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Programas e indicadores de saúde pública – 7º Ano – 5ª quinzena – 3º ciclo – AULA e IMPRESSÃO. - 11/11/2020

                                                       

 

HORA DE ESTUDAR!!!

VAMOS LÁ!!!

 

 

 

 

 

História da Vacina

 

                                        

          A história da vacina iniciou-se no século XVIII, quando o médico inglês Edward Jenner utilizou a vacina para prevenir a contaminação por varíola, uma doença viral extremamente grave que causava febre alta, dores de cabeça e no corpo, lesões na pele e morte. A varíola foi a primeira doença infecciosa que foi erradicada por meio da vacinação.

 

         A primeira vacina de que se tem registro foi criada por Edward Jenner no século XVIII. Jenner nasceu em maio de 1749, na Inglaterra, e dedicou cerca de 20 anos de sua vida aos estudos sobre varíola. Em 1796 realizou uma experiência que permitiu a descoberta da vacina e em 1798 divulgou seu trabalho “Um Inquérito sobre as Causas e os Efeitos da Vacina da Varíola”, mudando, a partir daí, completamente a ideia de prevenção contra doenças.

 

 

Criação da primeira vacina

          Edward Jenner criou a vacina contra a varíola e ajudou a erradicar essa grave doença.A primeira vacina surgiu a partir dos estudos realizados pelo médico inglês Edward Jenner. Ele observou pessoas que se contaminaram, ao ordenharem vacas, por uma doença de gado e chegou à conclusão de que essas pessoas se tornavam imunes à varíola. A doença, chamada de cowpox, assemelhava-se à varíola humana pela formação de pústulas (lesões com pus).

 

       Diante dessa observação, em 1796, Jenner inoculou o pus presente em uma lesão de uma ordenhadora chamada Sarah Nelmes, que possuía a doença (cowpox), em um garoto de oito anos de nome James Phipps. Phipps adquiriu a infecção de forma leve e, após dez dias, estava curado. Posteriormente, Jenner inoculou em Phipps pus de uma pessoa com varicela, e o garoto nada sofreu. Surgia aí a primeira vacina.

 

          Caixa de texto: Figura: Edward Jenner e a Vacinação. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/biologia/a-historia-vacina.htm>. Acesso em 17 set. 2020.O médico continuou sua experiência, repetindo o processo em mais pessoas. Em 1798, comunicou sua descoberta em um trabalho intitulado “Um Inquérito sobre as Causas e os Efeitos da Vacina da Varíola”. Apesar de enfrentar resistência, em pouco tempo, sua descoberta foi reconhecida e espalhou-se pelo mundo. Em 1799, foi criado o primeiro instituto vacínico em Londres e, em 1800, a Marinha britânica começou a adotar a vacinação. A vacina chegou ao Brasil em 1804, trazida pelo Marquês de Barbacena.

 

 

O que é vacina?

          A vacinação garante que o indivíduo fique protegido contra uma determinada doença e impede que esta continue propagando-se pela população. A vacina é uma importante forma de imunização ativa (quando o próprio corpo produz os anticorpos) e baseia-se na introdução do antígeno – agente causador da doença (atenuado ou inativado) ou substâncias que esses agentes produzem no corpo de uma pessoa de modo a estimular a produção de anticorpos e células de memória pelo sistema imunológico. Por causa da produção de anticorpos e células de memória, a vacina garante que, quando o agente causador da doença infecte o corpo dessa pessoa, ela já esteja preparada para responder de maneira rápida, antes mesmo do surgimento dos sintomas da doença. A vacina é, portanto, uma importante forma de prevenção contra doenças.

       Poliomielite, tétano, coqueluche, sarampo, rubéola, gripe, febre amarela, difteria e hepatite B são exemplos de doenças que podem ser prevenidas atualmente pela vacinação.

 

 

Revolta da vacina

     Em 1904, o Rio de Janeiro sofria com a falta de saneamento básico, apresentando ruas cheias de lixo e tratamento de água e de esgoto ineficientes. Esse quadro desencadeava uma série de epidemias, inclusive de varíola. Nesse contexto preocupante, o então presidente da República, Francisco de Paula Rodrigues Alves, deu início a diversas medidas para melhorar o saneamento e reurbanizar o Rio de Janeiro.

 

     Nesse contexto, para reduzir o número de doenças, o médico e sanitarista Oswaldo Cruz iniciou uma série de ações, como remoção do lixo e tentativas de matar os mosquitos causadores da febre amarela. A varíola era outro problema, o qual o médico pretendia resolver com a chamada Lei da Vacina Obrigatória.

