisas de opinião são mais detalhadas e geralmente pedem comentários e pontos de vistas pessoais. Estes são comumente direcionados para um grupo específico de pessoas, por exemplo, ex clientes ou funcionários atuais que podem ser questionados sobre o status de emprego de uma empresa.

    Uma pesquisa de opinião é uma maneira mais estratégica de saber a direção que seu mercado está tomando. Com uma única pergunta e várias respostas, você pode obter centenas ou milhares de insights (ideias) que podem ajudá-lo na orientação da direção certa.

 

Quando usar Pesquisas de Opinião?

Num geral, a pesquisa de opinião ajudará você a ouvir a voz dos seus clientes (ou funcionários) sistematicamente. Os dados coletados por meio de uma pesquisa de feedback fornecerão informações que te ajudarão a tomar melhores decisões. Veja alguns casos de utilização de pesquisas de opinião: 

 

  1. Pesquisas de opinião do cliente

São uma ferramenta de pesquisa de mercado que permite às empresas obter opiniões sobre qualquer tipo de tópico, incluindo questões pessoais, políticas e sociais. Podem ser realizadas através de um telefonema, e-mails ou até mesmo podem ser incorporados em uma página da web através de um software de pesquisa online

 

  1. Pesquisa comparativa

    É usada para comparar as funções e o desempenho dos produtos ou serviços, sejam eles da mesma empresa ou comparados com algum outro no mercado. Isso permite que as companhias saibam sobre o sucesso que terão ou não no lançamento do novo produto e usem as opiniões de seus clientes como um guia que as levem um passo à frente da concorrência.

 

 

  1. Pesquisa de entrada, exploratória

Essas pesquisas de opinião são feitas antes dos participantes conhecerem um produto. Basicamente, essa pesquisa ajuda os empresários a conhecerem melhor os seus clientes. Embora, é claro, que deve ser mencionado que existe sempre a possibilidade de um cliente mudar de ideia.

 

 

  1. Pesquisa de acompanhamento

Esse tipo de pesquisa de opinião permite que as empresas acompanhem a opinião dos consumidores regularmente. Pesquisas de acompanhamento e de pós venda ajudam as empresas a perceber qualquer progresso ou mudança que exista na opinião pública em relação ao negócio, a medida que vão analisando a experiência dos clientes

 

  1. Pesquisas específicas

     Existem modelos de pesquisas com tipos de perguntas exclusivas para a coleta e a análise de dados e específicos. Compartilho alguns exemplos:

 

  1. Pesquisa de satisfação: A boa experiência do cliente é fundamental para o sucesso de uma marca. Pesquisa sua opinião quanto ao produto ou serviço oferecido, saiba se foram bem atendidos e se comprariam novamente, enfim, qual o comprometimento que eles têm com a empresa.
  • 2. Pesquisa eleitoral: Acredite, esses tipos de pesquisas de opinião têm a capacidade de prever o resultado de uma eleição. Também servem como uma guia para jornalistas, analistas e os próprios cidadãos, para aprender sobre o impacto das propostas e plano de trabalho de um candidato.
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  • 3. Pesquisa de clima de trabalho: O bom empregador sabe que o empregado é a estrela do negócio. Com esse tipo de pesquisa de opinião, é possível medir o grau de satisfação e conforto dos funcionários de uma empresa ou organização, voltando a atenção às necessidades dos trabalhadores.
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4. Pesquisa salarial Melhor maneira de descobrir o que outras organizações pagam por posições específicas ou categorias de emprego, incluindo salário e benefícios.

 

Características da uma Pesquisa de Opinião

 

    Uma pesquisa de opinião tem as seguintes características:

 

São a voz do público.

 

  1. Por ser um método de coleta aleatória e com uma análise de dados superficial, ou mais complexa com foco em análise de dados qualitativosou dados quantitativos.
  2. Em alguns casos são interativas, com tipos de perguntasaplicadas, imagens e de possível carácter divertido ou simplesmente um questionário mais simples e direto.
  3. Podem coletar informações por pesquisas online e também pesquisar offline, por telefone, por comentários nas redes sociais, etc.

Dicas para criar pesquisas de opinião

 

  1. Crie boas perguntas– Use uma linguagem simples e direta para que o público entenda imediatamente a pergunta e não acabe desistindo no meio do caminho.
  2. Crie boas respostas– Dê opções de respostas que realmente possa representar todo o público. Algumas pessoas não se vendo representadas, podem dar uma opinião contrária à realidade e influenciar nos resultados reais.

