Revisão do 2º Corte – Ciências da Natureza – 9º ano – Atividade 11 - 16/06/2021

ATIVIDADES

01. Leia o texto:

Importantes na preservação ambiental, parques nacionais não escapam da pandemia

Dentre os tipos de unidades de conservação, há os parques nacionais. No Brasil, existem mais de 70. Eles constituem recursos importantes para a preservação do ecossistema e do meio ambiente no País, servindo para atividades científicas, econômicas e turísticas. Em tempos de desmatamento recorde e de uma pandemia que forçou a interrupção de algumas atividades em parques nacionais, essas unidades ganham um destaque maior.

A história por trás da formação dos parques nacionais não é nova. Com o objetivo de contemplar a natureza, alguns tipos de unidades de conservação já apareciam na Idade Média, como jardins zoológicos e botânicos. O modelo que observamos até hoje, por sua vez, surge no século 19, principalmente na Europa e nos Estados Unidos.

Reflita sobre a importância dos parques nacionais e descreva algumas das vantagens que esses parques, bem como outras unidades de conservação, trazem para o ambiente e para o ser humano.

Disponível em: <https://jornal.usp.br/atualidades/importantes-na-preservacao-ambiental-parques-nacionais-nao-escapam-da-pandemia/>. (adaptado) Acesso em 27 maio 2021.

02. As unidades de proteção integral são aquelas que não podem ser habitadas pelo homem e têm seu uso restrito ao turismo e à pesquisa. Existem cinco tipos de unidades de conservação de proteção integral. As áreas onde a preservação é visa garantir a permanência e a reprodução das comunidades da fauna e flora locais, sendo necessário autorização para pesquisas e a visitação são conhecidas por

a) (  ) Refúgios da vida silvestre.c) (  ) Floresta Nacional.
b) (  ) Reserva de Fauna.d) (  ) Área de Proteção Ambiental.

03. A respeito das Unidades de Conservação, são feitas algumas afirmações, assinale V para as verdadeiras e F para as Falsas:

I. (__)Para que toda biodiversidade seja preservada, o Brasil protege muitas áreas naturais na forma de Unidades de Conservação.

II. (__)As unidades de preservação integral são aquelas em que o homem pode estabelecer-se, entretanto, o uso dos recursos naturais deve acontecer de maneira sustentável.

III. (__)As Unidades de Conservação objetivam a preservação e conservação da natureza, sendo classificadas de duas maneiras: as de proteção integral e as de uso sustentável.

IV. (__)As Unidades de Conservação são espaços artificiais protegidos por lei, que possuem áreas com características singulares relacionados apenas com a flora do local.

04. Uma série de descobertas da estrutura atômica até se chegar aos modelos aceitos hoje ficou conhecida como a evolução do modelo atômico, conforme indicado na figura. Esse esquema ao lado representa o modelo atômico proposto por

a) (  )Modelo atômico de Dalton.

b) (  )Modelo atômico de Thomson.

c) (  )Modelo atômico de Rutherford-Bohr.

d) (  ) Modelo atômico de Leucipo e Demócrito.

Disponível em: <https://tinyurl.com/bny4f7n5>.  Acesso em 27 maio 2021.

05. Indique o número 1 quando a substância a seguirfor classificada em substância simples e o número 2 quando for classificada em composta:

(__) O2(__) NH3(__) H2O(__) H2
(__) Al2(__) CH4(__) Cu(__) NaCl
(__) Au(__) H2S(__)CO2(__) Fe

06. Relacione os pesquisadores a seguir à suas definições adequadas sobre a teoria atômica.

(A) Rutherford                       (B) Thomson              (C) Dalton

(__) O átomo consiste em uma esfera carregada positivamente e que elétrons de carga negativa ficam incrustados nessa.

(__) A matéria é formada por átomos, que são partículas minúsculas, maciças, esféricas e indivisíveis.

(__) O átomo é formado por duas regiões, o núcleo e a eletrosfera.

07. De posse da tabela periódica dos elementos químicos indique as coordenadas de período e grupo e os nomes dos seguintes elementos químicos:

a) (   ) Mgb) (   ) kc) (   ) Mod) (   ) Cl

08.A tabela periódica foi criada com o intuito de organizar as informações já constatadas acerca dos elementos químicos, a fim de facilitar o acesso aos dados.Quais características os elementos presentes em um mesmoperíodo têm em comum?

a) (   ) Apresentam propriedades semelhantes entre si.

b) (   ) A quantidade de prótons e elétrons que possuem.

c) (   ) A quantidade de camadas eletrônicas que possuem.

d) (   ) Possuem a mesma quantidade de elétrons na camada de valência.

