Portal NetEscola

Revisão do 2º corte – História – 6 Ano – Atividade 11 - 14/06/2021

ATIVIDADES

1- Observe as imagens a seguir e identifique qual é o tipo de escrita e qual civilização a utilizava.

2- Quanto as formas de registro das sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas pode-se dizer que

(   ) a escrita cuneiforme é considerada a mais antiga língua humana escrita conhecida.

(   ) a escrita dos povos do oriente médio era organizada em forma de hieróglifos.

(   ) a pedra de Roseta possuía, apenas escrita hieroglífica.

(  ) as civilizações pré-colombiana não possuía nenhuma relevância pois não possuía uma  linguagem escrita que podia representar completamente o idioma falado.

3- Mesmo antes da invenção das escritas já existia formas que os homens utilizavam para se expressar, uma delas são as pinturas rupestres. A arte rupestre é reconhecida como uma das mais antigas manifestações estéticas do homem ao longo de toda sua história. A pintura abaixo foi encontrada nas paredes de uma caverna em Tassalin-Ajjer, no deserto do Saara, norte da África. Ela data de 3000 a. C. Observem-na atentamente e escreva um parágrafo ou texto, levantem hipótese sobre o que foi registrado nessa figura e que conclusões você chegaria sobre o modo de vida dos homens que produziram essa imagem.

Disponível em: http://rosangelal.blogspot.com/2012/03/6-ano-p-41-pintura-rupestre.html Acesso em: 13 de jul. de 2020.

6. Faça a leitura da imagem e responda aos questionamentos:

7. A Antiguidade foi o período na história da humanidade em que surgiram os primeiros povos civilizados. Também chamada de Idade Antiga, quais foram os eventos que marcaram o início e o fim deste período histórico?

8- A história da Idade Antiga é baseada em eventos históricos ocorridos nas regiões da Europa, Ásia e África, onde surgiram as primeiras cidades civilizadas e com organização política e econômica. Apesar disso, cada local possuía uma forma de distinguir seu período histórico. Em se tratando disso, foi possível dividir a idade antiga em dois pontos de vista: ______________________________________________________.

9- Complete o texto a seguir, com as palavras do quadro abaixo, de forma que o texto tenha um sentido correto.

“A antiguidade clássica também chamada de era clássica ou ____________ou idade clássica é o período da história cultural entre o século_________________ centrado no mar _______________, compreendendo as civilizações entrelaçadas da____________ e da________________ conhecidas como o mundo ________________. É o período em que a sociedade grega e romana floresceu e exerceu grande influência em toda a _________, ___________ e _________________”.



Europa, norte de África e Ásia ocidental – Mediterrâneo – Grécia antiga – Roma antiga – Período clássico VIII a.C. e o século V d.C. – greco-romano.

10- Das alternativas a seguir assinale (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas. Os sumérios se destacavam pela criação da escrita cuneiforme e os amoritas pelo Código de Hamurabi. Na época de domínio dos caldeus, houve um rei de significativa importância chamado Nabucodonosor. Este rei foi responsável pela 

a) (   ) construção dos Jardins Suspensos da Babilônia

b) (    ) construção das Pirâmides do Egito

c) (   ) escravização dos hebreus

d) (   ) escravização dos africanos

11- A história da América, está dividida entre antes e depois de sua “descoberta” por Cristóvão Colombo, em 1492. Essa divisão foi estabelecida não apenas para facilitar nossos estudos, mas também para indicar a importância e a singularidade do “choque” ou “encontro” entre europeus e nativos americanos. O período anterior a esse “encontro” é denominado pelos historiadores e demais estudiosos como.

a) (   ) Período Clássico b) (   ) Período Pré-Colombiano

c) (   ) Período Pré-Histórico d) (   ) Período  pré-americano

12- Quais foram os principais povos Pré-Colombianos e onde eles se localizavam?

13- O Egito antigo foi palco de uma das mais importantes civilizações da antiguidade. Preencha a cruzadinha respondendo os questionamentos ou completando as frases.

a) Quem formava a maior parte da população no Egito?

b) A antiga sociedade egípcia era organizada de forma________________. 

c) Como era considerado a forma de governo no Egito antigo?

d) Qual era a maior atividade econômica no Egito Antigo?

e) As crenças egípcias giravam em torno da adoração de vários deuses. Esse modelo religioso era chamado de____________________. 

f) A principal arte desenvolvida no Egito antigo foi a___________________.

g) A sociedade egípcia era organizada de forma rígida, por isso, nela praticamente não havia___________________.

h) A construção de diques, reservatórios e canais de irrigação, era tarefa de quem no Egito antigo?  

i) Qual era a prática egípcia que consistia em extrair as vísceras e imergir o corpo numa mistura de água e carbonato de sódio?

j) De qual rio suas águas dependia a vida de milhares de pessoas?

 k) No Egito antigo a terra pertencia a comunidade como um todo, por isso não havia___________________. 

14- Qual é o país que abriga a maior quantidade de pirâmides construídas e preservadas no mundo?

a) (   ) Egito b) (   ) Sudão c) (   ) Roma d) (   ) Grécia

15. Para os cuxitas, assim como seus vizinhos egípcios, para que serviam as pirâmides? 

16. Preencha os espaços em branco da citação de forma que ela se torne correta.

“É conhecido como___________________, ________________ou ainda_____________ o longo período histórico onde as civilizações grega e romana se destacaram de modo excepcional em meio a qualquer outra sociedade nos mais variados aspectos do desenvolvimento humano. Tal época legou um riquíssimo repertório de informações ao mundo civilizado de modo que a _______________é ainda considerada fundamental para a construção de toda a ___________________contemporânea”.

17- Muitos elementos culturais da Grécia estão presentes em nosso tempo. Identifique e circule no caça-palavras alguns elementos de importantes contribuições dos gregos, para a sociedade contemporânea.

19. A situação social em Roma durante o período da República era tensa. Uma pequena parcela da população detinha muita riqueza, em consequência das guerras de expansão territorial e da exploração do trabalho escravo. Porém, uma grande maioria de romanos vivia na pobreza, em péssimas condições de vida nas cidades. Para conter distúrbios sociais, o Estado romano criou uma determinada prática política. Como era denominado essa prática? Ela tem relação com alguma prática na nossa sociedade nos dias atuais?

Se for possível, clique aqui para baixar ou imprimir a aula.