 

  1. Tenha uma amostra que represente seu público– Você pode obter respondentes para sua pesquisa que representem sua persona. É muito importante definir bem sua amostra para representar corretamente o público alvo e obter dados coerentes. A QuestionPro tem amostras de respondentes qualificado para você aplicar seu projeto.
  2. Faça o respondente se sentir seguro – Isto fará com que o respondente expresse sua opinião com mais sinceridade e sem se deixar influenciar, proporcionando á sua pesquisa resultados mais reais.
  3. Não induza seu respondente– Crie perguntas e opções de respostas com técnicas que não influencia o voto dos respondentes.
  4. Analise com imparcialidade– Não tente interpretar resultados. A pesquisa de opinião fornece dados claros e diretos e você deve analisar com imparcialidade. Crie sua pesquisa com uma plataforma moderna e com a ajuda de profissionais.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   Disponível em: https://www.questionpro.com/blog/pt-br/pesquisas-de-opiniao/ Acesso em 17 de set. de 2020.
Uma opinião pode mudar muita coisa! Saiba analisar as opiniões.

 

Atividades

 

  1. Complete as lacunas com as palavras do parêntese, conceituando o gênero pesquisa de opinião: (satisfação – desempenho – empresa – opinião – estratégia):

 

Pesquisas de opinião são ______________ para levantar dados específicos de uma amostra de pessoas para saber a ___________ das mesmas. Sua aplicação é muito útil para qualquer tipo de _________________, seja pequena, média ou grande, para aumentar o _________________ em vendas ou gerar algum diferencial competitivo no mercado, descobrir o índice de_________________ do cliente.

 

  1. É incorreto afirmar que
  1. a) (   ) As pesquisas de opinião são mais detalhadas e geralmente pedem comentários e pontos de vistas pessoais.
  2. b) (   ) Os pontos de vista de uma pesquisa de opinião são comumente direcionados para um grupo específico de pessoas, por exemplo, ex clientes ou funcionários atuais que podem ser questionados sobre o status de emprego de uma empresa.
  3. c) (   ) Uma pesquisa de opinião é uma maneira mais estratégica de saber a direção que seu mercado está tomando.
  4. d) (   ) Com várias perguntas e uma única resposta, você pode obter centenas ou milhares de insights que podem ajudá-lo na orientação da direção certa. 

 

  1. Qual a finalidade de uma pesquisa de opinião?

 

4. Em uma pesquisa de opinião

 

  • a) (   ) a consistência é checada antes da totalização de seus números.
  • b) (   ) a margem de erro só é calculada após a realização da pesquisa.
  • c) (   ) a amostra de probabilidade é determinado aleatoriamente.
  • d) (   ) deve-se entender que a margem de erro não existe.

 

 

  1. Nas pesquisas específicas, para se coletar e analisar dados específicos, foi apresentado quatro exemplos. Comente as vantagens de se coletar dados sobre a pesquisa de satisfação e pesquisa de clima de trabalho.

 

Tudo bem aí?

 

  1. Uma das características da pesquisa de opinião é a voz do povo. Você concorda com esta afirmação? Justifique sua resposta.

 

  1. Leia atentamente as afirmações abaixo:

 

I- A aplicação da pesquisa de opinião é muito útil para qualquer tipo de empresa, seja pequena, média ou grande, para aumentar o desempenho em vendas ou gerar algum diferencial competitivo no mercado, descobrir o índice de satisfação do cliente, etc.

II- Uma pesquisa de opinião é uma maneira mais estratégica de saber a direção que seu mercado está tomando.

III- Não existem muitas possibilidades quando o assunto é pesquisa.

IV- Podem coletar informações por pesquisas online e também pesquisar offline, por telefone, por comentários nas redes sociais, etc.

Está correto o que se afirma em

 

 

  1. a) ( ) I e II, apenas.
  2. b) ( ) III e IV, apenas.
  3. c) ( ) I e IV, apenas.
  4. d) ( ) III, apenas.

 

 

 

  1. A pesquisa de opinião fornece dados claros e diretos e você deve analisar com imparcialidade. Dê o significado da palavra em destaque.

 

 

  1. Uma das ferramentas de trabalho mais importante para um empresário é a pesquisa de satisfação do cliente. Marque a alternativa que indica as vantagens deste tipo de pesquisa

 

  1. a) ( ) O objetivo da Pesquisa de Satisfaçãode Clientes é mensurar o que os clientes estão pensando, sentindo e comentando sobre os processos, produtos e serviços da Organização.
  2. b) ( ) A importância da pesquisa de satisfaçãodo cliente reside no fato de que essa é uma ferramenta capaz de quantificar o contentamento dos clientes em relação à empresa. 
  3. c) ( ) Pesquisa sua opinião quanto ao produto ou serviço oferecido, saiba se foram bem atendidos e se comprariam novamente, enfim, qual o comprometimento que eles têm com a empresa.
  4. d) ( ) Todas as alternativas estão corretas.
Você terminou! Parabéns!!!!
Olha: Lavar sempre as mãos pode salvar a tua vida e a vida do teu próximo!!!
Ahhhhh… e não se esqueça de imprimir esta atividade, certo?

 

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