09. Preencha a cruzadinha com os termos que completam as frases relacionadas à Tabela Periódica.

  1. Os ___________ constituem a maior parte dos elementos da Tabela Periódica, como por exemplo temos a prata, ouro, cobre, zinco, ferro, alumínio, platina, sódio, potássio, entre outros.
  2. Os elementos que recebem o nome de metais alcalinos__________ são aqueles que pertencem à família 2 ou IIA, como o Be (Berílio) e o Mg (Magnésio), por exemplo.
  3. Os elementos Boro (B), Silício (Si), Germânio (Ge), Arsênio (As), Antimônio (Sb), Telúrio (Te) e Polônio (Po ) são geralmente classificados como _________.
  4. Os gases _________ são os elementos da família 18, como o hélio, neônio e argônio.
  5. Família dos _____________, conhecida também como VII A, é uma das mais conhecidas famílias da Tabela Periódica, sendo compostapelo Flúor (F), Cloro (Cl), Bromo (Br), Iodo (I) e Astato (At).
  6. Os elementos do grupo dos ___________, são considerados como “formadores de cobre”, sendo os mais importantes deste grupo o oxigênio (O) e o enxofre (S).
  7. Os metais ________ fazem parte da família 1A, formado pelo Lítio (Li), Sódio (Na), Potássio (K), Rubídio (Rb), Césio (Cs) e Frâncio (Fr).

10. Utilize as palavras indicadas no quadro para completar o texto a seguir:

A Lei de ________, mais conhecida como Lei das ________ Constantes ou Lei das Proporções __________, foi proposta pelo químico francês Joseph Louis Proust em 1799. Com os resultados desses experimentos, Proust enunciou a seguinte lei _________, que recebeu o nome de lei das proporções constantes:“toda _________ possui uma proporção em massa _____________ em sua composição.”

11. Todas as reações químicas seguem uma proporção e as massas presentes nos reagentes e nos produtos devem ser iguais, essas regras são chamadas de Leis ponderais. A lei ponderal enunciada como: A massa dos reagentes é igual a massa dos produtos, ou também pela célebre frase “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”, é conhecida por

a) (   ) Lei da ação e reação ou Lei de Newton.

b) (   ) Lei das proporções fixas ou Lei de Proust.

c) (   ) Lei das proporções múltiplas  ou Lei de Dalton.

d) (   ) Lei da conservação das massas ou Lei de Lavoisier.

12. Uma reação química constituída por dois reagentes, A e B, e um produto, C. A massa de A foi determinada antes da reação acontecer e era 65g. A massa de C foi determinada após a reação ocorrer e é 131g. Qual a massa de B?

13. Analise as afirmativas a seguir relacionadas à água e seus estados físicos:

I- Na formação das geleiras, a molécula de água ganha mais um átomo de hidrogênio.

II- Na Terra, a água pode ser encontrada somente em dois estados físicos: líquido (água salgada e doce) e sólido (geleiras, neve e icebergs).

III- As condições climáticas da Terra permitem que a água sofra mudanças de fase e a compreensão dessas transformações é fundamental para se entender o ciclo hidrológico.

IV-A água em seu estado líquido não possui forma própria, assumindo o formato do recipiente que estiver. Já no seu estado sólido, tem forma regular e pode ser encontrada na forma de gelo, icebergs, neve e granizo.

Assinale a alternativa que indica as afirmações corretas acercado tema:

a) (  ) I e III.b) (  ) III e IV.c) (  ) I, II e III.d) (  ) II, III e IV.

14. Complete o esquema a seguir com os nomes das mudanças de estado físico da matéria:

Disponível em: <https://tinyurl.com/4knshde7>.Adaptado. Acesso em 28 maio 2021

15. As substâncias podem ser encontradas na natureza nos estados sólido, líquido e gasoso, também chamados de fases da matéria ou estados de agregação da matéria. Agora que você conhece as mudanças de estado de agregação, reflita quantas dessas mudanças podem ocorrer em sua casa e relate ao menos três delas aqui.

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