Revisão do 2º corte – Língua Portuguesa – 6º ano – Atividade 11 - 15/06/2021

Vamos retomar os gêneros estudados nas atividades anteriores: autobiografia, conto, romance, anúncio publicitário e relato de experimento científico.

Leia com bastante atenção dos trechos dos textos e responda as atividades

Sinopse do romance infanto-juvenil O extraordinário, da autora R.J. Palacio.

Lançado em 2013, Extraordinário foi um best-seller absoluto no Brasil e no mundo. A história de Auggie Pullman, um menino com uma severa deformidade facial que precisa enfrentar o estranhamento e o preconceito de crianças e adultos, se tornou uma ode à empatia, à tolerância e à gentileza. “Escolha ser gentil”: um mantra, uma atitude, uma mensagem valiosa para a atualidade.

R.J. Palacio teve a ideia para o livro depois de um encontro em uma sorveteria com uma criança com as mesmas características de Auggie. Um de seus filhos, assustado, começou a chorar, e a escritora não soube como agir ou o que dizer. Mais tarde, a inspiração surgiu. “Fiquei pensando em como era para aquela criança encarar um mundo que não tinha coragem de encará-lo de volta.”

O filme inspirado em Extraordinário, que conta com Jacob Tremblay, Julia Roberts, Owen Wilson e Sonia Braga, promete arrancar lágrimas do público e encantar milhares de pessoas.

Disponível em: http://www.extraordinariolivro.com.br/. Acesso em 22 de maio de 2021.

  1. Qual é a temática do romance O extraordinário?

2. Quando a autora do romance teve a ideia de escrever sobre essa temática?

3. O Extraordinário foi considerado um best-seller absoluto porque

a) (   ) foi um dos romances mais vendidos no Brasil e em outros países.

b) (   ) foi um romance bastante conhecido no Brasil.

c) (   ) foi um filme que rendeu milhões na bilheteria.

d) (   ) foi um livro com histórias de diferentes personagens com deficiência.

4. Sobre as características principais do romance é correto afirmar que este gênero textual é

a) (   ) uma narrativa com protagonistas e personagens secundários, com mais de um clímax, com desfechos para as personagens principais e secundárias.

b) (  ) uma construção da história através da linguagem não verbal (imagens) e verbal (palavras).

c) (   ) um texto com linguagem mais clara e objetiva.

d) (    ) uma história com tempo e espaço delimitados.

Leia o texto e responda às atividades de 5 a 9.

5. Os ratinhos da tirinha acima estão namorando sob a luz das estrelas. Que figura de linguagem o ratinho emprega para atender ao pedido da ratinha?

a) (   ) metáfora

b) (   ) comparação.

c) (  ) personificação.

d) (   ) onomatopeia.

6. Na construção da tirinha, observa-se a utilização de

a) (  ) linguagem conotativa, porque o rato fala que seu amor é uma caravana de rosas, linguagem figurada.

b) (  ) linguagem denotativa, porque o rato usa linguagem real para explicar seu sentimento.

7. O termo inefável tem o mesmo significado que

a) (   ) algo muito simples do dia a dia.

b) (  ) algo muito triste.

c) (  ) algo que não é possível explicar ou descrever com palavras.

d) (   ) algo que ofende muito os outros.

8. Na oração “Fala uma coisa romântica!” O termo destacado concorda com a palavra

a) (  ) fala.

b) (  ) uma.

c) (  ) coisa.

d) (  ) rato.

9. No terceiro quadrinho, a ratinha diz Uau! O ponto de exclamação expressa

a) (  ) alegria.

b) (  ) tristeza.

c) (  ) medo.

d) (  ) admiração.

Leia o relato de experimento científico.

Tensão superficial da água

Objetivo: verificar quantas gotas de água cabem em uma moeda de R$ 0,05.

Lista de materiais:

• moeda de R$ 0,05;

• conta-gotas;

• lupa (opcional);

• água.

Procedimentos:

1. Colocação da moeda em um local plano.

2. Enchimento do conta-gotas com água.

3. Posicionamento da lupa para visualizar e poder contar as gotas.

4. Pingar, sobre a moeda, uma gota de água por vez.

5. Contagem de quantas gotas couberam na moeda antes de a água transbordar.

Análise dos resultados: Couberam 42 gotas de água na moeda de R$ 0,05.

Conclusões: As moléculas de água tendem a se atrair como se fossem ímãs. A água vaza quando seu peso fica maior que a atração que existe entre as moléculas. Esse fenômeno é chamado tensão superficial da água. É por causa dessa tensão que se forma uma película tão fina que animais muito leves conseguem andar sobre a água.

Referência bibliográfica: APOSTA da tensão superficial. Manual do mundo.

Disponível em: https://plurall content.s3.amazonaws.com/oeds/NV_ORG/PNLD/PNLD20/Portugues_Conexao_Uso/ Acesso em 22 de maio de 2021.

10. Em relato de experimento científico, observa-se

a) (   ) uma narrativa com protagonistas e personagens secundários.

b) (   ) uma construção da história através da linguagem não verbal.

c) (   ) texto com linguagem mais clara e objetiva. Descrição de procedimentos.

d) (   ) narrativa com tempo e espaço delimitados. História com narratividade e complexidade dos fatos.

11. Escreva as partes que compuseram o texto que você acabou de ler.

12. Estas partes são importantes para explicar o texto? Essa divisão te ajudou a compreender o experimento? Explique.

13. Após a observação e descrição dos procedimentos, qual foi a conclusão do experimento?

Leia o anúncio para responder às atividades 14 e 15.

Imagem disponível em: https://www.tudosaladeaula.com/2016/11/atividade-de-interpretacao-de-anuncio.html. Acesso em 23 de maio de 2021.

