Revisão do 2º corte – Língua Portuguesa – 6º ano – Atividade 11 - 15/06/2021
Vamos retomar os gêneros estudados nas atividades anteriores: autobiografia, conto, romance, anúncio publicitário e relato de experimento científico.
Leia com bastante atenção dos trechos dos textos e responda as atividades
Sinopse do romance infanto-juvenil O extraordinário, da autora R.J. Palacio.
Lançado em 2013, Extraordinário foi um best-seller absoluto no Brasil e no mundo. A história de Auggie Pullman, um menino com uma severa deformidade facial que precisa enfrentar o estranhamento e o preconceito de crianças e adultos, se tornou uma ode à empatia, à tolerância e à gentileza. “Escolha ser gentil”: um mantra, uma atitude, uma mensagem valiosa para a atualidade.
R.J. Palacio teve a ideia para o livro depois de um encontro em uma sorveteria com uma criança com as mesmas características de Auggie. Um de seus filhos, assustado, começou a chorar, e a escritora não soube como agir ou o que dizer. Mais tarde, a inspiração surgiu. “Fiquei pensando em como era para aquela criança encarar um mundo que não tinha coragem de encará-lo de volta.”
O filme inspirado em Extraordinário, que conta com Jacob Tremblay, Julia Roberts, Owen Wilson e Sonia Braga, promete arrancar lágrimas do público e encantar milhares de pessoas.
Disponível em: http://www.extraordinariolivro.com.br/. Acesso em 22 de maio de 2021.
- Qual é a temática do romance O extraordinário?
2. Quando a autora do romance teve a ideia de escrever sobre essa temática?
3. O Extraordinário foi considerado um best-seller absoluto porque
a) ( ) foi um dos romances mais vendidos no Brasil e em outros países.
b) ( ) foi um romance bastante conhecido no Brasil.
c) ( ) foi um filme que rendeu milhões na bilheteria.
d) ( ) foi um livro com histórias de diferentes personagens com deficiência.
4. Sobre as características principais do romance é correto afirmar que este gênero textual é
a) ( ) uma narrativa com protagonistas e personagens secundários, com mais de um clímax, com desfechos para as personagens principais e secundárias.
b) ( ) uma construção da história através da linguagem não verbal (imagens) e verbal (palavras).
c) ( ) um texto com linguagem mais clara e objetiva.
d) ( ) uma história com tempo e espaço delimitados.
Leia o texto e responda às atividades de 5 a 9.
5. Os ratinhos da tirinha acima estão namorando sob a luz das estrelas. Que figura de linguagem o ratinho emprega para atender ao pedido da ratinha?
a) ( ) metáfora
b) ( ) comparação.
c) ( ) personificação.
d) ( ) onomatopeia.
6. Na construção da tirinha, observa-se a utilização de
a) ( ) linguagem conotativa, porque o rato fala que seu amor é uma caravana de rosas, linguagem figurada.
b) ( ) linguagem denotativa, porque o rato usa linguagem real para explicar seu sentimento.
7. O termo inefável tem o mesmo significado que
a) ( ) algo muito simples do dia a dia.
b) ( ) algo muito triste.
c) ( ) algo que não é possível explicar ou descrever com palavras.
d) ( ) algo que ofende muito os outros.
8. Na oração “Fala uma coisa romântica!” O termo destacado concorda com a palavra
a) ( ) fala.
b) ( ) uma.
c) ( ) coisa.
d) ( ) rato.
9. No terceiro quadrinho, a ratinha diz Uau! O ponto de exclamação expressa
a) ( ) alegria.
b) ( ) tristeza.
c) ( ) medo.
d) ( ) admiração.
Leia o relato de experimento científico.
Tensão superficial da água
Objetivo: verificar quantas gotas de água cabem em uma moeda de R$ 0,05.
Lista de materiais:
• moeda de R$ 0,05;
• conta-gotas;
• lupa (opcional);
• água.
Procedimentos:
1. Colocação da moeda em um local plano.
2. Enchimento do conta-gotas com água.
3. Posicionamento da lupa para visualizar e poder contar as gotas.
4. Pingar, sobre a moeda, uma gota de água por vez.
5. Contagem de quantas gotas couberam na moeda antes de a água transbordar.
Análise dos resultados: Couberam 42 gotas de água na moeda de R$ 0,05.
Conclusões: As moléculas de água tendem a se atrair como se fossem ímãs. A água vaza quando seu peso fica maior que a atração que existe entre as moléculas. Esse fenômeno é chamado tensão superficial da água. É por causa dessa tensão que se forma uma película tão fina que animais muito leves conseguem andar sobre a água.
Referência bibliográfica: APOSTA da tensão superficial. Manual do mundo.
Disponível em: https://plurall content.s3.amazonaws.com/oeds/NV_ORG/PNLD/PNLD20/Portugues_Conexao_Uso/ Acesso em 22 de maio de 2021.
10. Em relato de experimento científico, observa-se
a) ( ) uma narrativa com protagonistas e personagens secundários.
b) ( ) uma construção da história através da linguagem não verbal.
c) ( ) texto com linguagem mais clara e objetiva. Descrição de procedimentos.
d) ( ) narrativa com tempo e espaço delimitados. História com narratividade e complexidade dos fatos.
11. Escreva as partes que compuseram o texto que você acabou de ler.
12. Estas partes são importantes para explicar o texto? Essa divisão te ajudou a compreender o experimento? Explique.
13. Após a observação e descrição dos procedimentos, qual foi a conclusão do experimento?
Leia o anúncio para responder às atividades 14 e 15.
