Posição dos EUA e dos BRICS no cenário socioeconômico mundial – Atividade 8 - 07/05/2021



BRICS

Mecanismo formado por países chamados “emergentes”, o BRICS possui um grande peso econômico e político e pode desafiar as grandes potências mundiais. O BRICS é um agrupamento econômico atualmente composto por cinco países: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Não se trata de um bloco econômico ou uma instituição internacional, mas de um mecanismo internacional na forma de um agrupamento informal, ou seja, não registrado burocraticamente com estatuto e carta de princípios. Em 2001, o economista Jim O´Neil formulou a expressão BRICs (com “s” minúsculo no final para designar o plural de BRIC), utilizando as iniciais dos quatro países considerados emergentes, que possuíam potencial econômico para superar as grandes potências mundiais em um período de, no máximo, cinquenta anos.

O que era, no início, apenas uma classificação utilizada por economistas e cientistas políticos para designar um grupo de países com características econômicas em comum, passou, a partir de 2006, a ser um mecanismo internacional. Isso porque Brasil, Rússia, Índia e China decidiram dar um caráter diplomático a essa expressão na 61º Assembleia Geral das Nações Unidas, o que propiciou a realização de ações econômicas coletivas por parte desses países, bem como uma maior comunicação entre eles.

Disponível em: https://nacoesunidas.org/aposta-nos-brics-agora-pode-impulsionar-geracao-de-empregos-no-futuro-afirma-onu/ Acesso em: 18 de maio de 2020

A partir do ano de 2011, a África do Sul também foi oficialmente incorporada ao BRIC, que passou então a se chamar BRICS, com o “S” maiúsculo no final para designar o ingresso do novo membro (o “S” vem do nome do país em Inglês: South Africa).

Atualmente, os BRICS são detentores de mais de 21% do PIB mundial, formando o grupo de países que mais crescem no planeta. Além disso, representam 42% da população mundial, 45% da força de trabalho e o maior poder de consumo do mundo. Destacam-se também pela abundância de suas riquezas nacionais e as condições favoráveis que atualmente apresentam para explorá-las.

BRICS DESAFIAM A ORDEM ECONÔMICA INTERNACIONAL

Durante a V Cúpula do BRICS, em 27 de março de 2013, os países do eixo decidiram pela criação de um Banco Internacional do grupo, o que desagradou profundamente os Estados Unidos e a Inglaterra, países responsáveis pelo FMI e Banco Mundial, respectivamente. A decisão sobre o banco do BRICS ainda não foi oficializada, mas deve se concretizar nos próximos anos. A ideia é fomentar e garantir o desenvolvimento da economia dos países-membros do BRICS e de demais nações subdesenvolvidas ou em desenvolvimento.

Outra medida que também não agradou aos EUA e Reino Unido foi a criação de um contingente de reserva no valor de 100 bilhões de dólares. Tal medida foi tomada com o objetivo de garantir a estabilidade econômica dos 5 países que fazem parte do grupo. Com essas decisões, é possível perceber a importância econômica e política desse grupo, assim como também é possível vislumbrar a emergência de uma rivalidade entre o BRICS, os EUA e a União Europeia.

Texto disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/bric.htm Acesso em 14 de maio de 2020

ATIVIDADES



1. “A ideia dos BRICS foi formulada pelo economista-chefe da Goldman Sachs, Jim O’Neil, em estudo de 2001, intitulado “Building Better Global Economic BRICs”. Fixou-se como categoria da análise nos meios econômico-financeiros, empresariais, acadêmicos e de comunicação. Em 2006, o conceito deu origem a um agrupamento, propriamente dito, incorporado à política externa de Brasil, Rússia, Índia e China. Em 2011, por ocasião da III Cúpula, a África do Sul passou a fazer parte do agrupamento, que adotou a sigla BRICS”.

(IPEA. Conheça os BRICS. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/).

Sobre o BRICS, assinale o que for correto:

a) (    ) corresponde a um bloco econômico em processo de formação.

b) (    ) é um agrupamento informal de cunho diplomático.

c) (    ) é um organismo internacional paralelo à ONU.

d) (    ) representa todas as nações emergentes do planeta sob a liderança de cinco países.

2. Sobre os BRICS, assinale o que for INCORRETO:

a) (    ) É um grupo formado pelos países considerados emergentes, formando um dos maiores blocos econômicos do planeta, atrás apenas da União Europeia.

b) (    ) Formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, o BRICS é um acordo internacional diplomático entre nações consideradas emergentes.

c) (    ) Até 2011, a sigla era conhecida apenas por “BRIC”, sendo alterada após a inclusão da África do Sul no grupo.

d) (    ) Recentemente, os BRICS vêm discutindo sobre a criação de um banco internacional próprio do grupo, paralelo ao FMI e ao Banco Mundial.



Leia o fragmento de reportagem a seguir para responder as questões 3 e 4.

Alinhamento “automático” do Brasil com EUA causa atritos na cúpula dos Brics

Itamaraty* quer tirar de documento do bloco crítica a unilateralismo* e apoio a agência para refugiados palestinos

BRASÍLIA – 2.nov.2019 às 19h54

“O governo Jair Bolsonaro abraçou posições dos Estados Unidos e abriu uma disputa com os demais parceiros nos Brics (bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Nas negociações para formular a declaração oficial da cúpula, que acontece nesta quarta (13) e quinta-feira (14), o Itamaraty atua para convencer os membros da aliança a retirar do documento trechos que contrariam interesses norte-americanos no Oriente Médio. Os principais pontos de atrito causados pelo alinhamento automático do Brasil aos EUA são menções a palestinos, unilateralismo e Irã.”

Disponível em: https://tinyurl.com/brics-789 Acesso em: 05 de ago de 2020

*Itamaraty: neste contexto, diz respeito ao Ministério das Relações Exteriores.

**Unilateralismo: defesa de um só ponto de vista ou posicionamento político, partidário, econômico, etc (geralmente se tratando de indivíduos ou grupos de indivíduos que buscam que todas as coisas ocorram à sua maneira).

3. O posicionamento do Brasil em relação aos EUA pode prejudicar seu relacionamento junto aos BRICS?

4. Este posicionamento traz algum benefício ao Brasil? Por quê?



Leia o fragmento de reportagem a seguir para responder as questões 5 e 6.

Por que o governo Trump estuda banir o TikTok dos EUA


Com sua mistura eclética de dança, desenhos de comédia e sincronização labial, o TikTok se tornou um fenômeno entre os jovens.

O que é o TikTok?

O TikTok é um aplicativo gratuito, uma espécie de versão resumida do YouTube. Os usuários podem postar vídeos de até um minuto e escolher entre um enorme banco de dados de músicas e filtros.

A China poderia usar o TikTok para espionar pessoas?

O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, alegou que os usuários do TikTok correm o risco de seus dados acabarem “nas mãos do Partido Comunista Chinês”.

Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-53489720 Acesso em: 13 de ago de 2020


5. Qual é o motivo dos EUA resolver banir o acesso de um aplicativo chinês de seu país? Nesse contexto, como pode ser descrita a relação destes países?

6. Muitos especialistas observam este embate (dentre vários outros envolvendo ambos países) e o classifica como sendo parte do cenário de uma segunda Guerra Fria. Por que eles fazem esta afirmação?

7. Faça uma pesquisa sobre invasão de privacidade, roubo de dados e escândalos de espionagem recentes e indique quais países possuem mais participação nestes fatos.

Se possível clique aqui para baixar e imprimir sua atividade.