Reformas religiosas – Contra reforma religiosa – Atividade 8 - 06/05/2021

Licenciatura em História

A Reforma foi um movimento europeu de criação de novas igrejas e credos religiosos, em oposição aos dogmas católicos. Já a Contrarreforma foi a resposta da Igreja Católica contra estes movimentos, que ameaçavam diminuir seu número de fiéis, sua influência política e, principalmente, sua riqueza. Para conhecer melhor o que foi a Contrarreforma leia o texto a seguir:

A Contra reforma

A Contra reforma, de modo geral, consistiu em um conjunto de medidas tomadas pela Igreja Católica com o surgimento das religiões protestantes. Longe de promover mudanças estruturais nas doutrinas e práticas do catolicismo, a Contrarreforma estabeleceu um conjunto de medidas que atuou em duas vias: atuando contra outras denominações religiosas e promovendo meios de expansão da fé católica.

Uma das principais medidas tomadas foi a criação da Companhia de Jesus. Designados como um braço da Igreja, os jesuítas deveriam expandir o catolicismo ao redor do mundo. Contando com uma estrutura hierárquica rígida, os jesuítas foram os principais responsáveis pelo processo de catequização das populações dos continentes americano e asiático. Utilizando um sistema de rotinas e celebrações religiosas regulares, a Companhia de Jesus conseguiu converter um grande número de pessoas nos territórios coloniais europeus.

A Inquisição, instaurada pelo Tribunal do Santo Ofício, outra instituição eclesiástica criada na Contrarreforma, teve como principal função combater o desvio dos fiéis católicos e a expansão de outras denominações religiosas. Além de perseguir protestantes, a Santa Inquisição também combateu judeus e islâmicos, que eram considerados pecadores e infiéis. Entre outras formas, a Inquisição atuava com a abertura de processos de investigação que acatavam denúncias contra hereges e praticantes de bruxaria. Caso fossem comprovadas as denúncias, o acusado era punido com sanções que iam desde o voto de silêncio até a morte na fogueira.

Em 1542, o Concílio de Trento, uma reunião dos principais líderes da Igreja organizada pelo papa Paulo III, selou o conjunto de medidas tomadas pela Contrarreforma. No Concílio de Trento estabeleceu-se o princípio de infabilidade papal e a declaração do Índex, conjunto de livros proibidos pela Igreja. Além disso, a Vulgata foi estabelecida como versão oficial da Bíblia Sagrada, foi proibida a venda de indulgências e todas as doutrinas católicas foram reafirmadas.

SOUSA, Rainer Gonçalves. “Contrarreforma”; Brasil Escola.

Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/contra-reforma.htm. Acesso em 11 de maio de 2020. (Adaptado)

Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/contra-reforma.htm. Acesso em 11 de maio de 2020. (Adaptado)

  1. A Contrarreforma, de modo geral, consistiu em um conjunto de medidas tomadas pela Igreja Católica com o surgimento das religiões protestantes. Longe de promover mudanças estruturais nas doutrinas e práticas do catolicismo, a Contrarreforma estabeleceu um conjunto de medidas que atuou em duas vias: Quais são elas?

2. Os elementos a seguir foram preponderantes no movimento da contrarreforma. Relacione cada elemento a suas respectivas especificações:

a) Companhia de Jesus (   ) Reunião dos principais líderes da Igreja organizada pelo papa Paulo III, selou o conjunto de medidas tomadas pela Contrarreforma.
b) Índex(   ) Levaram a fé católica a todas as partes do mundo, se dedicavam a educação e a catequese.
c) Concílio de Trento(    ) Instituição instaurada pelo Tribunal do Santo Oficio. 
d) Jesuítas(    ) Índice de livros de leitura proibida aos fiéis, por serem considerados pernicioso à fé.
e) Inquisição(  ) Nova ordem religiosa foi concebida para enfrentar o espírito da Reforma.  

3. A história da intolerância religiosa é uma história de séculos. No Império Romano os católicos foram perseguidos. Na Idade Média e moderna, católicos perseguiram judeus, protestantes e pagãos. Intolerância é a incapacidade em aceitar o que é diferente, é não tolerar opiniões ou práticas que se diferem das suas e muitas vezes são seguidas de atitudes preconceituosas e até mesmo violentas. Pesquise mais sobre o tema tolerância religiosa e escreva um pequeno texto colocando suas ideias sobre o assunto.

Disponível em: https://twitter.com/senadofederal/status/714950372289175553 Acesso em: 11 de maio de 2020.

Se for possível, clique aqui para baixar ou imprimir a aula.