Revisão do 1º corte – História – 7º ano – Atividade 5 - 18/03/2021

  1. A palavra “moderno” significa “novo”, “atual”. O surgimento das monarquias nacionais e a configuração dos Estados europeus foram interpretados por historiadores como uma ruptura com as estruturas e os valores típicos da Idade Média. Nascia, então, nesse contexto, o que se denominou “modernidade”, a ideia de moderno neste contexto, está diretamente relacionada aos acontecimentos

a) (   ) europeus e restrita à civilização ocidental.

b) (   ) europeus e restrita à civilização oriental.

c) (   ) europeus e restrita civilização romana.

d) (   ) europeus e restrita civilização grega.

2. Utilizando de palavras do banco de palavras, preencha corretamente as lacunas da frase a seguir.

Cultura europeiaModelo históricoElementos culturais
CivilizaçãoEurocentrismoSuperioridade

Eurocentrismo é uma doutrina que toma a ______________como paradigma,_______________, e por isso uma referência mundial para todas as nações, a Europa e seus _______________ são o padrão de ______________. O ______________ é utilizado para designar a ________________ e a centralidade da Europa em relação aos demais países do mundo.

3. Observe a imagem (mapa) e responda o questionamento a seguir:

A expansão marítima e comercial europeia, a partir do século XV, mudou drasticamente a história da humanidade ao unir três continentes: quais são estes continentes?

Disponível em: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia/trafico-de-escravos-mercadoria-humana-atravessa-oatlantico.htm?cmpid=copiaecola acesso 23/03/2020

4. O Novo Mundo é termo que tem sua origem no final do século XV, mais precisamente em 1492, ou seja, uma expressão atribuída ao continente:

a) (    ) Americano após sua descoberta.

b) (    ) Americano antes da sua descoberta.

c) (    ) Africano após a sua descoberta.

d) (    ) Indiano após a sua descoberta.

Imagem disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/vert-tra-45596137 Acesso em: 22 de fev. de 2021

5. O pioneirismo português foi resultado de uma série de condições que permitiram a esse pequeno país da Península Ibérica lançar-se nessa empreitada. Cite alguns dos fatores que explicam esse pioneirismo de Portugal.

Se for possível, clique aqui para baixar ou imprimir a aula.