Revisão do 2º corte – História – 7 Ano – Atividade 11 - 14/06/2021
ATIVIDADES
1. O Humanismo renascentista valorizou o retorno à cultura da Antiguidade Clássica e se constituiu como a base filosófica do Renascimento artístico, cultural e científico europeu. No banco de palavras do quadro a seguir estão alguma característica deste período histórico. Relacione o conceito a sua especificação.
2. De acordo com estes conceitos centrais deste período escreva um pequeno texto explicando o significado desse movimento que teve início na Europa, mas que teve seus reflexos por todo o mundo.
3. Das informações abaixo, identifique quais são verdadeiras e quais são fakes news:
4. No banco de palavras a seguir escolha as palavras que completam a seguinte citação:
“O _________________foi um movimento ________________que atingiu as camadas urbanas da Europa Ocidental entre os séculos XIV e XVI, principalmente na ____________. Foi essencial para o abandono de ideias medievais que ainda estavam presentes. O pensamento _______________defendia que a razão era uma manifestação do _______________que colocava o indivíduo mais próximo de Deus: Exercer a capacidade de questionar, fazendo uso do dom que foi dado por Deus, dando razão a ele”.
Espírito humano – renascentista – Itália – cultural, artístico e científico – Renascimento |
5. A imagem a seguir é um quadro pintado por um dos maiores artistas renascentistas. Com base nos textos lidos, busque mais informações e preencha o mapa mental a seguir.
Disponível em: https://pt.scribd.com/document/409164440/07-05-2019-Mapa-Mental-Monalisa-Renascimento Acesso em 04 de ago de 2020.
6- Análise as duas pinturas, a seguir, e identifique qual delas é uma pintura renascentista e qual é medieval. Quais são as principais características que as identifica?
7. Preencha as informações sobre a doutrina católica e a doutrina luterana, no quadro a seguir.
8. A insatisfação e as críticas à Igreja Católica tiveram seu ápice por mio de um monge agostiniano e professor de Teologia chamado:
a) ( ) Martinho Lutero b) ( ) Pedro Valdo c) ( ) Santo Agostinho d) ( ) John Wycliff
9. A atuação de Lutero teve como ponto de partida a divulgação das 95 teses, que rapidamente espalharam-se pela Europa e deram origem ao reformismo no seio da Igreja Católica. Da atuação de Lutero, surgiu o
a) ( ) espiritismo b) ( ) budismo c) ( ) catolicismo d) ( ) protestantismo
10. A Reforma foi um movimento europeu de criação de novas igrejas e credos religiosos, em oposição aos dogmas católicos. O que foi a contrarreforma?
11. Longe de promover mudanças estruturais nas doutrinas e práticas do catolicismo, a Contrarreforma estabeleceu um conjunto de medidas que atuou em duas vias. Quais foram elas?
12. Qual foi o papel dos Jesuítas na contrarreforma?
13. A Inquisição, foi instaurada pelo Tribunal do Santo Ofício, outra instituição eclesiástica criada na Contrarreforma. Em relação a inquisição, das alternativas a seguir, marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
a) ( ) A principal função da Santa combater o desvio dos fiéis católicos e a expansão de outras denominações religiosas.
b) ( ) A Santa Inquisição também combateu judeus e islâmicos, que eram considerados pecadores e infiéis.
c) ( ) A Inquisição atuava com a abertura de processos de investigação que acatavam denúncias contra hereges e praticantes de bruxaria.
d) ( ) Os acusados eram punidos com sanções que iam desde o voto de silêncio até a morte na fogueira.
14. Em 1542, foi realizado um concílio para tratar das ações da contrarreforma. Sobre este concílio enumere a segunda coluna de acordo com a primeira.
15. A necessidade da expansão marítima feita por parte de algumas coroas europeias principalmente nos séculos XV e XVI, caracterizaram a “Era dos Descobrimentos”, impulsionou avanços tecnológicos nos materiais e como eles eram utilizados para instrumentação da navegação. Quais eram os principais objetivos da expansão marítima?
16. Descubra no caça- palavras os principais avanços tecnológicos no período das navegações marítimas.
17. Registre cada um destes desenvolvimentos tecnológicos para você não esquecer.
18. Preencha o esquema a seguir sobre a Formação das monarquias nacionais.
19. Quais foram os fatores que marcaram o período chamado Renascimento Comercial e Urbano?
20. O contexto histórico da formação das monarquias nacionais foi marcado por alguns fatores importantes. No quadro a seguir caracterize cada um desses fatores.
Se for possível, clique aqui para baixar ou imprimir a aula.