14. O anúncio publicitário é um texto que tem, em geral, como objetivo, promover o nome de uma empresa, de um produto ou de uma ideia. A finalidade do anúncio em estudo é
a) ( ) conscientizar a população sobre a importância da separação adequada do lixo.
b) ( ) informar a população sobre o acúmulo de lixo.
c) ( ) descrever os procedimentos para realizar a coleta seletiva.
d) ( ) noticiar um fato sobre o acúmulo de lixo nas capitais.
15. Na sua opinião, esse anúncio conseguiu atingir o objetivo? Explique.
Analise o anúncio publicitário a seguir e responda às atividades de 16 a 20.
16. Qual é o produto divulgado nesse anúncio?
17. Marque X nas alternativas corretas sobre o anúncio em análise:
a) ( ) Uso de linguagem verbal (palavras) e não verbal (imagens).
b) ( ) O anúncio trata de uma campanha sobre uma causa social.
c) ( ) Utilização de imagem atrativa para o consumidor.
d) ( ) O anúncio trata da venda de um produto.
e) ( ) Uso de linguagem verbal.
f) ( ) O anúncio oferece vantagens ao consumidor.
18. Copie do anúncio uma frase que oferece uma vantagem a quem consumir o produto anunciado.
19. O recurso utilizado para chamar atenção e persuadir o leitor foi construído através
a) ( ) das cores do texto.
b) ( ) da imagem do anúncio.
c) ( ) da pontuação no final da frase.
d) ( ) do nome do estabelecimento.
20. Com relação aos textos publicitários, marque a alternativa que melhor define seus principais objetivos.
a) ( ) Os textos publicitários têm o objetivo de divulgar as produções literárias e não literárias escritas pelos publicitários.
b) ( ) Os textos publicitários têm o objetivo de informar os leitores a respeito das atualidades econômicas e políticas dos estados e municípios.
c) ( ) Os textos publicitários têm o objetivo de vender e/ou tornar pública alguma informação, anunciar algum produto ou serviço e/ou convencer os leitores.
d) ( ) Os textos publicitários têm o objetivo de anunciar quais são os produtos em oferta nos supermercados de médio e grande portes.
Leia o texto a seguir para responder às atividades 21 a 24.
Oração ao tempo – Caetano Veloso
Quanto a cara do meu filho
Tempo Tempo Tempo Tempo
Vou te fazer um pedido
Tempo Tempo Tempo Tempo (…)
21. A frase que faz a atribuição de características humanas a seres inanimados é
a) ( ) A cara do meu filho.
b) ( ) És um senhor tão bonito.
c) ( ) Vou te fazer um pedido.
d) ( ) Tempo, tempo, tempo.
22. Segundo o texto, quem é o senhor tão bonito?
23. A figura de linguagem que realiza esse tipo de atribuição de características humanas a seres inanimados é
a) ( ) metáfora.
b) ( ) personificação.
c) ( ) comparação.
d) ( ) antítese.
24. Outra figura de linguagem é a comparação. Escreva os versos que fazem uma comparação no texto.
O conto A raposa e o tucano, popular da região de Sergipe, usa como personagens animais muito diferentes – uma ave e um mamífero – para fazer o leitor perceber como devemos prestar atenção aos que estão a nossa volta.
Vamos conhecê-lo!
O tucano e a raposa
A raposa uma vez convidou o tucano para jantar na casa dela. O tucano foi. A raposa fez mingau para o jantar e espalhou em cima de uma pedra, e o pobre tucano nada pode comer, e até machucou muito o seu grande bico. O tucano procurou um meio de vingar-se.
Daí a tempos foi à casa da raposa e lhe disse:
– Comadre, você outro dia me obsequiou tanto, dando-me aquele jantar. Agora é chegada a minha vez de lhe pagar na mesma moeda. Venho convidá-la para ir jantar comigo. Vamo-nos embora, que o petisco está bom.
A raposa aceitou o convite e foram-se ambos.
Ora, o tucano preparou também mingau e botou dentro de um jarro de pescoço estreito. O tucano metia o bico e quando tirava vinha-se regalando. A raposa nada comeu, lambendo apenas algum pingo que caía fora do jarro.
Acabado o jantar o tucano disse:
-Isto, comadre, é para você não se fazer de mais sabida do que os outros.
Disponível em: https://www.culturagenial.com/contos-populares-comentados/Acesso em 11 de jun. de 2021. (adaptado)
25. Este conto traz um ensinamento moral que é
a) ( ) devemos tentar sempre ser mais espertos que os outros.
b) ( ) sempre devemos nos colocar no lugar do outro.
c) ( ) não devemos jantar na casa dos outros.
d) ( ) o mais esperto sempre se dá bem.
26. No trecho “Venho convidá-la para ir jantar comigo.”, o termo destacado se refere a
a) ( ) jantar.
b) ( ) tucano.
c) ( ) mingau.
d) ( ) raposa.
27. “O tucano procurou um meio de vingar-se.” Reescreva esta oração trocando as palavras destacadas por outras com o mesmo sentido.
28. Leia o trecho:
“A raposa uma vez convidou o tucano para jantar na casa dela. O tucano foi. A raposa fez mingau para o jantar e espalhou em cima de uma pedra…”
Circule os verbos que indicam tempo passado nesse trecho.
29. Encontre no texto mais 2 verbos que foram usados no tempo passado.
30. Sobre o conto O tucano e a raposa, complete as informações:
a) Quem são os personagens deste conto?
b) Quando se passa o conto?
c) Onde se passa o conto?
d) Qual o conflito gerador desse conto?
e) Qual o desfecho do conto?
Se possível, clique aqui para imprimir ou baixar a atividade!