Revisão do 2º corte – História – 8 Ano – Atividade 11 - 14/06/2021

ATIVIDADES

1. Observe no mapa a seguir – “Brasil: das conjurações à independência” nele está representado os movimentos sociais e rebeliões na América portuguesa.

Disponível em: http://gohannippo.blogspot.com/2018/06/crise-no-sistema-colonial-brasileiro.html Acesso em: 07 de maio de 2020.

2. Relacione as revoltas representadas no mapa, pesquise sobre elas, destacando o local, as causas e as principais reivindicações destes movimentos e preencha o quadro a seguir:

3. Qual dessas revoltas reivindicava o fim da escravidão e igualdade entre negros e brancos?

4. A Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana foram movimentos que ocorreram no final do período colonial e que tinham características semelhantes. Identifique quais são as características que são semelhantes nos dois movimentos.

5. O infográfico a seguir representa as revoltas na América Portuguesa. Quais delas tinham interesses na independência do Brasil?

6. Segundo as informações do infográfico qual é a diferença do caráter das revoltas de Beckman, Guerra dos Mascates e Revolta de Vila Rica com os da Conjuração Baiana e inconfidência Mineira?

Disponível em: http://www.blogdofariasjunior.com/2018/10/coluna-do-professor-pixote-brasil.html Acesso em: 07 de jul. de 2020.

7.  Marque (V) nas afirmativas verdadeiras e (F) nas falsas. Depois, corrija as afirmativas falsas de modo que se tornem verdadeiras.

a) (   ) O processo de independência dos países da América espanhola possuiu apenas causas internas, não tendo relação com o que ocorria na Europa.

_____________________________________________________________________________________________________________________________

b) (   ) O processo de independência da América espanhola contou com lideranças criollas, e esses líderes foram chamados de “libertadores da América”.

c) (  ) Os altos cargos da administração espanhola na América, assim como altos cargos eclesiásticos e militares, poderiam ser ocupados por qualquer cidadão das colônias espanholas.

d) (    ) Brasil, México e Argentina são países da América espanhola.

Disponível em: https://plurall-content.s3.amazonaws.com/oeds/NV_ORG/PNLD/PNLD20/Historiar/8ano/02_BIMESTRE/08_VERSAO_FINAL/03_PDFS/12_HISTORIAR_8ANO_2BIM_Sequencia_didatica_2_TRTA.pdf Acesso em: 10 de ago. de 2020. (Adaptada)

8. Preencha as lacunas do trecho a seguir:

Os ideais iluministas promoveram intensas transformações ________________________. O homem passou a ter uma nova alternativa de entender o mundo através da ciência. Assim sendo, o Iluminismo influenciou na construção dos regimes políticos de várias civilizações, o slogan __________________________ influenciou diferentes movimentos populares pelo mundo, inclusive no ______________________.

9. Leia as informações no mapa mental e responda cada um dos tópicos a seguir:

a) Identifique suas características e comente porque esta revolução é considerada um evento singular do desdobramento da Revolução Francesa.

b) Avalie qual ou quais foram as suas principais implicações.

c) Quais foram os principais líderes deste movimento?

d) Qual era o principal objetivo deste movimento?

e) Em sua opinião esse movimento teve um desfecho positivo? Justifique

Disponível em: https://br.pinterest.com/pin/248542473173710122/ Acesso em 10 de ago. de 2020

10. Resolva a cruzadinha a seguir:

11. Qual é o significado do termo “independência da América Espanhola”?

12. No quadro a seguir, especifique a atuação de Simón Bolívar e San Martín no processo de independência das colônias espanholas na América.

13. Qual foi o papel de Napoleão Bonaparte no processo de independência da América Espanhola?

14. A Independência dos Estados Unidos foi fortemente influenciada pelas ideias do Iluminismo, principalmente o conceito de que todo povo possui o direito sagrado de lutar pela sua liberdade. O país que hoje se conhece como Estados Unidos da América, na época colonial, era chamado de as

a) (   ) Treze Colônias b) (   ) Colônias da Inglaterra c) (   ) Colônias Americanas d) (   ) Colônias Independentes

15. Qual era o contexto histórico da Independência dos Estados Unidos?

16. A organização política e social no Brasil desde a chegada da Corte portuguesa, em 1808, até 1822 tem suas características e seus desdobramentos para a história política brasileira. As alternativas a seguir apresenta algumas características e desdobramentos. Marque com (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

17. Descreva sobre o evento chamado “abertura dos portos” dando ênfase no jogo de interesses envolvidos nesse episódio.

18. Quais foram os motivos e as reivindicações da Revolução do porto e qual foi o seu significado no processo de Independência do Brasil?

19. Que tipo de independência os ministros e os conselheiros de dom Pedro defendiam?

20. A mineração em Goiás teve o seu ápice em 1750, de 1751 a 1770 a extração e exploração do ouro foi diminuindo drasticamente, do ano de 1770 adiante a mineração entrou em decadência, o que provocou o abandono de muitos povoados goianos. Após o período da mineração quais atividades econômicas Goiás passou a dedicar e a qual política estava atrelada?

21. Sobre a História de Goiás. Complete as citações a seguir:

a) “A___________________________, em 1888, não alterou as condições de trabalho e de moradia dos escravos que viviam em Goiás. Aliás, a população de Goiás era constituída por uma maioria negra e uma minoria branca”.

b) “Um dos primeiros atos políticos de Pedro Ludovico foi executar a política de__________________”.

c) “Com o movimento das ________________________ acentuado no século XVIII, a região do interior do Brasil, mais conhecido como Sertão ou Hinterland, passou a ser ocupada pelos bandeirantes”.

Se for possível, clique aqui para baixar ou imprimir a aula.