Revisão do 2º Corte – Matemática – 8º ano – Atividade 11 - 17/06/2021
ATIVIDADES
01. Uma moeda é lançada 3 vezes. Qual o número de sequências possíveis para cara ou coroa? Faça o diagrama ilustrativo da situação.
02. Um ginásio de esportes dispõe de 9 portas, que podem ser utilizadas tanto como entrada ou para saída. De quantos modos distintos um estudante que se encontra fora do ginásio pode entrar e sair desse ginásio de esportes, utilizando como porta de saída uma porta diferente da que utilizou para entrar?
(A)( )17.
(B)( )18.
(C)( ) 38.
(D) ( )72.
03. Considere os elementos do conjunto A = { 0,1,2,3,4,5} usando estes elementos, quantos números de 6 algarismos distintos podemos formar?
04. Guilherme tem em sua estante 3 livros de Geografia, 2 livros de Históriae 4 livros de Matemática. De quantas maneiras diferentes podemos organizar esses livros em fila?
05. Com o objetivo de melhorar o tráfego de veículos, a prefeitura de uma cidade propôs a construção de quatro terminais de ônibus. Para estabelecer conexão entre os terminais, foram estipuladas as seguintes quantidades de linhas de ônibus:
– do terminal para o 4 linhas distintas.
– do terminal para o 3 linhas distintas.
– do terminal para o 5 linhas distintas.
– do terminal para o 2 linhas distintas.
Não há linhas diretas entre os terminais A e C
Supondo que um passageiro utilize exatamente duas linhas de ônibus para ir do terminal para o terminal calcule a quantidade possível de trajetos distintos que ele poderá fazer.
06. Utilizando a linguagem matemática para um número “x” real, escreva:
a) antecessor de um número: ____________________________________
b) o dobro de um número: ______________________________________
c) o triplo de um número: _______________________________________
d) o quádruplo de um número: ___________________________________
e) a metade de um número: ______________________________________
f) a terça parte de um número: ____________________________________
g) três quintos de um número: ____________________________________
h) cinco terços de um número: ____________________________________
i) dois terços de sucessor de um número: ____________________________
07. Resolva as seguintes equações fracionárias:
a) , U = R –
b) , U = R – {-1,2}
c) , U = R – {-1,1}
d) , U = R – {1,-5}
e) , U = R – {0,-2,2}
08. A idade de Marlene é x anos. Eduarda tem a terça parte da idade de Marlene, mais 3 anos. A idade de Eduarda pode ser representada por:
(A) ( )3x + 3
(B) ( ) x/3 – 3
(C) ( ) x/3 +3
(D) ( )3x – 3
09. Uma professora do oitavo ano queria separar a turma em duplas e trios para fazer uma atividade. Na turma tinha 35 alunos e a professora conseguiu formar 15 grupos. Qual o sistema de equações que representa essa situação?
10. No pomar de certa chácara, 2/5 das árvores são limoeiros; 1/3 são jabuticabeiras; 1/10 são mangueiras e, há 220 laranjeiras. Determinar o número de mangueiras.
11. Em uma piscina, em forma de paralelepípedo retângulo, possuias seguintes dimensões: 7000 mm de comprimento, 60 dm de largura e 150 cm de profundidade. Se essa piscina estiver completamente cheia de água, qual será seu volume em litros?
12. Uma cisterna tem 8 metros de profundidade e seu diâmetro é de 1,8 metros. Podemos afirmar que sua capacidade total está
(A)( ) entre 5 e 10 mil litros.
(B)( ) entre 10 e 15 mil litros.
(C)( ) entre 15 e 20 mil litros.
(D) ( ) entre 20 e 25 mil litros.
13. Na figura a seguir, AD é bissetriz. Determine o valor do ângulo x.
14. Para enfeitar a fachada de um prédio Maria vai dispor 3 lâmpadas de LED coloridas de forma que seus feixes de luz formem um triângulo. Os ângulos formados pela lâmpada do topo e as lâmpadas da base do prédio medem 60º. A lâmpada do topo está à mesma distância das outras 2 lâmpadas.
Faça um esquema da disposição das lâmpadas indicando a reta que se encontra equidistante das 2 lâmpadas da base do triângulo e a nomeie.
Estudar, aprender, descobrir e entender são verbos que fazem com que,
aqueles que os conjugam em primeira pessoa, evoluir e prosperar!
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