Revisão do 2º corte – História – 7 Ano – Atividade 11 - 14/06/2021

ATIVIDADES

1. O Humanismo renascentista valorizou o retorno à cultura da Antiguidade Clássica e se constituiu como a base filosófica do Renascimento artístico, cultural e científico europeu. No banco de palavras do quadro a seguir estão alguma característica deste período histórico. Relacione o conceito a sua especificação.

2. De acordo com estes conceitos centrais deste período escreva um pequeno texto explicando o significado desse movimento que teve início na Europa, mas que teve seus reflexos por todo o mundo.

3. Das informações abaixo, identifique quais são verdadeiras e quais são fakes news:

4. No banco de palavras a seguir escolha as palavras que completam a seguinte citação:

“O _________________foi um movimento ________________que atingiu as camadas urbanas da Europa Ocidental entre os séculos XIV e XVI, principalmente na ____________. Foi essencial para o abandono de ideias medievais que ainda estavam presentes. O pensamento _______________defendia que a razão era uma manifestação do _______________que colocava o indivíduo mais próximo de Deus: Exercer a capacidade de questionar, fazendo uso do dom que foi dado por Deus, dando razão a ele”.



Espírito humano – renascentista – Itália – cultural, artístico e científico – Renascimento

5. A imagem a seguir é um quadro pintado por um dos maiores artistas renascentistas. Com base nos textos lidos, busque mais informações e preencha o mapa mental a seguir.

Disponível em: https://pt.scribd.com/document/409164440/07-05-2019-Mapa-Mental-Monalisa-Renascimento Acesso em 04 de ago de 2020.

6- Análise as duas pinturas, a seguir, e identifique qual delas é uma pintura renascentista e qual é medieval. Quais são as principais características que as identifica?  

7. Preencha as informações sobre a doutrina católica e a doutrina luterana, no quadro a seguir.

8. A insatisfação e as críticas à Igreja Católica tiveram seu ápice por mio de um monge agostiniano e professor de Teologia chamado:

a) (   ) Martinho Lutero b) (   ) Pedro Valdo c) (   ) Santo Agostinho d) (   ) John Wycliff

9. A atuação de Lutero teve como ponto de partida a divulgação das 95 teses, que rapidamente espalharam-se pela Europa e deram origem ao reformismo no seio da Igreja Católica. Da atuação de Lutero, surgiu o

a) (   ) espiritismo b) (   ) budismo c) (   ) catolicismo d) (   ) protestantismo

10. A Reforma foi um movimento europeu de criação de novas igrejas e credos religiosos, em oposição aos dogmas católicos. O que foi a contrarreforma?

11. Longe de promover mudanças estruturais nas doutrinas e práticas do catolicismo, a Contrarreforma estabeleceu um conjunto de medidas que atuou em duas vias. Quais foram elas?  

12. Qual foi o papel dos Jesuítas na contrarreforma?

13. A Inquisição, foi instaurada pelo Tribunal do Santo Ofício, outra instituição eclesiástica criada na Contrarreforma. Em relação a inquisição, das alternativas a seguir, marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

a) (   ) A principal função da Santa combater o desvio dos fiéis católicos e a expansão de outras denominações religiosas.

b) (   ) A Santa Inquisição também combateu judeus e islâmicos, que eram considerados pecadores e infiéis.

c) (   ) A Inquisição atuava com a abertura de processos de investigação que acatavam denúncias contra hereges e praticantes de bruxaria.

d) (   ) Os acusados eram punidos com sanções que iam desde o voto de silêncio até a morte na fogueira.

14. Em 1542, foi realizado um concílio para tratar das ações da contrarreforma. Sobre este concílio enumere a segunda coluna de acordo com a primeira.

15. A necessidade da expansão marítima feita por parte de algumas coroas europeias principalmente nos séculos XV e XVI, caracterizaram a “Era dos Descobrimentos”, impulsionou avanços tecnológicos nos materiais e como eles eram utilizados para instrumentação da navegação. Quais eram os principais objetivos da expansão marítima?

16. Descubra no caça- palavras os principais avanços tecnológicos no período das navegações marítimas.

17. Registre cada um destes desenvolvimentos tecnológicos para você não esquecer.

18. Preencha o esquema a seguir sobre a Formação das monarquias nacionais.

19. Quais foram os fatores que marcaram o período chamado Renascimento Comercial e Urbano?

20. O contexto histórico da formação das monarquias nacionais foi marcado por alguns fatores importantes. No quadro a seguir caracterize cada um desses fatores.

Se for possível, clique aqui para baixar ou imprimir a aula.