Puberdade e hormônios sexuais – Atividade 13 - 17/08/2021

Hormônios Sexuais


A testosterona, produzida nos testículos, e a progesterona e o estrógeno, produzidos nos ovários, são exemplos de hormônios sexuais. Os hormônios sexuais são substâncias produzidas nas gônadas, testosterona nos testículos (em indivíduos do gênero masculino) e progesterona e estrógeno nos ovários (em indivíduos do gênero feminino).
Durante a infância esses hormônios são inibidos, tendo sua produção iniciada durante a puberdade, sendo responsável pelo aparecimento das características sexuais secundárias:

A produção desses hormônios ocorre devido a estímulos emitidos pelo hipotálamo (região do cérebro com função reguladora de processos metabólicos), liberando fatores hormonais gonadotróficos, com ação na hipófise (glândula do sistema nervoso) que libera FSH (hormônio folículo estimulante) e LH (hormônio luteinizante), atuando sobre as gônadas.
Nos testículos o FSH estimula as células dos tubos seminíferos a desencadearem o processo de divisão meiótica para produção de espermatozoides, enquanto o LH estimula as células intersticiais na produção de testosterona afirmando os caracteres sexuais secundários.
Nos ovários, o FSH inicia o amadurecimento das células foliculares, estimulando a secreção de estrógeno que prosseguirá com o desenvolvimento do folículo. O LH promove ainda mais a secreção de estrógeno, induzido a ovulação, rompendo o folículo e liberando o ovócito primário.

Disponível em: https://tinyurl.com/vv9mezxj Acesso em: 10 ago 2021.

Puberdade

Chama-se de puberdade a fase vivida pelo ser humano entre a infância e a fase adulta, ou seja, na adolescência. Trata-se de um momento de transformações físicas e biológicas e de oscilações emocionais ocasionadas pelas alterações hormonais que o corpo sofre. O corpo está voltado nessa fase para a produção dos hormônios sexuais que são diferentes em cada sexo. Os meninos produzem, entre outros, a testosterona e as meninas o estrógeno.

Embora não seja uma regra, alguns meninos podem apresentar desenvolvimento das glândulas mamárias. É o que se chama de ginecomastia, que tende a desaparecer durante a adolescência.

Idade x Puberdade

A idade para entrar na puberdade não é a mesma para meninos e meninas nem a mesma para todos os meninos ou todas as meninas. O ser humano é repleto de singularidades e cada um tem seu próprio ritmo de desenvolvimento, porém, há uma média que se pode ter como referência.
Nas meninas os primeiros indícios da puberdade podem ocorrer a partir dos nove anos e nos meninos a partir dos dez. Isso não significa dizer que todos vão entrar na puberdade nessa fase. É considerado normal o início da puberdade até os treze anos nas meninas e catorze nos meninos.

Nesses casos o médico deve ser consultado para dar as devidas orientações de procedimento e encaminhar para um tratamento se for necessário.

Disponível em: https://tinyurl.com/9z495css Acesso em: 10 ago 2021.

Vamos conhecer melhor as mudanças que ocorre na puberdade? Se possível, assista ao vídeo.

Responda as atividades em seu caderno.

1.A puberdade é um momento de transformações físicas e biológicas e de oscilações emocionais ocasionadas pelas alterações hormonais que o corpo sofre. Cite ao menos três dessas transformações ocorridas em meninos e meninas.

2. Os hormônios sexuais femininos são responsáveis pelo desenvolvimento das características sexuais secundárias femininas e pelo controle do ciclo menstrual. São hormônios sexuais femininos:
a) ( ) insulina e glucagon. b) ( ) testosterona e TSH. c) ( ) progesterona e estrógeno. d) ( ) estrógeno e glucagon.

3. Organize as palavras no quadro abaixo e revele a frase relacionada à puberdade.

4. Selecione a alternativa que completa as lacunas das afirmações seguintes:

5. Analise as afirmações a seguir relacionadas à puberdade.

I – A puberdade inicia-se em idades diferentes em meninos e meninas.
II – O início da puberdade está relacionado apenas com os fatores genéticos do indivíduo.
III – Quando a puberdade acontece antes dos 8 anos, para meninas, e dos nove anos, para meninos, dizemos que temos um caso de puberdade tardia.
IV – A puberdade precoce é consequência do aumento dos hormônios sexuais antes do momento ideal, e esse aumento pode ter diferentes causas.

Assinale a alternativa que indica as afirmações corretas:

a) ( ) I. b) ( ) I e IV. c) ( ) I, II e III. d) ( ) I, II e IV.

6. Dentre as mudanças que ocorrem na puberdade feminina está a menstruação. O que é menstruação e por que ocorre?

7. Como são chamadas as características que se desenvolvem a partir da ação dos hormônios sexuais, como o surgimento de pelos, aumento do pênis e testículos, aumento de estatura e desenvolvimento de glândulas mamárias, por exemplo?

a) ( ) Características sexuais terminais.

b) ( ) Características sexuais adultas.

c) ( ) Características sexuais secundárias.

d) ( ) Características sexuais reprodutoras.

8. Analise a tirinha a seguir e faça uma comparação sobre a diferença entre a puberdade masculina e feminina relatada por ela.

9. O corpo feminino se prepara para a gravidez, e quando esta não ocorre, o endométrio (membrana interna do útero) se desprende. Essa descamação faz parte do ciclo reprodutivo da mulher e acontece todo mês. Como é conhecida essa descamação das paredes internas do útero quando não há fecundação?

a) ( ) Ovulação. b) ( ) Menarca. c) ( ) Período fértil. d) ( ) Menstruação.

10. Relacione os hormônios à sua definição adequada.

(A) Progesterona

(B) Estrógeno

(C) Testosterona

( ) Atua diretamente em diversas ações do corpo masculino, tais como testículos e próstata.

( ) Hormônio responsável por regular o ciclo menstrual da mulher e preparar o útero para receber o óvulo fertilizado.

( ) Responsável pelo desenvolvimento dos caracteres sexuais femininos, controle do ciclo menstrual e desenvolvimento do útero.

Se possível, clique aqui para baixar ou imprimir a aula.