Revisão do 1º corte – História- 6º ano- atividade 5 - 18/03/2021

  1. A sua história faz parte da história de sua família, de sua cidade, de seu país. Por isso ela é muito importante para todas as sociedades e culturas. Procure no banco de palavra as palavras que completam as lacunas para que a frase se torne verdadeira.
HISTORIADORAÇÕES HUMANASCIÊNCIAS HUMANASSOCIEDADES
TEMPOOBJETO DE ESTUDOSER HUMANO  DOCUMENTOS  
Imagem disponível em: https://hu.pinterest.com/zulddi/_saved/Acesso em: 17 de fev. de 2021.

a) História é a ciência que estuda as _______________ ao longo do tempo. Então, pode-se dizer que História é uma ______________que estuda o desenvolvimento das _____________humanas através do ____________ em um determinado espaço.

b) Ciências Humanas são as ciências que tem o ____________ como seu ___________. O trabalho do _____________ inclui uma análise minuciosa dos ___________ que permitem o estudo do passado.

2. É de fundamental importância o papel do historiador em todo o tipo de sociedade e cultura. Ele retira e preserva os patrimônios do passado. Pode-se dizer que um povo sem  História e sem o papel do historiador é um povo sem memória. Sobre a escrita da História e sobre a função dos historiadores, assinale a afirmativa CORRETA:

a) (   ) A História nunca muda, portanto os fatos do passado pesquisados pelo historiador são apresentados de forma irrevogável.

b) (   ) A produção crítica da História é resultado da seleção de documentos, somente os oficiais ou seja os produzidos pelo governo, exame dos fatos e personagens históricos, e a ordenação cronológica da História.

c) (   ) O historiador não é um homem neutro. Ele sofre as influências de sua época. Por isso, o pesquisador da História não deve ter a pretensão de fixar verdades eternas. Mas deve analisá-lo criticamente, utilizando todas as fontes que estiverem ao seu alcance e empregando métodos de análise que o auxiliem em seu exercício

d) (   ) O historiador trabalha na maioria das vezes com material produzido há vários séculos, por isso permite a possibilidade de compreender apenas a história dos outros povos passados, não tendo nada a ver com a história do presente.

3. Quando o historiador utilizam depoimento ou um relato de pessoas, ele está utilizando um determinado tipo de fonte. Leia o depoimento abaixo e depois marque a resposta que corresponde ao tipo de fonte que o historiador utilizou.  

Os idosos

Envelhecer é uma grande vitória. Significa estar vivendo há muito tempo, já ter passado por várias experiências e testemunhado inúmeros acontecimentos. Conviver com os idosos é um privilégio, pois temos a possibilidade de partilhar toda essa memória, esse conhecimento acumulado sobre o mundo.

Para a história, os idosos significam uma oportunidade única para recuperar informações sobre o passado. Mais do que isso, é a chance de preservar testemunhos e experiências de sujeitos que, em sua memória, nunca tiveram a oportunidade de registrar seu modo de vida, sua história.

Texto disponível em: https://colegiosantoantoniorj.com.br/wp-content/uploads/2020/03/Lista-de-Exerc%C3%ADcio-1-6%C2%B0ano-Hist%C3%B3ria.pdf Acesso em: 17 de fev. de 2021.

Imagem disponível em: https://pt.dreamstime.com/foto-de-stock-royalty-free-pares-idosos-image22073215 Acesso em: 17 de fev. de 2021.

Este depoimento é uma

a) (   ) fonte oral

b) (   ) fonte escrita

c) (   ) fonte visual

d) (   ) fonte arquitetônica

4. A questão sobre as origens do homem remete um amplo debate, no qual filosofia, religião e ciência entram em cena para construir diferentes concepções sobre a existência da vida humana. Explique com suas palavras a hipótese cientifica sobre a origem do ser humano.

Imagem Disponível em: https://questcosmic.wordpress.com/2013/01/30/o-metodo-cientifico-da-grecia-ao-maracana/criacionismo-evolucionismo/Acesso em: 17 de fev. de 2021.

5. Em pesquisas realizadas principalmente no século XX, todos os fósseis humanos encontrados na América eram muito mais jovens que os encontrados nos outros continentes. Isso faz com que os cientistas acreditem que o homem americano não é oriundo da própria América (autóctone), mas que ele migrou de outras partes do planeta a partir de uma determinada época. Existem algumas teorias que buscam explicar a chegada do homem à América. Cite três destas possíveis teorias explicando cada uma delas.  

Se for possível, clique aqui para baixar ou imprimir a aula.