Revisão do 2º Corte – Matemática – 8º ano – Atividade 11 - 17/06/2021

ATIVIDADES

01. Uma moeda é lançada 3 vezes. Qual o número de sequências possíveis para cara ou coroa? Faça o diagrama ilustrativo da situação.

02. Um ginásio de esportes dispõe de 9 portas, que podem ser utilizadas tanto como entrada ou para saída. De quantos modos distintos um estudante que se encontra fora do ginásio pode entrar e sair desse ginásio de esportes, utilizando como porta de saída uma porta diferente da que utilizou para entrar?

(A)(  )17.

(B)(  )18.

(C)(  ) 38.

(D) (  )72.

03. Considere os elementos do conjunto A = { 0,1,2,3,4,5} usando estes elementos, quantos números de 6 algarismos distintos podemos formar?

04. Guilherme tem em sua estante 3 livros de Geografia, 2 livros de Históriae 4 livros de Matemática. De quantas maneiras diferentes podemos organizar esses livros em fila?

05. Com o objetivo de melhorar o tráfego de veículos, a prefeitura de uma cidade propôs a construção de quatro terminais de ônibus. Para estabelecer conexão entre os terminais, foram estipuladas as seguintes quantidades de linhas de ônibus:

– do terminal  para o  4 linhas distintas.

– do terminal  para o  3 linhas distintas.

– do terminal  para o  5 linhas distintas.

– do terminal  para o  2 linhas distintas.

Não há linhas diretas entre os terminais A e C

Supondo que um passageiro utilize exatamente duas linhas de ônibus para ir do terminal  para o terminal  calcule a quantidade possível de trajetos distintos que ele poderá fazer.

06. Utilizando a linguagem matemática para um número “x” real, escreva:

a) antecessor de um número:  ____________________________________

b) o dobro de um número: ______________________________________

c) o triplo de um número: _______________________________________

d) o quádruplo de um número: ___________________________________

e) a metade de um número: ______________________________________

f) a terça parte de um número: ____________________________________

g) três quintos de um número: ____________________________________

h) cinco terços de um número: ____________________________________

i) dois terços de sucessor de um número: ____________________________

07. Resolva as seguintes equações fracionárias:

a)    , U = R –

b)    , U = R – {-1,2}

c)    , U = R – {-1,1}

d)    , U = R – {1,-5}

e)    , U = R – {0,-2,2}

08. A idade de Marlene é x anos. Eduarda tem a terça parte da idade de Marlene, mais 3 anos. A idade de Eduarda pode ser representada por:

(A)  ( )3x + 3           

(B)  (  ) x/3 – 3

(C)  (  )  x/3 +3          

(D)  ( )3x – 3

09. Uma professora do oitavo ano queria separar a turma em duplas e trios para fazer uma atividade. Na turma tinha 35 alunos e a professora conseguiu formar 15 grupos. Qual o sistema de equações que representa essa situação?

10. No pomar de certa chácara, 2/5 das árvores são limoeiros; 1/3 são jabuticabeiras; 1/10 são mangueiras e, há 220 laranjeiras. Determinar o número de mangueiras.

11. Em uma piscina, em forma de paralelepípedo retângulo, possuias seguintes dimensões: 7000 mm de comprimento, 60 dm de largura e 150 cm de profundidade. Se essa piscina estiver completamente cheia de água, qual será seu volume em litros?

12. Uma cisterna tem 8 metros de profundidade e seu diâmetro é de 1,8 metros. Podemos afirmar que sua capacidade total está

(A)(   ) entre 5 e 10 mil litros.

(B)(   ) entre 10 e 15 mil litros.

(C)(   ) entre 15 e 20 mil litros.

(D) (   ) entre 20 e 25 mil litros.

13. Na figura a seguir, AD é bissetriz. Determine o valor do ângulo x.

14. Para enfeitar a fachada de um prédio Maria vai dispor 3 lâmpadas de LED coloridas de forma que seus feixes de luz formem um triângulo. Os ângulos formados pela lâmpada do topo e as lâmpadas da base do prédio medem 60º. A lâmpada do topo está à mesma distância das outras 2 lâmpadas.

Faça um esquema da disposição das lâmpadas indicando a reta que se encontra equidistante das 2 lâmpadas da base do triângulo e a nomeie.

Estudar, aprender, descobrir e entender são verbos que fazem com que,

 aqueles que os conjugam em primeira pessoa, evoluir e prosperar!

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