 

     Caixa de texto: Figura: Oswaldo Cruz contra as epidemias. Disponível em: <http://republicacidadania guillen.blogspot.com/2010/05/charges-sobre-revolta-da-vacina.html>. Acesso em 17 set. 2020.A obrigatoriedade da vacinação imposta por Oswaldo Cruz e a falta de informação sobre a eficácia e segurança das vacinas causaram grande descontentamento na população, que já estava sofrendo com a reestruturação da cidade. Por essa razão, várias pessoas saíram às ruas em protesto contra a vacinação obrigatória. O Rio de Janeiro vivenciou grandes confrontos entre a população e as forças da polícia e exército. Esses confrontos, que ocorreram no período de 10 a 16 de novembro de 1904, causaram a morte de um grande número de pessoas. Essa semana de tensão tornou-se o maior motim da história do Rio, configurando aquilo que ficou conhecido como Revolta da Vacina.

 

          No dia 16 de novembro, o governo revogou a obrigatoriedade da vacina, e a polícia prendeu várias pessoas que estavam pelas ruas do Rio de Janeiro. De acordo com dados do Centro Cultural do Ministério da Saúde, a revolta deixou um saldo de 30 mortos, 110 feridos e 945 presos, dos quais 461 foram deportados para o Acre. http://Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/biologia/a-historia-vacina.htm> Acesso em: 18 set. 2020.

                                                         

AGORA É SUA VEZ!!!

VAMOS LÁ!!!

Resolva em seu caderno as atividades a seguir.

 

     1. Uma notícia aumenta a esperança dos brasileiros na pandemia de COVID-19. A Fiocruz anunciou um entendimento com o laboratório AstraZeneca para produzir, a partir de dezembro de 2020, milhões de doses da vacina contra o coronavírus, desenvolvida pela Universidade de Oxford. Atualmente, a pesquisa está na fase estudos clínicos (quando ela é testada em larga escala). A parceria com a Universidade de Oxford, na Inglaterra, e com o laboratório britânico AstraZeneca é uma das mais adiantados do mundo.

Disponível: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2020/08/01/fiocruz-anuncia-que-deve-comecar-a-produzir-vacina-contra-a-covid-19-em-dezembro.ghtml.

 

     Espera-se que essa vacina traga proteção porque

a) (  ) será constituída de DNA recombinantes.

b) (  ) apresentará anticorpos específicos contra o coronavírus.

c) (  ) poderá induzir resposta imunológica.

d) (  ) irá impedir mutações dos vírus.

 

 

     2. A vacinação é uma das medidas mais importantes de prevenção contra doenças. Explique o motivo pelo qual as vacinas são tão relevantes na erradicação de doenças.

 

 

     3. Organize as palavras no quadro abaixo e revele a frase relacionada à imunização.

Quando uma pessoa é infectada pela primeira vez por um ____________ o sistema imunológico produz anticorpos para combater aquele invasor. O que a vacina faz é gerar essa ______________. Com os mesmos antígenos que causam a doença, mas enfraquecidos ou mortos, a _____________ ensina e estimula o sistema _____________ a produzir os ______________ que levam à imunidade. Portanto, a vacina faz as pessoas desenvolverem imunidade sem ficar doente.

 

     4. Analise as afirmações a seguir relacionadas à vacina.

I – Quando atingido por um agente infeccioso pela primeira vez, o sistema imunológico produz naturalmente anticorpos para combater o invasor.

II – A vacina conta com os anticorpos que causam a doença, enfraquecidos ou mortos, para estimular o sistema imunológico a produzir os antígenos necessários.

III – Mesmo sendo essencial para garantir a saúde da população, a vacina pode gerar alguns efeitos adversos, como dor, vermelhidão e inchaço no local em que foi aplicada a injeção.

Quais estão corretas?

a) (  ) Apenas I.

b) (  ) Apenas II.

c) (  ) Apenas I e II.

d) (  ) Apenas I e III.

 

     5. Relacione os termos a seguir à sua definição adequada.

( A ) Imunidade

( B ) Anticorpo

( C ) Antígeno

(   ) São glicoproteínas, também chamadas de imunoglobulinas, que possuem como principal função garantir a defesa do organismo.

(    ) É toda substância estranha ao organismo que desencadeia a produção de anticorpos.

(    ) São os mecanismos que nosso corpo apresenta para garantir proteção contra agentes que podem causar danos a ele.

 

     6. O Rio de Janeiro vivenciou grandes confrontos entre a população e as forças da polícia e exército em 1904, onde várias pessoas saíram às ruas em protesto contra a vacinação obrigatória, tal confronto ficou conhecido como Revolta da Vacina, que estava contextualizada

a) (  ) na reurbanização e no saneamento do Rio de Janeiro.

b) (  )  no saneamento básico do Brasil, especialmente no Rio de Janeiro.

c) (  ) no combate às doenças promovido pela OMS.

d) (  ) na campanha de reeducação familiar.