Revisão do 2º corte – Língua Portuguesa – 7º ano – Atividade 11 - 15/06/2021

Vamos retomar os gêneros estudados nas atividades anteriores: Propagandas, editorial, resumo, roteiro de peça teatral, novela e autobiografia.

Trecho de um editorial- Além da dose

A proibição da venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos é uma daquelas leis que jamais foram cumpridas com rigor no Brasil. Uma pesquisa recente encomendada pelo governo do Estado de São Paulo mostrou que um em cada cinco adolescentes entre 12 e 17 anos bebe regularmente, e quatro em cada dez conseguem comprar álcool sem restrições. Diante desse quadro, é salutar a nova lei estadual que busca endurecer as regras contra o consumo de álcool por adolescentes.

Em vigor desde o fim de semana passado, a legislação impõe multas de R$ 1.745 a R$ 87.250 a estabelecimentos que vendam bebida alcoólica a menores de idade. (…)

Um dos aspectos sob contestação, a obrigatoriedade de geladeiras separadas para bebidas alcoólicas e outras, também é controverso. Além de gerar custo extra para os comerciantes – que pode ser expressivo em alguns casos -, sua utilidade é duvidosa.

A nova lei acerta ao reforçar restrições e impor multas mais pesadas, mas exagera na dose nos pontos acima mencionados – que deveriam ser revistos. (…)

Disponível em: http://educablogport.blogspot.com/2011/11/leitura-compreensao-de-texto-e-analise.html Acesso em 23 de maio de 2021.

1. No primeiro parágrafo (introdução), já se apresenta o assunto do texto, que trata sobre

a) (   ) a lei que não é cumprida: a proibição da venda de bebidas alcoólicas a menores.

b) (   ) todas as leis que não são cumpridas no Brasil.

c) (   ) a nova lei contra o consumo de bebidas alcoólicas por adolescentes.

d)  (   ) o consumo de álcool entre adolescentes de 12 a 17 anos.

2. O texto tem a finalidade de

a) (   ) informar sobre a nova lei de venda de bebidas alcoólicas a menores.

b) (   ) descrever os fatores que levam o adolescente a consumir álcool.

c) (   ) argumentar sobre os prós e contras impostos pela nova lei.

d) (   ) instruir a respeito das multas estabelecidas pela nova lei.

Leia o resumo do filme Zootopia.

A moderna metrópole de mamíferos chamada Zootopia é uma cidade diferente de todas as outras. Composta de bairros-habitat como a elegante Sahara Square e a gelada Tundratown, é uma grande mistura onde animais de todos os ambientes vivem juntos — um lugar onde não importa o que você é, do maior elefante ao menor musaranho, você pode ser qualquer coisa.

Mas quando a otimista policial Judy Hopps chega, ela descobre que ser a primeira coelha numa força policial de animais grandes e fortes não é nada fácil. Determinada a provar seu valor, ela agarra a oportunidade de solucionar um caso, mesmo que isso signifique formar uma parceria com o raposo falante e vigarista Nick Wilde, para desvendar o mistério. (…)

Disponível em: <http://www.cafecomfilme.com.br/filmes/zootopia>. Acesso em 23 de maio de 2021

3. O texto lido pode ser considerado um resumo porque

a) (   ) apresenta algumas ideias sem a sequência cronológica dos fatos.

b) (   ) não tem o intuito de apresentar a ideia principal do conteúdo.

c) (   ) tem o intuito de passar a ideia geral do seu conteúdo de maneira sucinta.

d) (   ) a ideia principal é pouco explorada para não ser revelada ao leitor.

4. Qual é resumido? Explique a finalidade desse tipo de resumo.

5. Qual é a linguagem empregada em resumo? O autor apresenta a sua opinião sobre o assunto resumido?

Leia o trecho de um roteiro de peça teatral.

Busca Ao Tesouro, de Monteiro Lobato.

    1ª CENA

 Dona Benta: Bom dia! (ou Boa tarde). Gosto muito de contar histórias para as crianças. Hoje estou aqui para contar mais uma história muito interessante a vocês. É a história de um tesouro escondido. Um tesouro muito valioso. Todos que tinham alguns problemas e     tocassem naquele tesouro, os problemas desapareciam. A nossa história começa, quando Pedrinho sonha numa noite de luar.