14. O anúncio publicitário é um texto que tem, em geral, como objetivo, promover o nome de uma empresa, de um produto ou de uma ideia. A finalidade do anúncio em estudo é

a) (   ) conscientizar a população sobre a importância da separação adequada do lixo.

b) (   ) informar a população sobre o acúmulo de lixo.

c) (   ) descrever os procedimentos para realizar a coleta seletiva.

d) (   ) noticiar um fato sobre o acúmulo de lixo nas capitais.

15. Na sua opinião, esse anúncio conseguiu atingir o objetivo? Explique.

Analise o anúncio publicitário a seguir e responda às atividades de 16 a 20.

Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/anuncio-publicitario.htm

16. Qual é o produto divulgado nesse anúncio?

17. Marque X nas alternativas corretas sobre o anúncio em análise:

a) (  ) Uso de linguagem verbal (palavras) e não verbal (imagens).

b) (  ) O anúncio trata de uma campanha sobre uma causa social.

c) (  ) Utilização de imagem atrativa para o consumidor.

d) (  ) O anúncio trata da venda de um produto.

e) (   ) Uso de linguagem verbal.

f) (  ) O anúncio oferece vantagens ao consumidor.

18. Copie do anúncio uma frase que oferece uma vantagem a quem consumir o produto anunciado.

19. O recurso utilizado para chamar atenção e persuadir o leitor foi construído através

a) (  ) das cores do texto.

b) (  ) da imagem do anúncio.

c) (  ) da pontuação no final da frase.

d) (   ) do nome do estabelecimento.

20. Com relação aos textos publicitários, marque a alternativa que melhor define seus principais objetivos.

a) (   ) Os textos publicitários têm o objetivo de divulgar as produções literárias e não literárias escritas pelos publicitários.

b) (   ) Os textos publicitários têm o objetivo de informar os leitores a respeito das atualidades econômicas e políticas dos estados e municípios.

c) (   ) Os textos publicitários têm o objetivo de vender e/ou tornar pública alguma informação, anunciar algum produto ou serviço e/ou convencer os leitores.

d) (   ) Os textos publicitários têm o objetivo de anunciar quais são os produtos em oferta nos supermercados de médio e grande portes.

Leia o texto a seguir para responder às atividades 21 a 24.

Oração ao tempo – Caetano Veloso

És um senhor tão bonito 

Quanto a cara do meu filho 

Tempo Tempo Tempo Tempo

Vou te fazer um pedido 

Tempo Tempo Tempo Tempo (…)

21. A frase que faz a atribuição de características humanas a seres inanimados é

a) (  ) A cara do meu filho.

b) (  ) És um senhor tão bonito.

c) (   ) Vou te fazer um pedido.

d) (  ) Tempo, tempo, tempo.

22. Segundo o texto, quem é o senhor tão bonito?

23. A figura de linguagem que realiza esse tipo de atribuição de características humanas a seres inanimados é

a) (  ) metáfora.

b) (  ) personificação.

c) (  ) comparação.

d) (   ) antítese.

24. Outra figura de linguagem é a comparação. Escreva os versos que fazem uma comparação no texto.

O conto A raposa e o tucano, popular da região de Sergipe, usa como personagens animais muito diferentes – uma ave e um mamífero – para fazer o leitor perceber como devemos prestar atenção aos que estão a nossa volta.

Vamos conhecê-lo!

          O tucano e a raposa

A raposa uma vez convidou o tucano para jantar na casa dela. O tucano foi. A raposa fez mingau para o jantar e espalhou em cima de uma pedra, e o pobre tucano nada pode comer, e até machucou muito o seu grande bico. O tucano procurou um meio de vingar-se.

Daí a tempos foi à casa da raposa e lhe disse:

– Comadre, você outro dia me obsequiou tanto, dando-me aquele jantar. Agora é chegada a minha vez de lhe pagar na mesma moeda. Venho convidá-la para ir jantar comigo. Vamo-nos embora, que o petisco está bom.

A raposa aceitou o convite e foram-se ambos.

Ora, o tucano preparou também mingau e botou dentro de um jarro de pescoço estreito. O tucano metia o bico e quando tirava vinha-se regalando. A raposa nada comeu, lambendo apenas algum pingo que caía fora do jarro.

Acabado o jantar o tucano disse:

-Isto, comadre, é para você não se fazer de mais sabida do que os outros.

Disponível em: https://www.culturagenial.com/contos-populares-comentados/Acesso em 11 de jun. de 2021. (adaptado)

25. Este conto traz um ensinamento moral que é

a) (  ) devemos tentar sempre ser mais espertos que os outros.

b) (  ) sempre devemos nos colocar no lugar do outro.

c) (   ) não devemos jantar na casa dos outros.

d) (  ) o mais esperto sempre se dá bem.

26. No trecho “Venho convidá-la para ir jantar comigo.”, o termo destacado se refere a

a) (  ) jantar.

b) (  ) tucano.

c) (   ) mingau.

d) (  ) raposa.

27. “O tucano procurou um meio de vingar-se.” Reescreva esta oração trocando as palavras destacadas por outras com o mesmo sentido.

28. Leia o trecho:

“A raposa uma vez convidou o tucano para jantar na casa dela. O tucano foi. A raposa fez mingau para o jantar e espalhou em cima de uma pedra…”

Circule os verbos que indicam tempo passado nesse trecho.

29. Encontre no texto mais 2 verbos que foram usados no tempo passado.

30. Sobre o conto O tucano e a raposa, complete as informações:

a) Quem são os personagens deste conto?

b) Quando se passa o conto?

c) Onde se passa o conto?

d) Qual o conflito gerador desse conto?

e) Qual o desfecho do conto?

Se possível, clique aqui para imprimir ou baixar a atividade!