Revisão do 2º Corte – Ciências da Natureza – 7º ano – Atividade 11 - 16/06/2021

ATIVIDADES

01. Leia o texto a seguir:

Pesquisa comprova tsunami na costa do Brasil

Pesquisadores da UERJ (janeiro de 2020), liderados pelo professor Francisco Dourado, em parceria com pesquisadores portugueses, procuraram e encontraram evidências físicas da chegada de um tsunami nas praias da costa do Brasil em 1755, como resultado de um terremoto que atingiu Lisboa. A onda gigante atravessou o Atlântico e causou estragos na costa brasileira. Até então o fenômeno estava registrado apenas em manifestações artísticas e documentos históricos como livros, cartas e quadros da época.

Como você pôde perceber não é tão comum a presença de tsunamis na costa brasileira. A que se deve esse fato?

Disponível em <https://www.uerj.br/noticia/pesquisa-comprova-tsunami-na-costa-do-brasil/>. Adaptado. Acesso em 20 maio 2021.

02. Como é conhecido o fenômeno geológico que ocorre do interior da Terra para a superfície, quando há o extravasamento do magma em forma de lava, liberando ainda gases e fumaça?

a) (  ) Terremoto.b) (  ) Tsunami.c) (  ) Vulcanismo.d) (  ) Maremoto.

3.Indique a alternativa que completa corretamente as lacunas do períododestacado, de acordo com os movimentos das placas tectônicas e seus efeitos.

a) (  ) tectônicas – divergência – convergência – geográficas.

b) (  ) tectônicas – afastamento – aproximação – geográficas.

c) (  ) tectônicas – convergência – divergência – geológicas.

d) (  ) tectônicas – congruência – precipitação – paleontológicas.

04. Analise o esquema a seguir e indique as palavras que melhor completam as seguintes afirmações:

Disponível em <https://tinyurl.com/3mesx3zx>. Adaptado. Acesso em 20 maio 2021.

I – A Deriva _____________ é uma teoria que afirma que, um dia, todos os atuais continentes formavam apenas uma única massa de terra firme, denominada de _____________.

II –Há 200 milhões de anos atrás, existia noplaneta apenas a Pangeia,porém, há 130 milhões de anos, houve uma fragmentação, originando a ___________ e a ___________.

05. A movimentação das placas tectônicas continua ocorrendo, de forma lenta, continua e ocorre no limite entre elas. Esses movimentos possibilitam a formação de regiões conhecidas como zonas de convergência e de divergência. Qual a relação entre essas zonas e as catástrofes naturais?

06. O Brasilencontra-se numa localização central em uma placa tectônica, conforme visualizado na figura. Essa placa possui mais de 43 milhões de km2 e cerca de 200 quilômetros de largura, e sua localização central  sobre a placa faz com que aqui não haja incidências de abalos sísmicos de grande magnitude. Essa placa tectônica onde se localiza o Brasil é denominada

a) (   ) Placa de Nazca.

b) (   ) Placa Brasileira.

c) (   ) Placa Americana.

d) (   ) Placa Sul-Americana.

07. Analise novamente o esquema da questão anterior e complete as afirmativas a seguirsobre a composição da atmosfera utilizando as palavras do quadro:

I – A divisão mais comum para as camadas da atmosfera baseia-se na variação da ____________ de acordo com a ___________.

II – A atmosfera é indispensável para a existência do mundo vegetal e animal, pois fornece o ____________ necessário à respiração.

III – Os gases mais abundantes na atmosfera são: 78% de __________; 21% de oxigênio; 0,93% de argônio;  0,039% de ____________; e, 4% de vapor d’agua, que apesar de não ser um gás, desempenha papel importante na manutenção da temperatura média do Planeta.

08. Um dos gases que compõem a atmosfera localiza-se na estratosfera, sendo responsável por filtrar a radiação ultravioleta, nociva aos seres vivos. Cerca de 90% de seu volume encontra-se nessa camada. A que gás o texto se refere?

a) (  ) Gás oxigênio.b) (  ) Gás Carbônico.c) (  ) Gás metano.d) (  ) Gás ozônio.

09. Complete o esquema abaixo com os nomes das camadas da atmosfera:


Disponível em <https://tinyurl.com/2tb9ddd5>. Adaptado. Acesso em 20 maio 2021.

10. A existência da camada de ozônio auxilia na manutenção da vida em nosso planeta, inclusive para os seres humanos.Quais sãoos efeitos causados pela destruição da camada de ozônio à saúde humana?

11. A respeito da camada de ozônio, são feitas algumas afirmações, assinale V para as verdadeiras e F para as Falsas:

I. (__) O ozônio é um gás muito instável que possui três moléculas de oxigênio.

II. (__)A principal função do ozônio presente na atmosfera é absorver o gás carbônico atmosférico.

III. (__)A camada de ozônio na atmosfera terrestre bloqueiatotalmente a passagem dos raios ultravioletas para a superfície da Terra.

IV. (__)A existência da camada de ozônio na atmosfera auxilia na manutenção dos seres vivos em nosso planeta, pois consegue filtrar a maioria dos raios ultravioletas provenientes do Sol.

12. A camada de ozônio é composta pelo gás ozônio (cuja fórmula molecular é O3) e está localizada em uma região da atmosfera denominada de estratosfera, localizada entre 20 km e 35 km da superfície da Terra. A camada de ozônio está associada ao ciclo do

a) (  ) carbono.b) (  ) metano.c) (  ) oxigênio.d) (  ) nitrogênio.

13. Além do aumento da temperatura, as mudanças no clima contribuem para a alteração no tempo e na distribuição geográfica das chuvas e para uma maior frequência de eventos extremos, como enchentes, secas e furacões. A crescente onda dos temporais em nossas grandes cidades é um dos principais exemplos desse fenômeno no Brasil. Ao invés de chover devagarinho ao longo de alguns dias, cai aquele pé d’água que causa inundações, escorregamento de terras em encostas e um prejuízo social enorme para a população de baixa renda. Essas mudanças no clima estão associadas a qual(is) fenômeno(s) abordado(s) em nossas aulas? Justifique.

14. Analise a charge a seguir que retrata o aquecimento global. Tema que vem sendo bastante discutido nas últimas décadas e associado ao efeito estufa.

Assinale a alternativa que indica as consequências desse aquecimento:

a) (   ) Desertificação, degelo de geleiras e redução do nível dos oceanos.

b) (   ) Alteração do regime das chuvas, inundações e aumento da biodiversidade.

c) (   ) Redução da temperatura da Terra e danos irreversíveis para a humanidade.

d) (   ) Redução das geleiras, ondas de calor intensas e elevação do nível dos oceanos.

Arionauro Cartuns – Aquecimento Global. Disponível em <http://www.arionaurocartuns.com.br/search?q=aquecimento+global>. Acesso em 25 maio 2021

15. O efeito estufa é um fenômeno natural deextrema importância para a existência de vida na Terra. É responsável por

a) (   ) intensificar a emissão de gases como o dióxido de carbono, oxigênio e nitrogênio.

b) (   ) manter as temperaturas médias globais, evitando que haja grande amplitude térmica.

c) (   ) possibilitar o desenvolvimento dos seres vivos, garantindo o oxigênio necessário para a respiração.

d) (   ) possibilitar a diminuição das temperaturas médias globais e provocar a extinção de inúmeras espécies.

Se for possível, clique aqui para baixar ou imprimir a aula.