   Pedrinho: (Deitado em sua caminha, luar ao fundo, a boneca Emília entra)

Emília: Pedrinho, acorda. Você tem uma grande missão a realizar. Pedrinho: O quê? (acordando) Quem está falando?         Emília: Sou eu, a boneca Emília. Não me conhece mais não?

Sou a boneca de Narizinho.

    Pedrinho: Boneca Emília? Mas bonecas não falam. Deve ser um sonho. Vou voltar a dormir. (deita se)

    Emília: Será que eu vou ter que beliscar o seu bumbum?

    Pedrinho: Acho bom, pra eu ter certeza que não é um sonho. (…)

   Disponível em: https://acessaber.com.br/atividades/atividade-de-portugues-texto-teatral-e-carta-7o-ano/. Acesso em 24 de maio de 2021. (texto reduzido e adaptado)

6. Os gêneros estudados (roteiro de peça teatral e roteiro de novela) apresentam uma característica diferentes dos textos narrativos, pois eles

a ) (   ) são textos instrucionais que apresentam comandos simples.

b) (   ) são textos informativos e que servem para serem memorizados.

c) (   ) são textos quem têm a finalidade da encenação, por isso apresentam uma estrutura com falas e rubricas (movimentação em cena e reações dos atores).

d) (   ) são textos com uma maior complexidade, pois os mesmos servem para possibilitar uma reflexão.

7. O texto acima apresenta: personagens, 1ª cena, rubricas, falas das personagens. Essas características são

a) (   ) de um texto teatral.                             

b) (   ) de uma notícia.

c) (   ) de uma narrativa ficcional.

d) (   )  de uma carta.

8. Qual é a função das rubricas, tanto em roteiros de novelas quanto em roteiros de peça teatral?

Leia o trecho de uma autobiografia resumida.

Um pouco de minha vida

Meu nome é Felipe Simões Quartero, nasci em 30 de julho de 1981, na cidade de São Bernardo do Campo, estado de São Paulo. Aos 5 anos de idade comecei a apresentar algumas dificuldades físicas relacionadas a força muscular.

Um ano depois, após inúmeros exames, fui diagnosticado como sendo portador da Distrofia Muscular de Duchenne, deficiência neuromuscular progressiva, na qual as células musculares sofrem um processo degenerativo contínuo. Apesar das limitações, que foram crescendo com o passar dos anos, continuei vivendo normalmente, sempre estudando, fazendo amigos e curtindo a vida.

A deficiência nunca foi motivo para eu desistir de meus objetivos, e penso ser essa atitude a mais importante e decisiva em minha vida. Aos 11 anos passei a me locomover “sobre rodas” (com o auxílio de cadeira de rodas), uma condição nova para mim, a qual logo me adaptei.

Em 1999, aos 17 anos, iniciei o curso superior de Ciências da Computação, me formando quatro anos mais tarde. Atualmente atuo como professor de informática, palestrante e escritor. Minha história não acaba aqui, continua sendo escrita, mas já me rendeu (e segue rendendo) muitas experiências e histórias para contar, agora é hora de compartilhá-las com as pessoas.

Disponível em: https://portal.educacao.go.gov.br/fundamental_dois/autobiografia-3-a-e-4-a-aula-lingua-portuguesa-8-ano/. Acesso em 24 de maio de 2021.

9. Pode-se afirmar que o texto acima é

a) (   ) uma notícia.

b) (   ) uma peça teatral.

c) (   ) um conto literário.

d) (   ) uma autobiografia resumida.

10. A maioria dos verbos do texto estão flexionados em

a) (   ) Primeira pessoa do tempo pretérito perfeito e imperfeito.

b) (   ) Terceira pessoa do tempo pretérito imperfeito.

c) (   ) Primeira pessoa do tempo presente.

d) (   ) Primeira pessoa do tempo futuro do presente.

11. Quem é o autobiografado? A sua vida poderia ser de interesse das outras pessoas? Explique.

Se possível, clique aqui para imprimir ou baixar a atividade!