Regiões geoeconômicas do Brasil – 7º ANO – 4ª semana – Geografia - 28/08/2020

Vamos iniciar nossas atividades!!!
Disponível em: https://tinyurl.com/yc7altq7 Acesso em: 13 de jul de 2020

UMA NOVA VISÃO

O geógrafo Milton Santos e a professora Maria Laura Silveira propuseram uma nova regionalização do Brasil, baseada em quatro regiões ou em “quatro Brasis”. O critério principal definidor dessa nova regionalização foi o do “meio técnico científico-informacional”, isto é, a “informação” e as “finanças” estão irradiadas de maneiras desiguais e distintas pelo território brasileiro, determinando “quatro Brasis”.

ALMEIDA, Lúcia Marina A. de; RIGOLIN, Tércio B. Geografia. São Paulo: Ática. 2002. p. 386. (Série Novo Ensino Médio)

1. Considerando o texto e o mapa que apresentam essa regionalização, relacione a segunda coluna com a primeira.

2. Explique com suas palavras a região concentrada na regionalização dos “quatro brasis”.

3. O Brasil é um dos países que possui o território “cortado” pela linha do Equador, que passa na região norte do território brasileiro. Marque a alternativa que corresponde aos Estados brasileiros por onde essa linha imaginária passa.

a) (   ) São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo

b) (   ) Pará, Amapá, Rondônia e Amazonas

c) (   ) Bahia, Goiás e Rio Grande do Norte

d) (   ) Amapá, Amazonas, Pará e Roraima

4. Observe a imagem a seguir.

Acesso em: 13 de jul de 2020

Responda:

a) Qual é a divisão regional desenvolvida no mapa?

b) Dê os nomes das regiões correspondentes aos números.

c) Quais são os critérios utilizados para o desenvolvimento desta compreensão de divisão regional?

5. A região Nordeste apresenta uma grande diferenciação de características físicas, fato que resultou numa divisão dentro dessa região, conhecida como as sub-regiões do Nordeste. Cite o nome das quatro sub-regiões do Nordeste e suas principais características.

Disponível em: https://tinyurl.com/n0rdeste Acesso em: 13 de jul de 2020

(1) ___________________________________________________________________________

(2) ___________________________________________________________________________

(3) ___________________________________________________________________________

(4) ___________________________________________________________________________

6. Esta região caracteriza-se pela presença de numerosos descendentes de europeus: alemães, italianos, entre outros. Possui uma agropecuária moderna, que faz dela fornecedora de alimentos para todo o país. Nessa região do Brasil, os invernos são frios (climas subtropicais) em comparação com o restante do país. O texto se refere a:

a) (   ) Região Norte

b) (   ) Região Sudeste

c) (   ) Região Sul

d) (   ) Região Nordeste

7. Quais são as principais características da região sudeste segundo a regionalização feita pelo IBGE? Qual são as semelhanças desta região com a região concentrada dos “quatro brasis”?

Concluímos! Vamos revisar?