Relatos de experimentos científicos – Atividade 7 - 19/04/2021

O QUE É UM RELATO DE UM EXPERIMENTO CIENTÍFICO??? 

QUAL É A SUA FUNÇÃO SOCIAL?

O relato de experimento científico é um texto que descreve precisamente uma dada experiência que possa contribuir de forma relevante para sua área de atuação. É a descrição que um autor ou uma equipe fazem de uma vivência profissional tida como exitosa ou não, mas que contribua com a discussão, a troca e a proposição de ideias para a melhoria da vida e sobrevivência dos seres.

O relato de experimento científico tem a função comunicativa de apresentar as etapas de um experimento, os dados obtidos e as conclusões. Para isso, é importante detalhar a sequência de procedimentos que constituirão a experiência.

Ele traz as motivações ou metodologias para as ações tomadas na situação e as considerações/impressões que a vivência trouxe àquele (a) que a viveu. O relato é feito de modo contextualizado, com objetividade e aporte teórico. Em outras palavras, não é uma narração emotiva e subjetiva, nem uma mera divagação pessoal e aleatória.

Nem todas as experiências mostram resultados positivos, mas, mesmo quando revelam enfrentamentos e dificuldades, os relatos são importantes para alertar outros trabalhadores e indicar novos caminhos.

Enquanto alguns defendem que nesse tipo de texto exista maior liberdade para descrever impressões e tecer considerações com uma linguagem mais pessoal, outros mantêm que, sendo um trabalho científico, ele deve manter a impessoalidade e seriedade.

O relato deve ir além e estabelecer ponderações embasadas na experiência, mas também embasar e no seu respectivo aparato teórico. É esperado que tais experiências possam contribuir para outros pesquisadores da área, ampliando o efeito da sua experiência como potencial exemplo para outros estudos e vivências.

O relato de experiência normalmente inclui uma introdução a parte teórica de referência para a experiência. A seguir, traz os objetivos da vivência e expõe as metodologias empregadas para realizar tal experiência, incluindo descrição do contexto e dos procedimentos. Após isso, apresentam-se os resultados observados e as considerações tecidas a partir dos mesmos.

Disponível em: https:// https://portal.educacao.go.gov.br/fundamental_dois/atividade-3-genero-relato-de-experimento-cientifico/ Acesso em 24 de março de 2021

Leia o relato de uma experiência

Incrível! Como gerar luz grátis com uma batata!…

Pode parecer estranho, mas as batatas podem gerar luz elétrica

Haim Rabinowitch, pesquisador da Universidade de Jerusalém, tem feito vários experimentos a extrair energia elétrica das batatas. Com placas de metal, fios e lâmpadas, é possível gerar energia a partir das batatas. Segundo ele afirma: “uma batata tem potência suficiente para iluminar um quarto com lâmpada LED por 40 dias”.

Para criar uma “bateria da batata” ele usa um zinco, com eletrodos negativos e cobre com eletrodos positivos. A acidez da batata provoca uma reação química com o zinco e o cobre liberando elétrons, gerando nesse processo a energia elétrica.

No ano 2010, os cientistas descobriram o seguinte: cozinhando as batatas por oito minutos, ocorre a quebra dos seus tecidos orgânicos, reduzindo a resistência e facilitando o movimento dos elétrons, que produzem mais energia. Em um outro teste, fatiando a batata em quatro ou cinco pedaços, mostrou um aumento da eficiência energética em até dez vezes.

Senso energia de baixa voltagem, tem capacidade para alimentar uma bateria para carregar telefones celulares ou laptops em lugares onde não há rede de energia.

Disponível em: http://www.decoracaointeriores.org/incrivel-como-gerar-luz-gratis-com-uma-batata/. Acesso em 22 de mar. De 2021.

1. Qual é o fato relatado no experimento realizado pelo pesquisador da Universidade de Jerusalém?

2. A respeito do gênero Relato de experimento científico, analise os itens a seguir: 

a) (   ) O relato é feito de modo contextualizado, com objetividade e sem baseamento teórico.

b) (   ) O relato de experimento científico é uma narração emotiva e subjetiva, e uma mera divagação pessoal e aleatória.

c) (   ) Nem todas as experiências mostram resultados positivos, mas, mesmo quando revelam enfrentamentos e dificuldades, os relatos são importantes para alertar outros trabalhadores e indicar novos caminhos em prol da ciência e busca de melhorias para os seres humanos.

d) (   ) O experimento de Haim Rabinowitch mostra uma impossibilidade de obter eletricidade através de batatas.

3. Cite as características do relato de experimento científico.

4. Marque (V) para verdadeiro e (F) para falso:

a) (  ) Para que um experimento científico seja bem feito é importante detalhar a sequência de procedimentos que constituirão a experiência.

b) (   ) O relato é feito de modo descontextualizado, sem objetividade e aporte teórico.

c) (   ) O relato deve trazer considerações que sejam significativas para a área de estudos em questão.

d) (   ) É importante que seu relato não fique apenas no nível de descrever uma situação mas ele deve ir além e colocar as emoções do pesquisador.

5. Qual parágrafo mostra os materiais utilizados no experimento? Quais foram os materiais?

6.  Qual parágrafo o pesquisador explica como a eletricidade acontece? Explique.

7. Complete as lacunas do parágrafo a seguir, utilizando as palavras apresentadas:


RELATO- CONCLUSÕES- EXPERIÊNCIA- EXPERIMENTOS

“O ____________de experimento científico tem a função comunicativa de apresentar as etapas de um______________, os dados obtidos e as ________________. Para isso, é importante detalhar a sequência de ____________________ que constituirão a experiência.”

8. Marque a alternativa em que há um erro de concordância do verbo.

a) (   ) É importante detalhar a sequência de procedimentos que constituirão a experiência.

b) (   ) O relato é feito de modo contextualizado, com objetividade e aporte teórico.

c) (   ) Nem todas as experiências mostra resultados positivos.

d) (   ) É importante que seu relato não fique apenas no nível de descrever uma situação.

9. No trecho “uma batata tem potência suficiente para iluminar um quarto com lâmpada LED por 40 dias”.

O verbo flexionado está em qual tempo? Esse verbo expressa dúvida, certeza ou uma instrução? Explique.

10. No trecho: “O relato de experimento científico é um texto que descreve precisamente uma dada experiência que possa contribuir de forma relevante para sua área de atuação,” a parte destacada exerce sintaticamente a função de

a) (   ) expressar as instruções da experiência

b) (   ) expressa qual é o tipo de relato feito

c) (   ) expressa que é um experimento no geral

d) (   ) expressa um relato pessoal de um experimento

11. Agora!!! Você será o cientista que fará o relato da sua experiência. Você precisará de ingredientes caseiros para observar a reprodução de fungos e bactérias em alimentos.

Separe três fatias de pão de forma, passe a mão suja em uma fatia. Na outra fatia, passe primeiro álcool em gel nas mãos e passe-as no pão. Por último, lave as mãos com água e sabão e passe-as na fatia.

Faça o relato da experiência: hipótese levantada antes da experiência, material utilizado, tempo de experiência, o relato feito diariamente, resultados obtidos e qual conclusão da experiência. Compartilhe com a turma.

Se possível, clique aqui para baixar ou imprimir a aula!